SOURCE: Federação Internacional de Diabetes (IDF)

October 20, 2009 11:00 ET

Federação Internacional de Diabetes pede a disseminação de maior informação diante da explosão epidêmica do diabetes

A educação global sobre o diabetes é necessária para a informação de 285 milhões de pessoas em todo o mundo com diabetes

MONTREAL, CANADA--(Marketwire - October 20, 2009) - Dados recentes da Federação Internacional de Diabetes (IDF) revelam que mais de 285 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com diabetes e este número irá chegar a 435 milhões em 2030.(i) Este dado impressionante não mostra como a doença afeta o indivíduo. Diferente de outras doenças, as pessoas com diabetes são responsáveis por 95% das despesas com o seu próprio cuidado e que normalmente é aplicado sem a qualificação e o conhecimento adequados. A IDF, através do seu programa educativo global, está se esforçando para aumentar o número de educadores do diabetes em todo o mundo, para treinar profissionais de cuidado da saúde com os princípios de controle mais atualizados, para melhorar a qualidade da educação sobre o diabetes e para tornar a educação sobre o diabetes parte integral do cuidado do diabetes.

O Diabetes é responsável pela morte de quatro milhões de pessoas ao ano e é a principal causa de cegueira, insuficiência renal, ataque cardíaco, derrame e amputação.(ii) O Diabetes exige sacrifícios durante toda a vida por parte da pessoa e sua família, que precisam tomar decisões diárias sobre como controlar o diabetes. O acesso à educação sobre o diabetes é um fator essencial para o enfrentamento do desafio do diabetes. Os governos têm que investir para garantir que uma educação especializada sobre o diabetes esteja acessível a todos os profissionais de cuidado da saúde e a todas as pessoas com diabetes, e que estes dois grupos recebam o treinamento necessário sobre como aplicar o conhecimento no controle diário do diabetes.

"Milhões de pessoas tomam decisões médicas complexas diariamente sobre o diabetes sem terem uma educação adequada ou, em muitos casos, sem nenhuma educação", disse Marg McGill, Vice-Presidente Sênior da IDF e Dirigente da Seção de Consultas sobre a Educação de Diabetes da IDF (DECS). "Para viver uma vida longa e saudável, a pessoa com diabetes precisar ter conhecimento sobre como manter uma boa nutrição, exercício, sobre a redução dos riscos de complicações agudas e de longo prazo, como reagir emocionalmente com o peso de uma doença crônica, monitorar o diabetes, resolver problemas e sempre tomar os seus medicamentos".

(i) IDF Diabetes Atlas, International Diabetes Federation, 2009 (Atlas de Diabetes da IDF, Federação Internacional de Diabetes). www.diabetesatlas.org

(ii) IDF Diabetes Atlas, International Diabetes Federation, 2009 (Atlas de Diabetes da IDF, Federação Internacional de Diabetes). www.diabetesatlas.org

A educação sobre o diabetes é bem reduzida nos países em desenvolvimento que são responsáveis por 70% do problema mundial do diabetes. A maioria das pessoas com diabetes não tem acesso à educação sobre o diabetes por muitos motivos: custo, distância, falta de serviços apropriados, ou o não conhecimento dos serviços existentes ou ainda por não estarem convencidas dos benefícios que a educação sobre o diabetes pode trazer. O baixo nível de controle devido à falta de conhecimento resulta no aumento da probabilidade do desenvolvimento de complicações do diabetes como amputação da perna, cegueira, derrame, insuficiência renal ou doença cardíaca, o que aumenta o problema econômica da pessoa, família e comunidade.

Programa Educacional Global da IDF

A IDF se dedica em melhorar a qualidade de vida das pessoas com diabetes, auxiliando os profissionais de saúde, organizações profissionais e associações a oferecerm educação e cuidado de alta qualidade do diabetes. A base de trabalho educacional da IDF abrange a ação para uma mudança em várias frentes, incluindo um compromisso para com o estabelecimento de uma rede de Centros de Educação reconhecidos pela IDF que possam avançar o desenvolvimento da educação sobre o diabetes em todas as regiões. A IDF tem participado profundamente da promoção da educação sobre o diabetes, da promoção dos padrões internacionais e de um currículo em vários idiomas, com a oferta de educação através de associações regionais, realização de Workshops Multidisciplinares para Profissionais de Cuidado da Saúde, fornecimento de material educativo, lobby, e disseminação de evidência - http://www.idf.org/Diabetes_Education.

