SOURCE: UPS

UPS

September 02, 2014 09:00 ET

ESTUDO DA UPS COM PMEs DA AMÉRICA LATINA REVELA AS MELHORES PRÁTICAS DE EXPORTAÇÃO PARA O SETOR

Nova pesquisa ressalta a importância de escolher uma rede logística ideal, realizar pesquisas para identificar os recursos e desenvolver incentivos competitivos

MIAMI, FL--(Marketwired - Sep 2, 2014) - O The UPS Business Monitor™ Export Index Latin America (BMEI), o mais recente estudo encomendado pela UPS (NYSE: UPS) e conduzido por RGX Global Export Network, pesquisou as principais pequenas e médias empresas (PME) na América Latina, analisando as melhores práticas do segmento para exportação. O relatório revela fatores importantes para o sucesso, incluindo a importância da parceria com um provedor de logística multifuncional, realização de pesquisas, aproveitamento dos incentivos existentes e implementação de preços competitivos.

Os oito principais países pesquisados no estudo incluem Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, México, Panamá e Peru. O relatório destaca as seguintes metodologias utilizadas pelas PMEs de sucesso:

Escolher o parceiro correto de logística
A maioria dos entrevistados indicou a importância de escolher as soluções de logísticas adequadas para atender às exigências dos compradores internacionais. A parceria com um parceiro de logística que tem recursos internacionais e experiência comprovada em gestão de cadeia de suprimentos, incluindo corretagem, implementação de transporte multimodal, e contratos de logística, entre outras soluções, permitirá que as PME´s aumentem o seu negócio. Além disso, podem construir cadeias de abastecimento mais eficientes, gerenciar as exigências aduaneiras e estruturas tributárias que se aplicam às exportações, que são consideradas pelas PMEs como barreiras para seu crescimento internacional.

Planejamento e Pesquisa
Como estratégia para entrar em novos mercados de exportação, a maioria das PMEs entrevistadas, realizou alguma forma de análise de pesquisa para avaliar oportunidades de negócios. O BMEI descobriu que a maioria das PMEs criou um departamento interno dedicado especificamente à gestão de exportações dentro de sua organização. Além disso, como forma de minimizar os custos e aproveitar os recursos existentes no mercado, a maioria dos participantes da pesquisa firmou uma parceria com entidades do setor público e privado para obter os dados da indústria.

Descontos e preços competitivos
O BMEI descobriu que descontos e preços competitivos são uma ferramenta poderosa para impulsionar as vendas de produtos. A maioria dos entrevistados observou que oferece descontos com base no volume comprado e realização de pedidos antecipados. Os descontos promovem incentivos adicionais para a fidelidade do cliente e compras futuras.

Certificação de produto
De acordo com o BMEI, a fim de conduzir os negócios de exportação com sucesso, a maioria das PMEs obteve certificações de produtos de entidades externas, para gerenciar padrões de qualidade de produtos e oferecer serviços de valor agregado. Certificações do produto ajudam a atestar o cumprimento das exigências de vendas para os seus produtos nos mercados locais e estrangeiros.

Financiamento
O estudo indicou que as PMEs que precisam de financiamento privado podem considerar a ajuda de organizações locais de exportação que normalmente têm acesso a recursos financeiros respeitáveis.

Promoção e comunicação
As PMEs exportadoras de sucesso recomendam ter um intermediário no país de destino, que pode promover serviços e obter contatos para impulsionar as vendas. Além disso, estabelecer uma presença em plataformas de mídia social é considerado uma estratégia eficaz para maior promoção. E mais, a participação em conferências globais importantes pode ajudar a aumentar a exposição da marca de produtos e serviços entre o público-alvo.

"As PMEs são o coração do mercado emergente econômico da América Latina, estimulando o crescimento fiscal através de alcance internacional. A UPS patrocinou a pesquisa para obter uma percepção mais profunda dos comportamentos de exportação que fazem a diferença para as PMEs que querem entrar no mercado global", disse Romaine Seguin, presidente da UPS Americas Region. "O relatório destaca a importância de um processo de gestão eficaz da cadeia de abastecimento para ajudar as PMEs a expandir seus negócios. Ao confiar na UPS para as suas necessidades de logística de exportação, as PMEs podem se concentrar em seus negócios para conquistar mercados internacionais."

Para mais informações sobre o UPS Business Monitor™ Export Index Latin America, visite www.ups.com/bmei.

Sobre a UPS
A UPS (NYSE: UPS) é líder mundial em logística e oferece um amplo portfólio de soluções como o transporte de pacotes e cargas, a facilitação do comércio internacional e a implementação de tecnologias avançadas para gerir de forma mais eficiente o mundo dos negócios. Sediada em Atlanta, a UPS atende a mais de 220 países e territórios no mundo todo. A empresa pode ser encontrada na internet através do site UPS.com e seu blog corporativo, em blog.ups.com. Para saber notícias da UPS, visite pressroom.ups.com/RSS

Sobre o UPS Business Monitor™ Export Index Latin America
Lançado em setembro de 2014, o UPS Business Monitor™ Export Index Latin America (BMEI) destaca as melhores práticas de exportação aplicadas por algumas das principais pequenas e médias empresas (PME's) na América Latina. O estudo fornece insights destinados a reforçar e melhorar a exportação internacional, relacionados com as áreas de planejamento e inovação, produtos, canais de distribuição, promoção e comunicação, bem como preços e financiamentos. O BMEI foi encomendado pela UPS (NYSE: UPS) e conduzido pela RGX Global Export Network, que pesquisou 40 PMEs em oito países, incluindo o Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, México, Panamá e Peru.

Notas aos editores:

  • O UPS Business Monitor™ Export Index Latin America (BMEI) é um barômetro de opiniões, atitudes e práticas dos responsáveis pelas decisões de pequenas e médias empresas da América Latina (PME's), realizado entre abril e maio de 2014.
  • O BMEI é um estudo encomendado pela UPS (NYSE: UPS) e foi conduzido pela RGX, Global Export Network, uma empresa multinacional de consultoria especializada em tendências de exportação e comportamentos na região. O estudo pesquisou quarenta PMEs importantes na América Latina (Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, México, Panamá e Peru). A amostra foi composta por exportadores de pequeno e médio porte, selecionados aleatoriamente em diferentes cidades daqueles países.
  • Para esta pesquisa, uma PME é definida como uma empresa com 250 empregados ou menos, enquanto os executivos entrevistados foram os responsáveis pelos departamentos de exportação e / ou de comércio exterior. As entrevistas foram realizadas por telefone na forma de um questionário estruturado.

Contact Information