SOURCE: Finacity

April 12, 2005 15:49 ET

Finacity Corporation Coordena uma Nova Securitização de Recebíveis de Cinco Anos para a Vitro S.A. de C.V. do México

NEW YORK, NY -- (MARKET WIRE) -- April 12, 2005 -- A Finacity Corporation anunciou hoje que no dia 31 de março de 2005, na sua função de Coordenadora, promoveu o fechamento e a obtenção de recursos para uma nova securitização de recebíveis em duas parcelas para três subsidiárias de sua cliente Vitro Envases Norteamerica S.A. de C.V. ("VENA"), empresa 100% subsidiária da Vitro S.A. de C.V. ("Vitro") (NYSE: VTO) (BMV: VITRO A). Atuando como Coordenadora, Master Servicer e Administradora de Títulos, a Finacity conseguiu concluir uma transação de cinco anos que oferece à VENA um adiantamento de recebíveis próximo dos 100% proveniente de suas subsidiárias Compania Vidriera, S.A. de C.V., responsável por grande parte das operações relacionadas a recipientes de vidro da VENA no México, Industria del Álcali, S.A. de C.V., que atua no setor de fabricação e distribuição de carbonato de cálcio, bicarbonato de sódio, cloreto de cálcio e sal, além da Comercializadora Álcali, S. de R.L. de C.V. que comercializa produtos de álcali.

O construto desenvolvido pela Finacity para a Vitro demonstra inovação, a partir de perspectivas operacional, estrutural e de relatório. Como Master Servicer e subscritora dos recebíveis, a Finacity tornou-se a responsável por todas as funções, da análise do crédito aos serviços de recebimento para os valores a receber da VENA como terceira. Essas funções foram repassadas por contrato pela Finacity ao banco ABN AMRO Bank (Mexico) S.A. como prestador de serviços Servicer and Tecnologia en Cuentas por Cobrar S. A. de C.V. da transação. A Finacity dividiu os recursos da VENA em duas parcelas (tranches). A parcela sênior é um título de cinco anos, sob taxa variável, no valor de MXN 550.000.000, avaliada como AAA.mx pelo Standard & Poor's e Aaa.mx pelo Moody's e cujo vencimento dá-se em 2010. Essa parcela foi obtida a partir de investidores locais do México. A parcela subordinada, no valor de USD 19.000.000 em cinco anos, foi obtida a partir de um único investidor norte-americano com investimentos na Vitro. Como Administradora de Títulos, a Finacity irá gerar relatórios diariamente para os diversos constituintes: Vitro, investidores, ambas as agências de classificação de risco, além das reguladoras com o objetivo de fornecer a todas as partes visibilidade aos ativos, valores de garantia e desempenho dos recebíveis.

Essa transação representa a primeira securitização de recebíveis obtida internamente, em pesos, e avaliada como AAA/Aaa no México. O envolvimento próximo da Finacity nos aspectos operacional e estrutural da transação ajudou a Vitro a obter uma liqüidez consideravelmente maior a partir dos recebíveis da VENA em relação à coordenação realizada por seu credor anterior.

"Esta é a primeira transação desse tipo no mercado mexicano e estamos muito contentes com a reação positiva do mercado. O resultado foi um instrumento financeiro extremamente atraente para o mercado, com excelentes avaliações e ótimas taxas de juros. Acredito que essa transação reforça a plena percepção que o mercado tem da Vitro e de nossos esforços em encontrar instrumentos inovadores e atraentes para a obtenção de recursos destinados às nossas operações e ao mercado", comentou Fabrice Serfati, Gerente de Finanças da Vitro.

"Estamos muito orgulhosos e felizes por termos atendido às necessidades da Vitro em seu próprio país em uma transação tão complexa", disse Adrian Katz, CEO da Finacity. "A estrutura que criamos para a Vitro demonstra a criatividade da Finacity e a amplitude dos recursos de execução destinados aos nossos clientes tanto do México quanto do mundo todo."

Sobre a Finacity Corporation

A Finacity é uma empresa especializada em oferecer soluções para a obtenção de fundos a partir da securitização de recebíveis, bem como recursos de atendimento, recebimentos e informativos. Entre os serviços oferecidos pela Finacity estão recebíveis tanto nacionais quanto internacionais. Alguns de seus parceiros estratégicos e investidores são ABN AMRO Bank, Bank of America, Euler Hermes ACI, Amroc Investments, Avenue Capital, Kleiner Perkins Caufield & Byers, Bain & Co., além do Texas Pacific Group.

A Finacity tem escritórios em Stamford, CT, Nova York e São Francisco. É possível obter mais informações em www.finacity.com.

Sobre a Vitro, S.A. de C.V.

A Vitro, por meio de suas subsidiárias, é uma das maiores produtoras de vidro do mundo. Ela é participante ativa em três grandes setores da indústria: vidro fino, recipientes de vidro e louças. A Vitro atende a vários setores de mercado, incluindo vidro para contrução civil e indústria automobilística; alimentos e bebidas, vinho, licor, cosméticos e recipientes farmacêuticos; louças para usos comercial, industrial e em varejo, além de recipientes de alumínio. Ela também produz materiais brutos, equipamentos e bens de capital para uso industrial. Fundada em 1909 em Monterrey, a empresa com sede no México possui joint ventures com grandes parceiros e líderes de mercado mundiais que oferecem a suas subsidiárias acesso a mercados internacionais, canais de distribuição e o que há de melhor em tecnologia. As subsidiárias da Vitro possuem instalações e centros de distribuição em oito países, localizados nas Américas do Norte, Central e do Sul e na Europa, e exportam para mais de 70 países em todo o mundo.

É possível obter mais informações em www.vitro.com.

Contact Information



  • Atendimento à Imprensa:
    Kit Codik
    Vice-Presidente Executivo
    Finacity Corporation
    (415) 984-3758
    kcodik@finacity.com