SOURCE: SCS Global Services

SCS Global Services

June 25, 2014 05:00 ET

Fundo ajuda fazendas de camarão em Belize a estar em conformidade com padrão ASC

UTRECHT, THE NETHERLANDS--(Marketwired - Jun 25, 2014) - Graças ao financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Iniciativa de comércio sustentável (IDH), a Associação dos Criadores de Camarão de Belize está preparando as fazendas membros para a avaliação do Conselho de Administração da Aquicultura (ASC). O financiamento do BID é através do Compete Caribe, um programa de apoio ao desenvolvimento e competição do setor privado em 15 países do Caribe.

A Associação dos Criadores de Camarão de Belize espera que oito fazendas, representando 89 por cento das fazendas de camarão, e mais de 95 por cento da produção total de criação de camarão em Belize, façam a avaliação ASC Shrimp Standard (Padrão de Camarões) mais tarde este ano. Uma pré-avaliação independente de terceiros do ASC Shrimp Standard de certas fazendas de camarão foi realizada pelo órgão de certificação SCS Global Services.

Apoio do World Wildlife Fund (WWF)

A Associação dos Criadores de Camarão de Belize tem trabalhado com Mauricio Mejia, oficial do programa mesoamericano de corais do WWF para aquicultura, para ajudar a fazenda desenvolver melhores práticas de gestão e reduzir seu impacto ambiental.

"Desde 2007 as fazendas têm reduzido seu impacto ambiental. Ainda há muito o que fazer mas eles estão no caminho certo para fazer a avaliação do padrão ASC", disse Mauricio.

"Para mim, a certificação de oito fazendas de camarão se traduz na sustentabilidade do recife mesoamericano -- será uma grande conquista e um exemplo para outros países e para a indústria".

Conquista de vantagem competitiva

Alvin Henderson, Secretário da Associação de Criadores de Camarão do Belize, disse: "Como grupo compartilhamos os valores e com o trabalho em conjunto podemos avançar a nossa estratégia e ter uma história melhor para contar a longo prazo.

"A certificação ASC será o nosso selo de aprovação. Estamos focados na qualidade e crescemos com responsabilidade como grupo. Por outro lado a certificação nos fornecerá acesso a mercados mais amplos e nos ajudará a conquistar relacionamentos sólidos com os compradores".

Uma diferença mensurável

Com a certificação ASC as fazendas de camarão buscam reduzir mensuravelmente o impacto negativo no meio-ambiente e as comunidades locais através da preservação de zonas úmidas e manguezais; abordagem da transferência de vírus e redução da doença; fornecimento de água limpa e garantia do uso sustentável da água; garantia do uso responsável dos alimentos para animais; e questões de biodiversidade.

As normas ASC foram desenvolvidas através de um processo de múltiplas partes interessada ao longo de muitos anos. Como programa de certificação independente, a ASC trabalha com Órgãos de Certificação terceiros. São esses certificadores independentes que avaliam as fazendas e tomam a decisão da certificação. A ASC não pode influenciar esse processo.

ASC

A Aquaculture Stewardship Council (ASC) é uma organização independente sem fins lucrativos fundada pelo World Wildlife Fund (WWF) e a The Sustainable Trade Initiative (IDH) em 2010 para gerenciar a certificação de fazendas de camarão responsáveis em todo o mundo.

Os padrões ASC exigem que o desempenho da fazenda seja medido de acordo com as exigências ambientais e sociais. A certificação é realizada através de um processo independente de terceiros e os relatórios (rascunho) são carregados no site público da ASC.

O logotipo da ASC no pacote garante aos consumidores que o peixe comprado foi cultivado com mínimo impacto no meio-ambiente e na sociedade.

O padrão ASC aborda os seguintes sete princípios:

  • Conformidade legal (obedecendo a lei, o direito de estar lá)
  • Preservação do ambiente natural e da biodiversidade
  • Preservação dos recursos e da qualidade da água
  • Preservação da diversidade das espécies e populações selvagens (por exemplo, diminuição do escape que poderia se tornar uma ameaça para os peixes selvagens)
  • Uso controlado e responsável dos alimentos para animais e outros recursos
  • Saúde animal (sem uso desnecessário de antibióticos e produtos químicos)
  • Responsabilidade social (por exemplo, sem trabalho infantil, saúde e segurança dos trabalhadores, liberdade de reunião, relações com a comunidade).

Para mais informação sobre a ASC, visite www.asc-aqua.org

SCS Global Services
A SCS Global Services fornece liderança mundial em certificação, auditoria, testes e desenvolvimento de padrões ambiental e sustentável de terceiros há três décadas. Seus programas abrangem um amplo leque de indústrias, reconhecendo realizações em alimentos e agricultura, silvicultura, construção verde, fabricação de produtos, e muito mais. Visite www.scsglobalservices.com para mais informação.

Contact Information