SOURCE: YouTube

June 14, 2010 10:53 ET

Guggenheim Museum e YouTube lançam o Vídeo online mais criativo do mundo

apresentado em colaboração com a HP -- YouTube Play. A Biennial of Creative Video -- Júri ilustre irá selecionar vídeos da comunidade global do YouTube a serem apresentados nos museus Guggenheim em todo o mundo em 21 de outubro de 2010

NOVA YORK, NY e SAN BRUNO, CA--(Marketwire - June 14, 2010) - A Solomon R. Guggenheim Foundation, juntamente com o YouTube, a maior comunidade online de vídeo do mundo, anunciaram hoje o lançamento do YouTube Play. A Biennial of Creative Video. Uma colaboração com a HP, o YouTube Play foi criado para descobrir e divulgar o talento mais excepcional já existente da área de vídeos online. Aberto à comunidade online global, o YouTube Play é a busca internacional mais inclusiva de um novo vídeo criativo. Um júri de experts, composto de figuras célebres do mundo da arte, design, filme e entretenimento, selecionará até 20 vídeos recebidos de todo o mundo para ser apresentados no Solomon R. Guggenheim Museum em 21 de outubro de 2010, com apresentações simultâneas nos museus Guggenheim em Berlim, Bilbao e Veneza. Os trabalhos também serão disponibilizados para um público mundial no canal especial do YouTube Play no youtube.com/play.

"Guggenheim, YouTube e HP compartilham da mesma visão de que um vídeo criativo online é uma das oportunidades mais atraentes e inovadoras para a expressão pessoal de hoje", disse Richard Armstrong, Diretor da Fundação e do Museu Solomon R. Guggenheim. "A equipe do projeto se reuniu para inspirar e incentivar a criação e a celebração desta forma de arte. O YouTube Play mostra que isto está ao alcance que qualquer pessoa que use um computador e que tenha acesso à Internet".

"Com esta iniciativa global online, não estamos buscando somente o que é 'agora', também buscamos o 'que vem depois', disse Nancy Spector, vice-diretora e curadora-geral da Guggenheim Foundation. "Nas últimas duas décadas, houve uma mudança no paradigma da cultura visual. A imagem em movimento foi totalmente absorvida pelas práticas artísticas contemporâneas e agora estamos vendo o poder da Internet para catalisar e difundir novas formas de mídia digital, incluindo de vídeo online. Este projeto de colaboração do YouTube com a HP, irá destacar alguns dos trabalhos mais inovadores sendo produzidos hoje e irá aproveitar a dedicação da Guggenheim para com a nova mídia".

"O YouTube redefiniu a cultura da mídia ao alterar a forma como o mundo cria, distribui e assiste vídeos", disse Ed Sanders, Gerente Sênior de Marketing Manager do YouTube. "Com a colaboração do Guggenheim com a HP, queremos reconhecer e celebrar a originalidade e a inovação da nossa vasta comunidade de criadores de cada canto do mundo e elevar o vídeo criativo a uma nova forma de arte".

"O poder do YouTube e a reputação do Guggenheim criam o palco perfeito para a expressão artística possível em PCs", disse Tracey Trachta, Diretora de Iniciativas de Comunicação de Marketing do Grupo de Sistemas Pessoais da HP. "A HP é movida pela imaginação dos artistas digitais e queremos incentivar a criação, compartilhamento e apreciação do vídeo online como uma forma de arte".

Upload do Vídeo Criativo
O objetivo deste projeto inédito é descobrir e celebrar o trabalho que expande a noção do que o vídeo pode ser. Os trabalhos podem incluir qualquer forma de vídeo criativo, incluindo arte, animação gráfico de movimento, trabalhos narrados e não narrados, ou formas de arte completamente novas. O YouTube Play espera atrair vídeos inovadores, originais e surpreendentes de todo o mundo, independentemente do gênero, técnica, background ou orçamento. Os participantes podem ser estudantes de arte ou cineastas amadores, e profissionais de criação.

Para ajudar os criadores de vídeos gerar os melhores argumentos possíveis, o canal YouTube Play postará tutoriais HP Make com técnicas de edição, som e outras técnicas de vídeo.

Processo de Seleção
O prazo para o envio dos vídeos é 31 de julho de 2010, às 12h00, horário da costa oeste dos EUA, 15h00, horário da costa leste dos EUA. O Guggenheim irá escolher até 200 vídeos que poderão ser acessados no canal YouTube Play no youtube.com/play. Dos 200, até 20 vídeos serão selecionados pelo júri de experts, composto de célebres artistas, cineastas, designers e músicos, que serão exibidos no Guggenheim Museum de Nova York durante um evento especial no dia 21 de outubro de 2010.

Solomon R. Guggenheim Foundation
Fundada em 1937, a Solomon R. Guggenheim Foundation se dedica a promover o entendimento e a apreciação da arte, principalmente a moderna e a contemporânea, através de exposições, programas educativos, iniciativas de pesquisas e publicações. Em 2013, o Guggenheim Abu Dhabi, um museu de arte moderna e contemporânea de 452.000 pés quadrados projetado por Frank Gehry, será inaugurado na Ilha Saadiyat, próxima a ilha principal da cidade de Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos.

YouTube
O YouTube é a maior comunidade de vídeo online do mundo que permite que milhões de pessoas descubram, assistam e compartilhem vídeos criados originalmente. O YouTube oferece um fórum onde as pessoas podem se conectar, informar e inspirar outras pessoas de todo o mundo e atua como uma plataforma de distribuição para criadores de conteúdo original e grandes e pequenos anunciantes. YouTube, LLC é de San Bruno, Califórnia, e é uma subsidiária do Google Inc.

HP
HP cria novas possibilidades para que a tecnologia tenha um impacto significativo sobre as pessoas, empresas, governos e sociedade. A maior empresa de tecnologia do mundo, a HP reúne um portfólio de impressão, computação pessoal, software, serviços e infraestrutura de IT para resolver os problemas dos clientes. Para mais informações sobre a HP, acesse hp.com.

Contact Information