SOURCE: SCS Global Services

SCS Global Services

June 30, 2014 05:00 ET

Gestão Florestal Responsável leva ao bem-estar econômico para a Cordilheira Central da Costa Rica

Site de florestas de multi-proprietários independente colaborador associado pela SCS Global Services

SAN JOSE, COSTA RICA--(Marketwired - Jun 30, 2014) - Um projeto de gestão florestal colaboradora obteve certificação sob o prestigiado padrão Forest Stewardship Council (FSC), com base em uma avaliação independente realizada pela SCS Global Services (SCS). Os 7.000 hectares de alta elevação da floresta tropical são mantidos por 130 proprietários de terra sob a liderança da ONG Fundación para el Desarrollo de la Cordillera volcánica Central (FUNDECOR). A administração da FUNDECOR garante que os proprietários de terras recebam benefícios fiscais para a conservação da floresta, subsídios do governo para proteger os serviços essenciais do ecossistema e renda constante com as operações de madeira e agricultura de pequena escala em áreas escolhidas.

"O modelo florestal responsável pioneiro da FUNDECOR apresenta um elemento fundamental para a viabilidade a longo prazo - um mecanismo para o desenvolvimento econômico e estabilidade financeira da comunidade", disse Robert J. Hrubes, Vice-Presidente Executivo da SCS Global Services. "A avaliação da SCS incluiu uma análise completa das atividades nas zonas de gestão florestal, bem como nas áreas protegidas", explicou.

Os proprietários de terras envolvidos na gestão e conservação florestal responsável recebem pagamentos do governo da Costa Rica para a manutenção dos serviços do ecossistema, como o sequestro de carbono, purificação da água, controle da erosão e proteção da biodiversidade. A FUNDECOR fornece recursos e orientação para este grupo de proprietários de terras e também dá suporte a um sistema de pequenos agricultores executado pelo Instituto de Desenvolvimento Agrário, onde os agricultores podem alugar áreas de 20 hectares de terra e ter renda com a venda de hortigranjeiros e madeira.

"A FUNDECOR tenta alcançar um modelo de desenvolvimento sustentável que seja socialmente inclusivo", disse Felipe Carazo, Diretor Executivo da FUNDECOR. "A nossa abordagem de trabalho promove o desenvolvimento de um modelo de negócios para uma grande variedade de proprietários de terras, garantindo a divisão dos benefícios".

As montanhas da Cordilheira Central estão em uma área ambientalmente sensível que historicamente tem sido ameaçada pelo desmatamento, mas graças ao monitoramento biológico da FUNDECOR e os esforços de administração dos últimos 15 anos, a biodiversidade foi mantida. Parte da floresta certificada FSC inclui plantações geridas de forma responsável de teca e carvalho coral, uma espécie de planta conhecida por ser antibacteriana, antifúngica e ter propriedades anticancerígenas. A região tem várias plantas listadas na lista IUCN RED de espécies ameaçadas de extinção.

A SCS Global Services fornece liderança mundial em certificação, auditoria, testes e desenvolvimento de padrões ambiental e sustentável de terceiros há quase três décadas. Seus programas abrangem uma ampla variedade de indústrias, reconhecendo realizações verdes na construção, fabricação de produtos, alimentos e agricultura, silvicultura, varejo e muito mais. A SCS fornece serviços credenciados através de uma ampla variedade de programas de certificação reconhecidos internacionalmente. Saiba mais no www.scsglobalservices.com

A FUNDECOR é mais do que um registro de 20 anos de promoção de práticas de gestão inovadora de recursos que agregam valor aos recursos e serviços florestais através de uma paisagem funcional. Este "teste de respiração" serviu como uma experiência que foi ampliada, ajudando a Costa Rica a dobrar sua cobertura florestal de 23% para 53% em um período de 25 anos. Saiba mais no http://www.fundecor.org/en

Contact Information