SOURCE: Number Resource Organization

Number Resource Organization

February 03, 2011 11:00 ET

Grupo gratuito de espaço de endereços IPv4 esgotado

Adoção do IPv6 em fase crítica

MONTEVIDEO, URUGUAY--(Marketwire - February 3, 2011) - A Number Resource Organization (NRO) divulgou hoje que o grupo gratuito de endereços IPv4 agora está todo esgotado. Segunda-feira, dia 31 de janeiro, a Internet Assigned Numbers Authority (IANA) alocou dois blocos de endereços IPv4 para a APNIC, o Regional Internet Registry (RIR - Registros Regionais da Internet) da região Ásia-Pacífico, que disparou uma política global para alocar o grupo IANA restante igualmente para os cinco RIRs. Hoje, a IANA alocou este grupo. Isto significa que não há nenhum endereço IPv4 disponível para alocação da IANA para os cinco RIRs.

A IANA atribui endereços IPv4 para os RIRs em blocos de 1/256 de todo o espaço de endereços IPv4. Cada bloco é conhecido como um "/8" ou"slash-8." Uma política global acordada pelas cinco comunidades RIR e ratificada em 2009 pela ICANN, a entidade internacional responsável pela função da IANA, determina que o grupo gratuito de IPv4 da IANA IPv4 usasse os cinco últimos blocos /8 e estes blocos foram distribuídos simultânea e igualmente entre os cinco RIRs.

"Este é um dia histórico para a Internet, e um dia esperado há muito tempo", disse Raúl Echeberría, Chairman da Number Resource Organization (NRO), a representante oficial dos cinco RIRs. "O futuro da Internet é o IPv6. Todos os interessados na Internet devem fazer o possível para acionar o IPv6".

"Isto é um verdadeiro marco para o desenvolvimento constante da Internet", disse Rod Beckstrom, Presidente e CEO da ICANN. "Ninguém foi pego de surpreso com com esta notícia, a comunidade técnica da Internet vem se preparando para o esgotamento do IPv4 já há algum tempo. Mas isto quer dizer que a adoção do IPv6 agora é de extrema importância para que a Internet continue a ter este fantástico crescimento e incentive a inovação global esperada".

O IPv6 é a "próxima geração" do Protocolo de Internet que oferece um espaço para endereço incrivelmente maior para que a Internet possa acompanhar o crescimento futuro. "Bilhões de pessoas em todo o mundo usam a Internet para tudo, desde enviar tweets até pagar contas. A transição do IPv6 para o IPv4 é uma oportunidade para a criação de aplicativos ainda mais inovadores sem o medo da falta dos endereços de IP essenciais para a Internet", disse a Vice-Presidente da IANA, Elise Gerich.

A adoção IPv6 agora é vital para todos os interessados na Internet. Os RIRs estão trabalhando com as operadoras locais, regionais e globais há mais de uma década para oferecer treinamento e consultoria sobre a adoção do IPv6 para garantir que todos estejam preparados para o esgotamento dos IPv4.

"Cada RIR receberá um /8 final da IANA, mais quaisquer endereços de IP disponíveis para distribuição. Dependendo das solicitações de espaços de endereços recebidas, isto pode durar de algumas semanas a muitos meses para cada RIR. É só uma questão de tempo para que os RIRs e os Internet Service Providers (ISPs) comecem a negar solicitações do espaço de endereço IPv4. A implantação do IPv6 agora é uma exigência e não uma opção", acrescentou Echeberría.

O espaço de endereço de IPv6 está disponível desde 1999. Acesse http://www.nro.net/ipv6/ para mais informação sobre o IPv6, ou o seu RIR local para informação sobre como obter um espaço de endereço.

Notas para os Editores
Number Resource Organization (NRO):

A Number Resource Organization (NRO) é o mecanismo de coordenação de cinco Regional Internet Registries (RIRs - Registros Regionais da Internet). Os RIRs -- AfriNIC, APNIC, ARIN, LACNIC e RIPE NCC -- garantem a distribuição justa e equitativa da numeração da Internet (endereços IPv6 e IPv4 e números de Autonomous System (AS - Sistemas Autônomos) nas suas respectivas regiões. A NRO existe para proteger os recursos de numeração de Internet não alocados, promover o processo de desenvolvimento da política aberta e de consenso, e proporcionar um único ponto de contato para a comunicação com os RIRs. Para mais informações sobre a NRO, acesse www.nro.net/media.

Regional Internet Registries (RIRs)

Os cinco Regional Internet Registries (RIRs - Registros Regionais da Internet) da NRO são organizações independentes sem fins lucrativos que dão suporte à infraestrutura da Internet com a coordenação técnica. A Internet Assigned Numbers Authority (IANA - Autoridade de Atribuição de Números de Internet) aloca blocos de endereços de IP e ASNs, mais conhecidos como numeração da Internet, para os RIRs que, por sua vez, os distribui para os usuários de regiões específicas. As organizações que recebem os números diretamente dos RIRs são os Internet Service Providers (ISPs - Provedores de Serviço de Internet), organizações de telecomunicações, grandes corporações, governos, instituições acadêmicas, pessoas com interesse no setor e os usuários finais.

O modelo RIR de participação aberta e transparente tem tido sucesso em atender às rápidas mudanças do ambiente da Internet. Cada RIR promove uma ou duas reuniões abertas ao ano, e facilita discussões online com a comunidade para permitir a troca aberta de ideias da comunidade técnica, do setor de negócios, sociedade civil e regulamentadores governamentais.

Os cinco RIRs são:

Contact Information