SOURCE: International Diabetes Federation (IDF)

June 09, 2009 09:00 ET

Federação Internacional de Diabetes Realizará Workshops Clínicos e Educacionais sobre Diabetes para Representantes de Saúde e do Governo na América Latina

BRUXELAS, BÉLGICA--(Marketwire - June 9, 2009) - A Federação Internacional de Diabetes (IDF) realizará workshops em Buenos Aires, Argentina, de 11 a 14 de junho, com foco na implementação de diretrizes clínicas e educação sobre o diabetes para ministérios da saúde, associações do diabetes e profissionais dos serviços de saúde em toda a região da América do Sul e Central (SACA).

A Federação é a maior defensora global do diabetes e em 2006 liderou uma campanha de sucesso que resultou em uma Resolução das Nações Unidas sobre o Diabetes. Segundo a IDF, mais de 250 milhões de pessoas no mundo todo vivem com diabetes e sete milhões passam a ter diabetes do tipo 2 anualmente. O diabetes alcançou proporções epidêmicas e os governos precisam agir agora para prevenirem o diabetes tipo 2 e para melhorarem o cuidado para milhões de pessoas com a doença. A Resolução pede que todos os governos desenvolvam políticas nacionais para ajudarem na prevenção, cuidado e tratamento do diabetes.

"Os workshops da IDF na América do Sul e Central foram criados para ajudar os governos e profissionais do setor de saúde a implementarem as metas da Resolução das Nações Unidas sobre o diabetes", disse Marg McGill, vice-presidente sênior da IDF e diretora da Seção de Consultoria sobre Educação do Diabetes da IDF. "Queremos trabalhar com ministérios da saúde e pessoas para ajudá-los na implementação dos mais recentes avanços e padrões no cuidado clínico e educação do diabetes a um nível sustentável com os seus sistemas de assistência médica".

Através das suas publicações, a IDF fornece recursos e ferramentas para os profissionais do setor de saúde e governos para melhorar os seus esforços no tratamento do diabetes. Os dois recursos globais em que esses workshops se baseiam são a Diretriz Global da IDF para o Diabetes Tipo 2 (2005) que será atualizada e divulgada no 20o Congresso Mundial de Diabetes da IDF que será realizado em Montreal em outubro e o Currículo Internacional da IDF para os Profissionais de Saúde do Diabetes (2008). Os workshops são um esforço em conjunto da Força-Tarefa sobre Diretrizes de Prática Clínica da IDF e da Seção de Consultoria sobre Educação do Diabetes.

O workshop de Implementação de Diretrizes Clínicas da IDF será realizado em 11 de junho de 2009 e o Programa de Educação de Profissionais de Saúde Multidisciplinar da IDF de 12 a 14 de junho de 2009 no Four Seasons Hotel Buenos Aires. O Workshop de Implementação de Diretrizes Clínicas tem como meta reunir líderes conceituados importantes locais e regionais que são cruciais para transformar o desenvolvimento e implementação das diretrizes clínicas do diabetes em prática clínica. O Workshop de Educação foi criado para enfermeiras, especialistas em dietas, doutores e outros profissionais do setor de saúde associados atualmente trabalhando no ambiente clínico do diabetes que têm um interesse ávido em melhorar os seus conhecimentos e habilidades nesta área e dessa forma influenciar a qualidade dos cuidados fornecidos para as pessoas vivendo com o diabetes. O comparecimento no Workshop de Educação está aberto para as associações membros da IDF na Argentina, Bolívia, Chile, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Paraguai, Peru e Uruguai. Os workshops serão realizados em inglês e espanhol por experts internacionais e locais altamente especializados.

O professor Stephen Colagiuri, diretor da Força-Tarefa sobre Diretrizes da Prática Clínica da IDF disse que as metas da IDF foram de acessar o progresso dos países para alcançarem os alvos e objetivos das Diretrizes Globais da IDF; identificar áreas de prevenção e cuidados do diabetes que poderiam melhorar através da implementação das recomendações das diretrizes e para ajudar no desenvolvimento de planos nos países para implementarem as recomendações das diretrizes nas áreas de maior necessidade.

"Queremos ajudar a América Latina a ter as melhores práticas e atender as suas necessidades para implementar padrões globais de cuidados do diabetes localmente", disse Colagiuri.

Susana Feria de Campanella, diretora da região SACA da IDF acrescentou, "é importante que a IDF esteja liderando a tarefa de aumentar o perfil e melhorar o tratamento do diabetes na região da América do Sul e Central".

Aviso para os Editores

A Federação Internacional de Diabetes (IDF) é uma organização composta de mais de 200 associações membros em mais de 160 países, representando mais de 250 milhões de pessoas com diabetes, as suas famílias e os seus provedores de cuidados da saúde. A missão da IDF é promover o tratamento, prevenção e cura do diabetes no mundo todo. A IDF é uma organização não governamental que mantém relações oficiais com a Organização Mundial de Saúde e é associada ao Departamento de Informação Pública das Nações Unidas. Para informações adicionais, favor acessar www.idf.org e nos acompanhe no twitter.com/IntDiabetesFed

Contact Information



  • Contatos:
    Contatos para a Mídia: IDF
    Merry Rivas Gonzalez
    Coordenadora da Mídia em Espanhol
    +44-7737-666495
    mrivas@idf.org

    IDF
    Kerrita McClaughlyn
    Gerente de Relações com a Mídia
    Escritório: +32-2-5431639 ou Celular: +32-487-530625
    media@idf.org