SOURCE: Graduate Management Admission Council

February 23, 2016 00:01 ET

Graduados de faculdade de business encontram investimento lucrativo e recuperam os custos em menos de quatro anos após a graduação

Pesquisa com graduados também revele que as mulheres colhem benefícios substanciais com o diploma de gestão

RESTON, VA--(Marketwired - Feb 23, 2016) - O retorno sobre o Investimento ou ROI, de um MBA completo de dois anos varia de acordo com as condições econômicas, mas continua positivo três anos após a graduação nos 19 dos últimos 20 anos, de acordo com o resultado do Relatório da Pesquisa de Perspectivas de Ex-Alunos de 2016 do Graduate Management Admission Council (GMAC) publicado hoje. Mais um exemplo do valor do MBA, o ex-aluno -- em média -- recupera o investimento na faculdade quatro anos após a graduação, dependendo do tipo de programa frequentado.

Dos mais de 14.000 ex-alunos pesquisados, a grande maioria disse que a educação era pessoal (93 por cento dos respondentes), profissional (89 por cento) e financeiramente (75 por cento) recompensadora. Mais de 4 de 5 ex-alunos demonstraram estar satisfeitos com sua educação.

"As pessoas decidem investir em uma educação de graduação em gestão para atender diversas aspirações e necessidades, e a grande maioria está entusiasmada com o investimento e inspirada pela sua experiência", disse Bob Alig, vice-presidente executivo de produtos escolares do GMAC. "As faculdades de business viabilizam que os alunos desenvolvam o conhecimento, habilidades e capacidade necessárias para uma carreira de sucesso e conquistas pessoais e financeiras".

Conquistas Financeiras

A pesquisa do GMAC mostra o valor em dólar desse diploma. Ex-alunos de faculdade de business ganham em média US$2,5 milhões em salário durante 20 anos após a graduação. Isso é meio milhão a mais em média de salário base do que de uma pessoa que não fez faculdade de business e que tenha um aumento anual de 5 por cento no salário, e um milhão de dólares mais do que uma pessoa que não fez faculdade de business e que tenha um aumento anual de 3 por cento no salário.

A pesquisa também revelou que as mulheres dão grande valor à sua educação de gestão com 96 por cento considerando o diploma um valor bom a excelente. Elas tendem a ter um incentivo inicial no salário após a graduação semelhante aos dos homens -- média de US$20.000. No entanto, a diferença salarial por gênero persiste entre os ex-alunos de faculdade de business; muito provavelmente uma continuação da tendência das mulheres que recebiam salários mais baixos antes de entrarem para a faculdade de business.

Conquistas Profissionais

Os diplomas de business revelam oportunidades de emprego em diversas indústrias e trabalhos. Eles também ajudam a elevar muitos ex-alunos a níveis de trabalho mais altos nas organizações. Aproximadamente 3 em cada 4 ex-alunos (73 por cento) afirmam que o diploma trouxe um avanço mais acelerado da carreira. Dois terços (68 por cento) dos ex-alunos estão satisfeitos com seu trabalho e empregador atual. A satisfação e o número total de horas trabalhadas durante a semana tendem a aumentar quando os ex-alunos sobem na empresa. A maioria dos ex-alunos afirmou que o diploma de gestão ajudou no desenvolvimento do potencial de liderança (80 por cento) e ampliou suas redes profissionais (70 por cento).

Nove em 10 (93 por cento) ex-alunos afirmaram que fariam seu programa de graduação novamente. Além disso, os ex-alunos muito provavelmente recomendariam seus programas para os colegas. No geral, a pontuação de promoção líquida (net promoter score - NPS) -- uma métrica amplamente usada de lealdade do cliente -- é alta dentre os graduados de todos os tipos de programa de business. A NPS dentre todos os programas de business de graduação combinados é de mais de 45 na escala de promoção líquida. (Uma NPS acima de 0 é considerada boa; uma NPS de mais de 50 é excelente.)

Conquistas Pessoais

As faculdades de business viabilizam que os alunos desenvolvam o conhecimento, habilidades e capacidade e isto, por sua vez, aumenta o bem-estar pessoal. Dois em 3 (65 por cento) respondentes observaram uma satisfação melhorada no trabalho e 50 por cento acreditam que a faculdade de business os preparou para uma administração equilibrada entre o trabalho e a vida pessoal.

"Esta pesquisa é mais um exemplo de que a faculdade de business oferece um forte valor pessoal, profissional e financeiro para o ex-aluno", disse Bob Alig. "Os números do ROI demonstram que o diploma de business é um investimento eficiente em termos de recuperação do custo e um ativo eficaz para a aceleração da carreira do ex-aluno".

O GMAC realizou a Pesquisa da Perspectiva de Ex-Alunos em outubro e novembro de 2015. Os 14.279 ex-alunos que participaram da pesquisa representam mais de 275 programas de graduação de business de 70 universidades em 20 locais em todo o mundo que fizeram uma parceria com o GMAC neste estudo.

Para fazer o download da 2016 Alumni Perspectives Survey Report do GMAC, visite: gmac.com/alumniperspectives. Para gráficos, visite GMAC News Center.

GMAC: O Graduate Management Admission Council(R) (GMAC(R)) é a organização sem fins lucrativos de 213 principais faculdades de business de todo o mundo. O GMAC é proprietário do Graduate Management Admission Test(R) (GMAT(R)), usado por mais de 6.100 programas de graduação em todo o mundo -- juntamente com outros produtos criados para ajudar os alunos a encontrar, conectar, aplicar e entrar para programas de business e gestão em todo o mundo. O Council também é proprietário e administrador do teste NMAT do GMAC(TM), usado para admissão nos programas de business e de gestão na Índia. O GMAC está baseado em Reston, Virgínia, e possui escritórios em Londres, Nova Déli e Hong Kong. O teste GMAT -- criado especificamente para programas de graduação de business e gestão em todo o mundo -- está disponível em 630 centros de teste em 115 países. Para mais informação sobre o teste GMAT, visite mba.com. Para mais informação sobre o GMAC, visite gmac.com/newscenter.

Contact Information