SOURCE: Graduate Management Admission Council

Graduate Management Admission Council

May 28, 2013 18:53 ET

Graduate Management Admission Council nomeia Sangeet Chowfla Presidente e CEO e sucessor de David A. Wilson

RESTON, VA--(Marketwired - May 28, 2013) - O Graduate Management Admission Council (GMAC), o conselho global sem fins lucrativos das principais faculdades de graduação de business e administração, anunciou hoje a nomeação de Sangeet Chowfla como presidente e sucessor de David A. Wilson, que nos últimos 18 anos foi o presidente e CEO. O Sr. Chowfla assumirá a presidência do GMAC em setembro e o cargo de CEO em 1 de janeiro de 2014.

O Sr. Chowfla é um executivo mundialmente conhecido e respeitado com uma profunda experiência nos setores de tecnologia, telecomunicações e capital de empreendimentos. Iniciando sua carreira em Nova Deli na IBM/IDM, e depois o Sr. Chowfla passou 18 anos na Hewlett-Packard Company em diversos cargos na Europa, Oriente Médio, Ásia-Pacífico e Estados Unidos, culminando no cargo de vice-presidente gerente-geral da Inkjet Media Division entre 1995-2001. O Sr. Chowfla entrou para a Timeline Ventures como sócio de capital de empreendimentos onde ele participou dos trabalhos de gestão de aquisição e pós-aquisição. Em 2007, após deixar a Timeline Partners, o Sr. Chowfla tornou-se dirigente de estratégia e vice-presidente executivo das Unidades de Serviços Móveis e Mercados Globais da Comviva Technologies, uma principal empresa de software de telecomunicações da Índia. Na Comviva, o Sr. Chowfla dirigiu diversas unidades de negócios, aumentou dramaticamente a receita, conduziu o impulso da Comviva nos Serviços Financeiros Móveis onde agora está entre os três principais, liderou a aquisição de uma importante desenvolvedora de software da Índia, e ampliou o alcance e a presença global da empresa com escritórios em 15 países e clientes em mais de 100 países.

Nascido na Índia, o Sr. Chowfla é cidadão americano e reside em Nova Deli, na Índia. Ele mudará para o Norte da Virgínia ao assumir o seu novo cargo. O Sr. Chowfla recebeu seu BA em Economia do St. Stephen's College da Delhi University e seu MBA, com foco em marketing e finanças, da Faculty of Management Studies, Delhi University. (Veja a biografia do Sr. Chowfla abaixo.)

"Sangeet Chowfla é exatamente o tipo de CEO que o conselho do GMAC tinha em mente quando iniciou sua busca no início deste ano", disse James Bradford, chairman que está saindo do conselho do GMAC, deão e Ralph Owen Professor of Management da Owen School of Management, Vanderbilt University. "Sua experiência com business em todo o mundo, seu conhecimento da tecnologia e do seu impacto nos consumidores, e sua compreensão da forma como as empresas devem prever, planejar e participar ativamente do mercado global em constantes mudanças, são habilidades que o GMAC precisará para avançar. Estamos contentíssimos com a sua nomeação, com a perspectiva futura do GMAC e com a pessoa escolhida para tornar estas perspectivas uma realidade".

"Queria esta oportunidade por ser uma grande promessa de uma principal empresa com uma grande marca e um histórico de sucesso, mas também por ser uma empresa pronta para ter um sucesso ainda maior no futuro. O Conselho -- com o seu trabalho e produtos -- tem o potencial de alterar positiva e diariamente a vida de alguém", disse o Sr. Chowfla.

"Sei por experiência que o teste do GMAT e as oportunidades que ele gera levam a uma grande mudança da vida", ele continuou. "O GMAC é uma história de sucesso e Dave e a sua equipe gestora criaram os alicerces que qualquer empresa teria orgulho. O meu trabalho é aproveitar este forte alicerce -- o GMAC 2.0, neste caso -- aumentá-lo, formatá-lo para o futuro e estabelecer um GMAC novo e mais forte: GMAC 3.0. Estou empolgado com o desafio e grato que o conselho me escolheu para liderar esta grande empresa, sua equipe de gestão incrível, e seus funcionários de categoria internacional.

"O Sr. Chowfla entra para o GMAC em uma ocasião de grande oportunidade e de mudanças no mercado de educação de gestão de graduados", disse Dina Dommett, futura chairwoman do Conselho do GMAC (julho de 2013) e diretora executiva dos Programas de Liderança da London Business School. "A globalização da educação de gestão é uma constante no entanto, hoje em dia, esta globalização está ocorrendo muito mais rapidamente e com a tecnologia tendo um papel ainda maior. A experiência do Sr. Chowfla como executivo de tecnologia, sua experiência internacional como gerente e líder, juntamente com o seu conhecimento dos mercados globais, são ideais para os desafios que o GMAC enfrenta, e espero trabalhar com ele A London Business School está comprometida em ajudar o GMAC a navegar este mercado em constantes mudanças e o Sr. Chowfla é perfeito para este trabalho".

Patrick J. Shooltz, chairman do comitê de busca do CEO para o GMAC, vice-presidente sênior e diretor regional do New Boston Fund, Inc., disse: "A seleção do Sr. Chowfla para liderar o GMAC é resultado de uma pesquisa que foi global desde o início. O GMAC teve muita sorte de atrair um grupo profundo e diversificado de concorrentes extremamente talentosos. Recebemos inscrições de mais de 100 candidatos extremamente qualificados e o comitê da pesquisa entrevistou muitos deles ao fazer a seleção. Acredito que o status do GMAC como líder do setor de avaliações, alcance global e atração de grandes organizações dinâmicas neste momento tão importante da sua história permitiram que o GMAC recrutasse este CEO tão estrelar, o Sr. Chowfla. Parabenizo o trabalho e a dedicação do comitê de pesquisa e todo o conselho por chegar a este resultado tão maravilhoso".

