SOURCE: International Diabetes Federation (IDF) and 20th World Diabetes Congress

October 22, 2009 11:15 ET

A Federação Internacional da Diabetes divulga novas directrizes importantes para melhorar no mundo inteiro o tratamento da diabetes

As Directrizes dirigem-se à Gravidez, Auto Monitorização da Glicemia no Sangue E Saúde Oral

MONTREAL--(Marketwire - October 22, 2009) - A Federação Internacional do Diabetes (IDF) lançou três directrizes da diabetes na Auto-Monitorização da glicemia, da gravidez e da saúde oral no seu 20. degrees Congresso Mundial do Diabetes em Montreal hoje.

As Directrizes são o trabalho do Grupo de Trabalho do IDF em Directrizes Clínicas, que se centra em dar resposta à necessidade global crítica de fornecer informação actualizada baseada em provas e na formação para profissionais de saúde. Isto é especialmente importante na medida em que, alarmantemente, os dados mais recentes do Atlas do Diabetes do IDF mostram que mais de 285 milhões de pessoas no mundo inteiro vivem agora com diabetes. Dentro de 20 anos, o IDF prevê que os números saltarão para 435 milhões. Os profissionais dos cuidados médicos devem estar equipados com as melhorias mais recentes e os padrões na diabetes preocupam-se em abordar esta epidemia em espiral.

A Directriz Global do IDF Sobre a Gravidez e a Diabetes pretende estabelecer um padrão global para o cuidado da diabetes gestacional e das pessoas com diabetes que engravidam. A Diabetes Gestacional é comum e, tal como a obesidade e a diabetes tipo 2, está a aumentar em frequência no mundo inteiro. O risco de desenvolver diabetes após diabetes gestacional é muito elevado.(1)

"Esta é a primeira Directriz Internacional da Federação da Diabetes sobre Gravidez. É uma edição importante para o IDF dar resposta por causa do número crescente de mulheres afectadas actualmente no mundo inteiro," disse o Dr. Stephen Colagiuri, Presidente do Grupo de Trabalho do IDF em Directrizes Clínicas.

O IDF divulgou igualmente directrizes novas sobre a Auto-Monitorização da Glicemia na Diabetes tipo 2 Não Tratada com Insulina e Saúde Oral para Pessoas com Diabetes.

"Ambas as directrizes cobrem áreas importantes mas frequentemente negligenciadas do cuidado da diabetes," disse o Dr. Colaguiri.

A Directriz da Saúde Oral para Pessoas com Diabetes do IDF recomenda um foco no cuidado clínico para pessoas com diabetes, integrando não somente a diabetes mas profissionais da saúde oral. Uma saúde oral pobre pode ter um impacto negativo nas vidas das pessoas que vivem com a diabetes e precisam de ser educadas sobre como controlar não somente a sua diabetes mas a sua saúde oral. A directriz junta-se a uma lista de directrizes clínicas do IDF que dão resposta a necessidades principais na diabetes.

As directrizes do IDF sobre a Auto-Monitorização da Glicemia na Diabetes tipo 2 Não Tratada com Insulina fornece recomendações para pessoas com diabetes e os seus profissionais da saúde. A diabetes tipo 2 é responsável por 85-95% de toda a diabetes(2) e esta directriz recomenda que SBMG deve ser considerado uma parte em curso da educação da auto-gestão da diabetes. Outra das suas recomendações chave é que os protocolos do SBMG (intensidade e frequência) devem ser individualizados para dar resposta a exigências educacionais/comportamentais/clínicas específicas de cada indivíduo (para identificar/prevenir/controlar hiper e hipoglicemia agudas) e exigências do fornecedor para dados sobre os padrões glicemicos e para monitorizar o impacto da tomada de decisão terapêutica.(3)

"Estas directrizes são apenas uma primeira etapa. Além disso, o IDF coordena workshops no mundo inteiro para assegurar que o cuidado para todas as pessoas com diabetes melhorou não obstante o nível de rendimento ou a geografia," disse o Dr. Colagiuri. "A missão do IDF é promover no mundo inteiro o cuidado da diabetes, a prevenção e uma cura. Produzindo directrizes globais da diabetes, estamos a trabalhar diligentemente para cumprir essa missão e para melhorar as vidas das pessoas com diabetes."

Faça download das directrizes do IDF em http://www.idf.org/clinical-practice-guidelines.

Nota aos Editores:

A Federação Internacional da Diabetes (IDF) é uma organização central de mais de 200 associações membro em mais de 160 países, representando mais de 285 milhões de pessoas com diabetes, as suas famílias, e os seus fornecedores de serviços de saúde. A missão do IDF é promover no mundo inteiro o cuidado, a prevenção e uma cura da diabetes. As suas actividades principais incluem a educação para pessoas com diabetes e profissionais de cuidados médicos, campanhas de sensibilização públicas e a promoção e a troca de informação. O IDF é uma organização não governamental em relações oficiais com WHO e associado ao Departamento de Informação Pública das Nações Unidas. O IDF organiza o Congresso Mundial da Diabetes a cada dois anos. Para mais informações, visite por favor www.idf.org

(1) Atlas da Diabetes do IDF, 4ª Edição, Federação Internacional da Diabetes, 2009. www.diabetesatlas.org

(2) Atlas da Diabetes do IDF, 4ª Edição, Federação Internacional da Diabetes, 2009.

(3) Directrizes do IDF sobre a Auto-Monitorização da Glicemia na Diabetes tipo 2 Não Tratada com Insulina, Federação Internacional da Diabetes, 2009.

Contact Information

  • Contacto dos meios de comunicação:
    Kerrita McClaughlyn
    Media Relations Manager
    Federação Internacional da Diabetes
    Telemóvel: +32 487-530-625.
    Sala de Imprensa do IDF (Montreal):
    +1 514-789-3407 e +1 514-789-3409
    E-mail: media@idf.org