SOURCE: Solomon R. Guggenheim Foundation

October 01, 2010 10:05 ET

Guggenheim Foundation e BMW Group Anunciam o Lançamento de uma Nova Iniciativa Global -- BMW Guggenheim Lab

Programa de seis anos de laboratórios itinerantes para experiencias urbanas e programas públicos -- Primeiro laboratório a ser inaugurado na América do Norte em 2011, inicia uma jornada de dois anos a cidades de todo o mundo -- Atelier Bow-Wow (Tóquio) e Sulki & Min (Seul) respetivamente nomeados arquiteto e designer gráfico do primeiro BMW Guggenheim Lab

NOVA IORQUE, EUA--(Marketwire - October 1, 2010) - Richard Armstrong, Diretor do Solomon R. Guggenheim Foundation and Museum, e Frank-Peter Arndt, Membro do Conselho da BMW AG, anunciou hoje uma colaboração de longo prazo das atividades deste programa com a duração de seis anos, que atrairá pessoas de todas as cidades do mundo e inspirará a criação de novos conceitos e design para a vida urbana. A iniciativa atrairá uma nova geração de líderes em arquitetura, artes, ciências, design, tecnologia e educação que abordará desafios nas cidades do futuro tendo em conta as realidades da cidade contemporânea.

O BMW Guggenheim Lab será uma estrutura móvel que viajará de cidade em cidade reunindo pensadores ambiciosos de todo o mundo e será um local público para o compartilhar de ideias e soluções práticas dos principais problemas que afetam a vida urbana. Serão três os BMW Guggenheim Labs, cada um com a sua própria equipa de arquiteto, designer gráfico e tema, cada um deles viajando por três principais cidades do mundo. Os BMW Guggenheim Labs viajarão em ciclos separados de dois anos consecutivos, durante o período total do projeto de seis anos.

Em cada cidade, uma equipa multidisciplinar será constituída por quatro membros do BMW Guggenheim Lab, esta por sua vez é composta de profissionais em início e meio de carreira reconhecidos como líderes emergentes nas suas áreas. Estes irão desenvolver novos conceitos e design sobre um tema específico, em colaboração com os funcionários do Guggenheim, que irão desenvolver programas e eventos para o BMW Guggenheim Lab. Os membros da Equipa BMW Guggenheim Lab serão nomeados por um Comité Consultor, composto de especialistas internacionalmente reconhecidos nas áreas de artística, académica e científica. O primeiro BMW Guggenheim Lab terá as dimensões de cerca de 500 metros quadrados e será instalado a meados de 2011 na América do Norte, onde apresentará a sua programação até ao final de 2011 antes de iniciar a tourné pelas cidades da Europa e Ásia. Serão realizados nos vários locais, workshops, debates, espectáculos e reuniões formais e informais que ligarão o BMW Guggenheim Lab com a vida diária da cidade. Este laboratório também apresentará as respostas elaboradas pelos membros da Equipa BMW Guggenheim Lab tendo como primeiro tema: Confrontando o Conforto: a Cidade e Você "Confronting Comfort: The City and You".

No final de cada ciclo de três cidades, uma exposição será apresentada no Solomon R. Guggenheim Museum em Nova Iorque, explorando os problemas que foram abordados nos diferentes locais e desenvolvidos pelos BMW Guggenheim Lab.

A empresa de arquitetura de Tóquio, Atelier Bow-Wow, foi contratada para fazer o design do primeiro BMW Guggenheim Lab e a firma de Seul Sulki & Min será autor do design da sua identidade gráfica.

"A nossa colaboração com a BMW reúne três tipos de especialistas -- um museu internacional, firmas internacionais de design e talentos emergentes de diversas áreas -- para um projeto de pesquisa e desenvolvimento de quase ilimitado potencial", disse Richard Armstrong. "Estamos gratos à BMW pela sua colaboração neste projeto de aventura e muito respeitamos a dedicação de longa data da empresa para com o design, arquitetura e as artes".

"Há quase 40 anos, o Grupo BMW iniciou e participou em muitas colaborações culturais e internacionais. Para nós, um compromisso sustentável no setor cultural é estar ciente da nossa responsabilidade social e ao mesmo tempo, preservar a liberdade criativa dos nossos parceiros", disse Frank-Peter Arndt.

O curador do projeto BMW Guggenheim Lab é David van der Leer, Curador Assistente de Arquitetura e Design com a aduja de Maria Nicanor, Curadora Assistente do Solomon R. Guggenheim Museum. Serão divulgados nos próximos meses as cidades participantes, o Comité Consultor e os membros da Equipa BMW Guggenheim Lab, assim como a programação e o design do primeiro BMW Guggenheim Lab.

Para ver a conferência no dia 1 de Outubro de 2010 no Solomon R. Guggenheim Museum em Nova Iorque, do BMW Guggenheim Lab: www.guggenheim.org/livepressconference.

Para notas de imprensa: www.guggenheim.org/new-york/press-room/releases/press-kits.

Para imagens de publicidade: www.guggenheim.org/new-york/press-room/press-images

Usar ID (ID de usuário) = photoservice, Password (Senha) = presspass

Contact Information