SOURCE: X PRIZE Foundation

X PRIZE Foundation

February 17, 2011 18:13 ET

Google Lunar X PRIZE divulga lista oficial das equipes que concorrem à Corrida à Lua de $30 milhões

Vinte e nove equipes classificadas para o maior concurso internacional para o desenvolvimento de métodos de baixo custo para exploração robótica espacial

PLAYA VISTA, CA--(Marketwire - February 17, 2011) - Hoje, a X PRIZE Foundation divulgou a lista oficial das 29 equipes inscritas no concurso Google Lunar X PRIZE de $30 milhões, um concurso sem precedentes para enviar um robô à Lua que viaje pelo menos 500 metros e transmita vídeos, imagens e dados para a Terra Este grupo de equipes traz uma nova era para a natureza diversa e participatória da exploração pois inclui uma enorme variedade de grupos desde os sem fins lucrativos aos consórcios de universidades e às empresas bilionárias que representam 17 nações e quatro continentes. O concurso global, o maior da história, foi anunciado em setembro de 2007, com a escolha do vencedor prevista para 2015.

A divulgação de hoje revela sete equipes não anunciadas antes: Mystical Moon dos EUA, voltada para um público jovem global como participantes ativos do design da missão; Space Il de Israel, que promove o conhecimento científico entre os jovens israelenses, bem como o desenvolvimento da indústria espacial da nação; Puli da Hungria, composta de jovens profissionais e entusiastas espaciais húngaros; SpaceMETA do Brasil, um grupo experiente com a criação de empresas nas áreas como de comunicação sem fio e fixa, e design de processos de pensamento; Plan B do Canadá, que utiliza tecnologias existentes em software, microprocessadores, comunicações, direção e sistemas robóticos na sua tecnologia; Penn State Lunar Lions dos EUA, união de alunos, professores e engenheiros do Applied Research Laboratory da Pennsylvania State University; Angelicum Chile do Chile, uma mistura de alunos, profissionais e empresários com background em engenharia; Indus da Índia, liderada por um empresário em série com mais de 10 anos de experiência com desenvolvimento de novas empresas; e Phoenicia dos EUA, ex-concorrente da Northrop Grumman Lunar Lander X CHALLENGE que trabalhou em diversos grupos e empresas pequenas interessadas na criação de veículos pequenos de lançamento.

"A corrida oficial privada à Lua foi iniciada. O que me impressiona é que, quando anunciamos o concurso pela primeira vez, pensamos que talvez uns doze grupos de talento e ousados o suficiente iriam se inscrever", disse Peter Diamandis, Chairman e CEO da X PRIZE Foundation. "Para nossa surpresa, quase 30 equipes de inovadores heroicos nos mostraram uma nova forma de ir à Lua".

A divulgação da lista oficial das equipes inscritas ocorre nesta nova era em que a exploração lunar tem tido um grande reconhecimento e credibilidade. Recentemente, a NASA e a agência de espaço civil dos EUA anunciaram a compra dos dados das missões lunares inovadores de seis equipes da Google Lunar X PRIZE, com contratos de até $10 milhões cada. Estas compras demonstram como a exploração espacial pública e privada terão um papel importante em tornar as missões à Lua mais sustentáveis financeiramente.

"As equipes compraram veículos de lançamento que já estão em fase avançada do processo de design, e até mesmo a NASA reconhece o valor deste concurso com a compra dos dados de vários concorrentes", continuou Diamandis. "Gostaria de parabenizar as equipes inscritas. Estamos ansiosos para ver o que elas conseguirão nos próximos anos".

"Desde o primeiro voo dos irmãos Wright até à expedição de Lewis e Clark, as descobertas revolucionárias de maior sucesso são de pequenas equipes empreendedoras", disse Tiffany V.C. Montague, Gerente da Google Space Initiatives. "No Google, compartilhamos com este grupo global de inovadores a nossa paixão pela abordagem de novos desafios tecnológicos e científicos difíceis e desejamos a todos boa sorte no início desta fase da missão".

Desde que o concurso foi anunciado pela primeira vez, a lista de equipes tem aumentado constantemente. Todas as equipes concorrentes aceitaram e assinaram o conjunto de regras executáveis do concurso.

Para mais informação sobre as equipes inscritas, detalhes do concurso e outro tipo de informação, acesse www.googlelunarxprize.org.

GOOGLE LUNAR X PRIZE
O Google Lunar X PRIZE de $30 milhões é um concurso sem precedentes que desafia e inspira os engenheiros e empreendedores de todo o mundo a desenvolver métodos de baixo custo para a exploração robótica espacial. Para ganhar o Google Lunar X PRIZE, uma equipe com financiamento privado deve colocar um robô na superfície da Lua que consiga explorar no mínimo 500 metros (1/3 de milha) e transmitir vídeo e imagens de alta definição para a Terra. A primeira equipe a fazer isso receberá o Grande Prêmio de $20 milhões e a segunda equipe receberá um Prêmio de $5 milhões. As equipes também pode concorrer a um prêmio de $1 milhão pela diversidade estimulante no campo de exploração espacial e bônus de até $4 milhões pela realização de tarefas técnicas adicionais como alcançar uma distância dez vezes maior, sobreviver à noite frígida da lua ou visitar o local de uma missão lunar anterior. Até hoje, mais de 20 equipes de uma dezena de países do mundo já se inscreveram no concurso. O Google Lunar X PRIZE pode ser conquistado até o final ano de 2015. Para mais informação sobre o Google Lunar X PRIZE, acesse http://www.googlelunarxprize.org.

X PRIZE FOUNDATION
Fundada em 1995, a X PRIZE Foundation é a principal organização sem fins lucrativos que resolve os Grandes Desafios do mundo através da criação e gestão de concursos de grande escala, alto perfil incentivados por prêmios que estimulam o investimento na pesquisa e desenvolvimento que valem muito mais que o próprio prêmio. A organização motiva e inspira os inovadores brilhantes de todas as disciplinas a usarem o capital intelectual e financeiro para beneficiar a humanidade. A X PRIZE Foundation realiza concursos em quatro Grupos de Prêmios: Educação e Desenvolvimento Global, Energia e Meio Ambiente, Ciências da Vida e Exploração (Oceano e Espacial). Os prêmios entregues são: Ansari X PRIZE de $10 milhões para voo espacial suborbital privado; Progressive Insurance Automotive X PRIZE de $10 milhões para a criação de veículos seguros, financeiramente acessíveis que possam ser produzidos e que atinjam uma energia equivalente de 100 MPG (MPGe); e o Northrop Grumman Lunar Lander X CHALLENGE de $2 milhões para o desenvolvimento de foguete avançado. Os prêmios em aberto são o Google Lunar X PRIZE de $30 milhões, o Archon Genomics X PRIZE de $10 milhões, e o Wendy Schmidt Oil Cleanup X CHALLENGE de $1,4 milhões. Para mais informação, acesse www.xprize.org.

GOOGLE, INC.
As tecnologias de pesquisa inovadoras do Google conectam milhões de pessoas de todo com a informação diária. Fundado em 1998 pelos alunos de PhD. de Stanford Larry Page e Sergey Brin, Google hoje em dia é a principal propriedade de web em todos os principais mercados globais. O programa voltado para a publicidade do Google oferece para as empresas de todos os tamanhos resultados mensuráveis que aprimoram a experiência geral da web para os usuários. A sede do Google está localizada no Vale do Silício e a empresa possui escritórios nas Américas, Europa e Ásia. Para mais informação, acesse www.google.com.

Contact Information