GMAC: O Graduate Management Admission Council (gmac.com) é uma organização sem fins lucrativos das principais faculdades de business e proprietária do teste Graduate Management Admission Test (teste GMAT), usado por mais de 5.800 programas educacionais de graduação de gestão em todo o mundo. A GMAC está baseada em Reston, Virgínia, e possui escritórios regionais em Londres, Nova Déli e Hong Kong. O teste GMAT -- o único teste padronizado criado especificamente para programas de graduação de business e gestão em todo o mundo -- está disponível em mais de 570 centros de teste em 110 países. Para mais informação sobre o teste GMAT, visite mba.com. Visite gmac.com/newscenter.

Biografia de Sangeet Chowfla: Sangeet Chowfla tem mais de 32 anos de experiência em Gestão de L/P, Gestão Geral, Gestão de Produtos, Desenvolvimento de Negócios Internacionais e investimento de Capital de Empreendimento na América do Norte, Europa, Ásia-Pacífico, Índia e Oriente Médio. Sua área particular de expertise é a gestão de empresas de alto crescimento, a criação de equipes de alta performance e a internacionalização dos negócios.

Mais recentemente, Sangeet foi EVP de Mercados Globais e CSO da Comviva Technologies nos últimos cinco anos. A Comviva é uma empresa de software de telecomunicações apoiada pela Bharti e Sequoia que oferece soluções de mensagens, conteúdo e serviço financeiro para operadoras móveis e bancos em mais de 80 países. Ele administrou as Unidades de Mercados (SAARC, África, MENA, LATAM, Europa/Américas) da empresa que lidam com os clientes, com responsabilidade de vendas/receita. Além da responsabilidade regional, ele também administrou as equipes das principais contas globais da FT, Vodafone, MTN, Tigo e Etisalat. Antes disso, o Sr. Sangeet administrou a unidade de Soluções Móveis da empresa composta de todas as unidades de negócios (mensagem, entretenimento, serviços financeiros e clientes dispositivos) com total responsabilidade de L/P. Ele estabeleceu as operações da Comviva na África e América Latina e liderou o seu impulso nos Serviços Financeiros Móveis. A Comviva é uma das três principais provedoras de soluções de serviço financeiro móvel e capacita marcas como Orange Money (France Telecom), Hello Money (Barclays), Tigo Cash (Millicom), e Wings (banco ANZ), dentre outras. Sangeet também liderou a aquisição e a integração da Jataayu Software. Durante o seu mandato, a receita geral da Comviva quadruplicou para aproximadamente $100 milhões, enquanto os negócios internacionais aumentou 12 vezes com uma base de clientes de 110 operadoras de celular em 85 países. Como CSO, ele foi o consultor do conselho sobre estratégias e direção de longo prazo. A Comviva foi vendida para a Tech Mahindra em 2012.

Antes disso, como sócio da Timeline Ventures em San Diego (2001-2006), o Sr. Sangeet foi investidor e membro do conselho de várias empresas de comunicações e software. Ele participou da aquisição e da virada da Del Mar Datatrac (software de hipotecas, vendida para a Fiserv). Ele foi observador do conselho e encarregado de dirigir a estratégia da empresa de lançamento no mercado. O Sr. Sangeet também foi o principal investidor e Chairman Executivo da Technocom (local celular, vendido parcialmente para a Kapsch TraffiCom). Ele liderou a rodada de financiamento Series A da empresa, montou o consórcio e estabeleceu os preços e termos. Após o financiamento, o Sr. Sangeet foi nomeado chairman executivo e consultor da equipe de gestão sobre a escalabilidade e aliança dos negócios. O Sr. Sangeet também liderou a rodada de financiamento Series C da Emagia (software para empresas), foi membro do conselho, e orientou pessoalmente o primeiro empresário/CEO.

No início da sua carreira, o Sr. Sangeet ocupou vários cargos de gestão na Hewlett-Packard Company durante 18 anos.

O Sr. Sangeet entrou para a HP como gerente de vendas do grupo de computadores no leste do Mediterrâneo em 1983 (de Atenas, Grécia) e foi essencial para o início das operações na Turquia e Egito. Quando a HP entrou para o setor de impressoras, o Sr. Sangeet mudou para a Alemanha para gerenciar o amplo canal de fornecedores de impressoras na Europa. O Sr. Sangeet mudou para Cingapura como VP de impressoras a armazenamento em massa na Ásia-Pacífico, um unidade que alcançou mais de $2 bilhões durante o seu mandato. Quando a HP decidiu abrir sua primeira divisão de impressoras fora dos EUA na Cingapura, o Sr. Sangeet foi nomeado gestor de marketing global desta unidade. Em 1995, o Sr. Sangeet mudou para San Diego, Califórnia, onde foi Vice-Presidente e Gerente-Geral da Inkjet Media Division da HP, que ele viu iniciar e alcançar $300 milhões em receita. Durante este período, o Sr. Sangeet atuou como gerente de participação da aliança HP/Kodak e liderou a venda da unidade de transparência para a 3M de mais de $200 milhões.

Um cidadão global, o Sr. Sangeet trabalhou e morou na Índia, Dubai, Grécia, Alemanha, Cingapura e Estados Unidos.

Contact Information



  • Contato:
    Rich D'Amato
    Vice-Presidente, Comunicações Globais
    GMAC
    +1(703) 668-9675
    rdamato@gmac.com