ExpoEspeciales 2015, a Exposição de Café Especial Mais Importante da América Latina e do Caribe


BOGOTA, COLOMBIA--(Marketwired - Jun 10, 2015) - Com o lema "Colômbia, uma visão renovada", a oitava edição da International Specialty Coffee Expo, ExpoEspeciales Café de Colômbia, será realizada de 15 a 18 de outubro de 2015 em Corferias, o centro de exibição e de eventos mais importante de Bogotá, Colômbia.

A ExpoExpeciales Café de Colombia passou a ser a exposição internacional de café especial mais importante da América Latina e do Caribe devido à grande quantidade de público todos os anos, o alto calibre da sua agenda acadêmica, a relevância dos tópicos da indústria e a oportunidade de fazer conexões nos níveis mais altos graças ao seu fórum de encontro de negócios.

A ExpoEspeciales é organizada pela Coffee Growers Federation (FNC - Federação de Plantadores de Café) da Colômbia como parte da sua estratégia de valor agregado, para a promoção da produção dos cafés da mais alta qualidade de regiões diferentes da Colômbia, o país que produz o melhor café Arábico Levemente Lavado do mundo.

A ExpoEspeciales também é uma plataforma propícia para os consumidores e profissionais da indústria do café de diversos países da América Latina, bem como compradores da Ásia, América do Norte e Europa.

A ExpoEspeciales, realizada todos os anos em diferentes cidades da Colômbia, integra toda a cadeia de valor do café e reúne fazendeiros, negociantes, compradores, visitantes e amantes do café em um só local.

Além de ser um excelente showcase de cafés de diferentes regiões da Colômbia, esta exposição também é uma plataforma para a apresentação e disseminação de tendências e inovações do mercado em escala nacional e global. É um espaço que facilita a troca comercial, cultural e acadêmica, bem como o compartilhamento de experiências e conhecimento entre os participantes do setor.

Pela segunda vez a exposição apresentará um fórum de casamento comercial organizado pela FNC e pela ProColombia (ex-ProExport, a agência governamental que promove exportações não tradicionais, atrai investimento internacional e posiciona a Colômbia como um destino turístico de categoria internacional).

Os produtores, fornecedores e distribuidores de produtos e serviços farão contatos com compradores e empresas interessadas em conhecer as ofertas e os modelos de negócios que permitam o seu crescimento na indústria de café.

International Convention of the Women's Coffee Alliance

Este ano, dentro da estrutura da ExpoEspeciales Café de Colombia, "Coffee & Trade Beyond Barriers" será realizada a IV Convention of the International Women's Coffee Alliance (IWCA - Convenção da Alicança Internacional de Café das Mulheres). Ela é organizada pela própria IWCA e pela FNC.

Este fórum educacional e de networking será realizado em 15 e 16 de outubro, e atrairá mais de 300 membros do setor internacional do café, inclusive produtores, exportadores, importadores, torradores e baristas, bem como analistas da indústria e membros da IWCA de todo o mundo. Nesta oportunidade serão explorados uma ampla variedade de assuntos que afetam o homem, a mulher e as famílias envolvidas no processo que vai desde à semente até a xícara.

"A IWCA representa as mulheres plantadoras de café dos países produtores para emponderá-las, torná-las visíveis, obter programas de suporte e mostrar a importância da mulher na cadeia de valor do café", explicou Ana María Lleras, coordenadora do FNC Coffee-Growing Women Program.

10o Campeonato de Baristas Colombianos e 5o Campeonato Nacional de Provadores de Xícaras

Devemos destacar que o 10o Campeonato de Baristas Colombianos e o 5o Campeonato Nacional de Provadores de Xícaras, dois outros eventos de grande tradição que serão realizados dentro da estrutura desta exposição importante. O campeão dos baristas representará a Colômbia no 2016 World Barista Championship, a ser realizado em Dublin, Irlanda.

O 5o Campeonato Nacional de Provadores de Xícaras premia os profissionais que preparam xícaras de café que demonstram velocidade, habilidade e precisão para distinguir as diferenças de sabores dos cafés especiais. O vencedor representará a Colômbia na Copa do Mundo de Provadores de Xícaras.

Agenda Acadêmica Variada

Uma agenda acadêmica rica e variada, com palestrantes de peso, permitirá que o público fique familiarizado com as questões relevantes da indústria, tais como a diversidade do Café da Colômbia, a estratégia de cafés especiais da FNC e as tendências da indústria, dentre outros.

Outros eventos que enriquecem a agenda acadêmica inclui shows de correspondência de comida e as reuniões Q tradicionais coorganizadas pela FNC e pelo Coffee Quality Institute, bem como as atividades sob o "Toma Café", do Programa Nacional da Colômbiaem suporte ao consumo de café liderado pela FNC.

Um pouco da história

A ExpoEspeciales foi realizada pela primeira vez em 2008 na cidade de Neiva, Huila, e foi criada para fortalecer a indústria e incentivar um dinamismo maior nas empresas de café.

Com grande sucesso todos os anos, este evento promove uma região de cultivo de café na Colômbia. Em 2015 será realizada a oitava edição da exposição, com um número ainda maior de participantes. Outras cidades que já realizaram a exposição foram Ibagué (2009), Pasto (2010), Bogotá em duas ocasiões (2011, 2013), Popayán (2012) e Medellín (2014). A quarta edição em 2011 em Bogotá, reuniu mais de 19.000 pessoas e o evento foi realizado juntamente com o World Barista Championship. Em 2015, a capital colombiana será mais uma vez o local deste evento.

Esta exposição anual normalmente conta com os seguintes exibidores:

  • Cultivadores de café e grupos associados da indústria (cooperativas, associações).
  • Comitês de Cultivadores de Café dos Estados.
  • Fabricantes e distribuidores de maquinas de processamento pós-cultivo, equipamento e suprimentos para a indústria (debulhadores, torradeiras) e coffee shops.
  • Empresas de debulhação e torração.
  • Exportadores.
  • Entidades não governamentais e de suporte da indústria.
  • Instituições financeiras.
  • Certificadores, dentre outros.

Visitantes e compradores:

  • Plantadores de café.
  • Representantes, gerentes e profissionais do setor de café.
  • Torradores e negociantes de café.
  • Provadores de xícaras.
  • Compradores internacionais.
  • Acadêmicos.
  • Baristas profissionais de hotéis, restaurantes, coffee shops e bares.
  • Público em geral.

Para mais informações, visite: www.expoespeciales.com

Colombian Coffee Growers Federation (FNC)
A FNC é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1927 que representa mais de 500.000 famílias de plantadores de café. Considerada uma das maiores organizações rurais do mundo, a federação tem como missão melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dos produtos de café colombiano. Com os seus programas Sustainability that Matters(R) (A Sustentabilidade Conta), a FNC desenvolveu uma política focada nos plantadores de café com iniciativas de produtivas, sociais e ambientais. Ela também desenvolve pesquisa científica, transferência de tecnologia, e processos sociais e industriais, suporte à produção e a comercialização do café colombiano. Para mais informação, acesse:
www.federaciondecafeteros.org - www.cafedecolombia.com

Informação de contacto:



Contato:
Dana Rozansky
dana.rozansky@newlink-group.com