A educação sobre o diabetes é transmitida melhor através de uma equipe multidisciplinar. O papel do educador do diabetes é vital para a equipe de cuidado do diabetes. O educador viabiliza que a pessoa com diabetes controle a sua saúde com relação ao diabetes da melhor maneira possível para que suas escolhas e ações diárias sejam baseadas em boas informações.

A IDF lançou duas publicações importantes no Vigésimo Congresso Mundial de Diabetes em Montreal para oferecer recursos baseados em evidência para orientar o desenvolvimento e a contínua melhora dos programas educacionais para profissionais de cuidado da saúde e pessoas com diabetes.

IDF International Standards for Diabetes Education, 3rd Edition (Padrões Internacionais da IDF para a Educação sobre o Diabetes, 3a. Edição)

A nova publicação IDF International Standards for Diabetes Education é um guia compreensivo baseado em evidências para o desenvolvimento da educação de auto-controle do diabetes para as pessoas com diabetes. Ela foi criada para oferecer um padrão para os educadores de diabetes, tomadores de decisão à nível organizacional e consultores de política usarem no desenvolvimento de programas educacionais de auto-controle, e na integração da educação com modelos de oferta de serviços e programas nacionais de diabetes. É um excelente recurso para qualquer pessoa que participe ou queira participar da educação sobre auto-controle do diabetes.

"A educação sobre o auto-controle do diabetes e o suporte constante ao auto-controle são componentes vitais para o cuidado efetivo do diabetes, e fatores contribuintes significativos para os resultados metabólicos e psicológicos. Estes Padrões são a base para a garantia de que a educação e o suporte recebidos pelos indivíduos com diabetes e pelos que correm o risco de contrair diabetes seja da mais alta qualidade", disse Martha Funnell, Dirigente do Comitê de Revisão de Padrões e membro do DECS da IDF.

IDF International Curriculum for Diabetes Health Professional Education, 2nd Ed. (Currículo Internacional para a Educação do Profissional de Saúde de Diabetes da IDF, 2a. Ed.)

O IDF International Curriculum for Diabetes Health Professional Education foi criado para incentivar a educação compreensiva baseada em evidências dos profissionais de cuidado da saúde e certa padronização dos programas educacionais. Ele abrange a gestão clínica, educação, comportamento, teoria de mudanças e técnicas e está disponível como publicação, módulos com slides e vídeos mestre para aulas - http://www.idf-lectures.org.

"A IDF tem por filosofia oferecer educação de alta qualidade sobre o diabetes, e que os profissionais de cuidado da saúde tenham um grande conhecimento clínico", disse Anne Belton, Editora do Currículo e membro da DECS da IDF.

Dia Mundial do Diabetes

A IDF tornou a "Diabetes Education and Prevention" (Educação e Prevenção do Diabetes) o tema da sua campanha do Dia Mundial do Diabetes dos próximos cinco anos - 2009-2013 - para abordar as falhas na educação. O Dia Mundial do Diabetes é uma campanha liderada pela IDF. Este dia está marcado para 14 de novembro todos os anos e é um Dia oficial da ONU. A IDF espera que o conhecimento disseminado pela campanha incentive os sistemas de cuidado da saúde de todos os lugares a reconhecerem a necessidade da oferta de uma educação estruturada sobre o diabetes e para ajudar na criação do acesso à uma educação qualificada sobre o diabetes que seja o direito de cada pessoa com diabetes.

"A educação sobre o diabetes é um direito humano básico de cada pessoa com diabetes. A Federação Internacional de Diabetes pede que o mundo invista na educação, tratamento e cuidado do diabetes para os milhões de pessoas com diabetes em todo o mundo", disse McGill.

Nota para os Editores:

A International Diabetes Federation (IDF - Federação Internacional de Diabetes) é uma organização guarda-chuva com mais de 200 membros associados em mais de 160 países que representam mais de 285 milhões de pessoas com diabetes, suas famílias e seus provedores de cuidado da saúde. A missão da IDF é promover o cuidado, prevenção e cura da diabetes em todo o mundo. Suas principais atividades incluem a educação das pessoas com diabetes e profissionais de cuidado da saúde, campanhas de educação do público, e a promoção e troca de informação. A IDF é uma organização não-governamental com relacionamento oficial com a Organização Mundial de Saúde e associada ao Departamento de Informação Pública das Nações Unidas. A IDF organiza o Congresso Mundial de Diabetes a cada dois anos. Para maiores informações, acesse www.idf.org

Contact Information



  • Contatos:
    Contato de mídia:
    International Diabetes Federation
    Kerrita McClaughlyn, Gerente de Relação com a Mídia
    Celular: +32 487-530-625 ou Sala de Imprensa da IDF
    (Montreal): +1 514-789-3407 e +1 514-789-3409
    media@idf.org