SOURCE: Xtera Communications

January 24, 2007 17:11 ET

Faroese Telecom Opta pelo Nu-Wave XLS da Xtera para o Maior Link de Comunicação de Alta Capacidade Não Repetido do Mundo

ALLEN, TX -- (MARKET WIRE) -- January 24, 2007 -- A Xtera Communications, a principal fornecedora de soluções em transporte ótico todo em Raman, anunciou hoje que a Faroese Telecom escolheu a Xtera para o fornecimento a implantação do equipamento de transmissão destinado ao sistema de cabos submarinos SHEFA-2, propiciando conectividade entre as Ilhas Faroe, Shetland, Orkney e a Escócia. A rede contará com o maior segmento não repetido de alta capacidade do mundo, chegando a transmitir até 190 Gbit/s por par de fibra em mais de 389 quilômetros sem o uso de repetidores submersos ou de amplificadores remotos bombeados oticamente (ROPA, remote optically pumped amplifier).

A Faroese Telecom, a operadora que atua nas Ilhas Faroe, oferece serviços de televisão digital com e sem fio. A Faroese Telecom está implantando a nova rede de cabos não repetidos com o objetivo de atender à grande demanda de largura de banda por parte de usuários residenciais e comerciais. O cabo também será usado com os cabos submarinos já existentes para assegurar a plena confiabilidade do acesso ao resto do mundo e ao tráfego internacional.

A rede de alta capacidade, ultralonga e não repetida SHEFA-2 será implantada com a tecnologia toda em Raman da Xtera, que tem sido usada por várias operadoras de todo o mundo desde o ano passado, tendo em vista atualizações significativas feitas em sistemas submarinos não repetidos. Essa implantação, em uma nova rota de cabos, será uma demonstração da eficiência da tecnologia integralmente em Raman em termos de maximização simultânea tanto do alcance quanto da capacidade de uma rede não repetida.

"Até pouco tempo, os repetidores eram necessários para que houvesse a capacidade planejada na rota, o que aumentava os custos operacionais iniciais e de funcionamento do sistema. A tecnologia toda em Raman da Xtera aumenta significativamente a economia do projeto, eliminando a necessidade dos repetidores", disse Kristian R. Davidsen, CEO da Faroese Telecom.

"A manutenção da área de atuação da Xtera na tecnologia toda em Raman e no desenvolvimento dos produtos, mesmo durante a desaceleração do setor ótico, acarretou uma excelência em desempenho que agora está beneficiando as expansões de rede em todo o mundo", disse Herve Fevrier, Vice-Presidente Sênior de Vendas para o Desenvolvimento Comercial da Xtera Communications.

O produto submarino não repetido da Xtera, o Nu-Wave XLS, usa as tecnologias mais recentes, inclusive toda a amplificação integralmente em Raman a fim de alcançar distâncias com repetidores, com mais de 500 km, usando um sistema DWDM sem repetidores. O sistema oferece suporte a serviços de comprimento de onda e de IP avançado (de GbE a STM-256/OC-768, inclusive STM-16/OC-48, STM-64/OC-192 e 10GbE).

Sobre a Faroese Telecom

A Faroese Telecom é a operadora que atua nas Ilhas Faroe. Ela é responsável por uma ampla rede de telecomunicação e oferece vários serviços de telecomunicação fixa e móvel tanto para clientes particulares quanto para clientes comerciais. A Faroese Telecom é uma das proprietárias do cabo submarino FARICE que liga a Islândia às Ilhas Faroe e à Escócia. Além disso, a Faroese Telecom, por meio de sua subsidiária integralmente própria, a P/f Televarpið, implantou um sistema de televisão digital terrestre, e agora transmite vários canais de TV para praticamente todas as Ilhas Faroe. Para obter mais informações, visite www.ft.fo.

Sobre a Xtera Communications

A Xtera Communications oferece soluções inovadoras em transporte ótico, as quais permitem a provedores de serviço em banda larga oferecerem serviços de banda larga convergentes. Ao usar apenas tecnologias Raman patenteadas, a Xtera disponibiliza ao mercado a única solução efetiva em Wide Reach(TM) DWDM com capacidade de oferecer serviços avançados de voz, dados e vídeos em grande quantidade e de alta qualidade. A solução Wide Reach da Xtera beneficia aplicações locais, de transporte longo, ultralongas e submarinas não repetidas. Os press releases mais recentes, além de mais informações sobre a Xtera Communications, estão disponíveis em: http://www.xtera.com/.

Contact Information



  • Contatos na Empresa:

    Xtera Communications
    Daryl Chaires
    Diretora de Marketing
    +1 972 649 5187
    dchaires@xtera.com

    Faroese Telecom
    Magni Olsen
    +298 303 007
    Mol@ft.fo