SOURCE: LLX

August 03, 2009 11:30 ET

Fato Relevante: LLX obtém Licença de Instalação para o "Porto Sudeste"

RIO DE JANEIRO, BRAZIL--(Marketwire - August 3, 2009) - Nos termos do artigo 157, § 4 degrees da Lei n. degrees 6.404, de 15 de dezembro de 1976, conforme alterada, e conforme disposto na Instrução CVM n. degrees 358, de 3 de janeiro de 2002, a LLX LOGÍSTICA S.A. (Bovespa: LLXL3; "Companhia" ou "LLX") comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que:

Em 31 de julho de 2009, a LLX Sudeste Operações Portuárias Ltda ("LLX Sudeste"), subsidiária da Companhia, recebeu do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), do Rio de Janeiro a licença de instalação (a "Licença de Instalação") para a construção do "Porto Sudeste", terminal portuário com capacidade para movimentar 50 milhões de toneladas de minério por ano, em sua primeira fase. A Licença de Instalação é condicionante para o início da construção do porto, o que deverá ocorrer ainda no segundo semestre de 2009.

O "Porto Sudeste", localizado no município de Itaguaí, a 80 km da cidade do Rio de Janeiro, e a apenas 2 km da malha ferroviária da MRS, está sendo desenvolvido como um terminal portuário privativo de uso misto, com profundidade de 20 metros e retro-área de 52 ha, com capacidade para movimentar 50 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. O "Porto Sudeste" deverá escoar a produção das minas da MMX Mineração e Metálicos S.A. localizadas em Minas Gerais e de outros produtores de minério de diversas áreas do "Quadrilátero Ferrífero" de Minas Gerais.

Desta forma, o "Porto Sudeste" passará a ser a solução logística para as mineradoras do Quadriláterro Ferrífero de Minas Gerais, que atualmente não podem exportar por falta de alternativa portuária disponível, e com o "Porto Sudeste" passarão a ter acesso ao mercado transoceânico.

A Companhia estima que o "Porto Sudeste" entrará em operação no 2 degrees semestre de 2011.

Rio de Janeiro, 03 de Agosto de 2009.

Otávio de Garcia Lazcano
Diretor Presidente e de Relações com Investidores
LLX Logística S.A.
SOBRE A LLX A LLX está implementando dois super portos no Estado do Rio de Janeiro, região Sudeste do Brasil, que contarão com infra-estrutura eficiente e profundidade necessária para receber os mais modernos navios de grande capacidade, como graneleiros do tipo capesize, resultando em menores custos operacionais. O Super Porto do Açu, localizado no norte do Estado do Rio de Janeiro e já em construção, terá profundidade de 18,5 metros, seis berços de atracação para navios graneleiros e quatro berços de atracação para navios de carga geral. O Super Porto do Açu tem 90 km2 de retroárea e abrigará um complexo industrial de grande porte, estado-da-arte, que incluirá um terminal para estocagem e processamento de minério de ferro, plantas de pelotização, usinas termoelétricas, um complexo siderúrgico e para cimento, um pólo metal-mecânico e um cluster para a indústria de Óleo e Gás. O Porto Sudeste, localizado no sul do Estado do Rio de Janeiro, já obteve licença de instalação para implementar um terminal portuário com profundidade de 20 metros e 2 berços de atracação, com capacidade total para armazenar e movimentar 50 milhões de toneladas de minério de ferro por ano na sua fase inicial. A construção do Porto Sudeste está prevista começar no segundo semestre de 2009.

LLX Logística S.A.
CNPJ/MF: 08.741.499/0001-08
Companhia Aberta de Capital Autorizado NIRE 33.3.0028154-1

Contact Information

  • Contatos
    Imprensa:
    Danielle Bastos
    danielle@insightnet.com.br
    +55 21 2509 5399

    Relação com Investidores:
    Antonio Castello Branco e Camila Anker
    +55 21 2555 5661