SOURCE: Bombardier Aerospace

Bombardier Aerospace

March 07, 2011 21:05 ET

Fábrica da Bombardier em Saint-Laurent se prepara para a produção de componentes da aeronave CSeries

MONTREAL, QUEBEC--(Marketwire - March 7, 2011) - A Bombardier recentemente atualizou sua fábrica de 9.000 m2 (100.000 pé2) em Saint-Laurent para se preparar para a produção dos principais componentes da novíssima aeronave CSeries programada que devem entrar em serviço em 2013. O processo de montagem incluirá uma linha de movimentação totalmente automatizada que usa princípios de manufatura menos complexos, e novo maquinário, novo equipamento e novas ferramentas.

Os principais componentes de fuselagem traseira e de cockpit de fibra de carbono da aeronave CSeries serão fabricados na planta de Saint-Laurent. O cockpit será montado com a fuselagem dianteira fabricada pela Shenyang Aircraft Corporation (SAC) na China.

Concentrada na oferta de um programa dentro do prazo de testes avançados e redução de riscos, a Bombardier aproveitou seus muitos anos de experiência com tecnologias de compósitos nas fábricas de Saint-Laurent e Belfast, na Irlanda do Norte. As técnicas de Automated Fibre Placement (AFP) serão usadas na construção da fuselagem traseira de compósito de fibra de carbono, incluindo a cúpula pressurizada. A asa de compósito avançado da aeronave CSeries será projetada e construída em Belfast com a tecnologia Resin Transfer Infusion (RTI - Infusão de Transferência de Resina) desenvolvida na planta.

"Assim que a nossa nova 'sala limpa' de compósitos foi concluída, demos início a alguns artigos para teste com o nosso novo robô AFP", disse Hugues Lessard, Vice-Presidente do Saint-Laurent Manufacturing Centre da Bombardier Aerospace. "A adaptação da tecnologia AFP pela Bombardier também se beneficiou com o projeto colaborador de demonstração das estruturas de aeronaves iniciado pelo National Research Council do Canadá para avançar o uso da AFP no setor aeroespacial".

A equipe de Desenvolvimento de Produção da planta de Saint-Laurent também é responsável pelo design e instalação das ferramentas necessárias para a nova planta de montagem final da aeronave CSeries em Mirabel, 40 km ao norte de Montreal. Além dos componentes fabricados nas plantas da Bombardier, a novíssima aeronave CSeries terá componentes de parceiros e fornecedores de todas as partes do mundo.

A planta de Saint-Laurent emprega mais de 3.000 pessoas sendo atualmente o maior local da Bombardier na área de Montreal. A planta, que deu origem ao site original da Canadair, produz os principais componentes e peças estruturais dos jatos executivos Challenger e Global da Bombardier, as aeronaves CRJ NextGen e Q400 NextGen, e a aeronave anfíbia Bombardier 415. A compra da Canadair pela Bombardier há 25 anos marcou a entrada da empresa para o setor aeroespacial.

A aeronave CSeries, otimizada para o mercado de uma única fila para 100 a 149 passageiros, terá o custo operacional mais baixo da sua categoria, excepcional flexibilidade operacional, conforto da fuselagem grande e incomparável histórico ambiental.

Bombardier

Fabricante líder mundial de soluções de transporte inovadoras, desde aeronaves comerciais e jatos particulares a equipamentos, sistemas e serviços de ferrovias, a Bombardier Inc. é uma corporação global com sede no Canadá. Suas vendas para o exercício fiscal encerrado em 31 de janeiro de 2010 foram de $19,4 bilhões de dólares e suas ações são negociadas na Bolsa de Valores de Toronto (BBD). A Bombardier está listada nos índices Dow Jones Sustainability World e North America. Para notícias e informações, acesse www.bombardier.com.

Nota para os editores

Imagens da aeronave CSeries estão disponíveis nas seções de press releases e de Biblioteca de Multimídia em: www.bombardier.com.

Para imagens e vídeo adicionais e informação de produto da aeronave CSeries, acesse: www.nowisthefuture.com.

Bombardier, Bombardier 415, Challenger, CRJ, CSeries, Global, NextGen e Q400 são marcas comerciais registradas ou não da Bombardier Inc. ou de suas subsidiárias.

Contact Information