SOURCE: Hansen Medical, Inc.

May 01, 2007 10:17 ET

Hansen Medical Anuncia Acordos Conjuntos de Desenvolvimento e Comercialização com a St. Jude Medical Tendo em Vista os Procedimentos Eletrofisiológicos

Colaboração Integrará a Navegação por Catéter Robótico e a Principal Tecnologia de Mapeamento Cardíaco para Possibilitar a Solução em EP Integrada

MOUNTAIN VIEW, CA -- (MARKET WIRE) -- May 1, 2007 -- A Hansen Medical, Inc. (NASDAQ: HNSN), uma desenvolvedora de tecnologia robótica que busca a precisão em controles 3D para o movimento de catéter durante procedimentos cardíacos, anunciou hoje a sua presença em contratos de desenvolvimento e comercialização conjuntos com a St. Jude Medical of St. Paul, Minn., líder mundial em tecnologia eletrofisiológica (EP), para integrar tecnologias de seus Sensei(TM) Robotic Catheter System e Artisan(TM) Control Catheter ao EnSite(TM) System da St. Jude Medical.

A primeira geração da plataforma de robôs da Hansen Medical foi projetada para permitir que os médicos coloquem catéteres de mapeamento em locais anatônomicos de difícil alcance dentro do coração com mais facilidade, precisão e estabilidade muito maior se comparada com a técnica manual existente. O Sensei Robotic Catheter System recebeu a marca CE na Europa, e o Artisan Control Catheter tem a sua aprovação CE pendente no momento. Além disso, a liberação do Sensei System está pendente na Food & Drug Administration (FDA) norte-americana.

O sistema EnSite é uma tecnologia com base em computador vendida mundialmente que facilita os procedimentos de EP com a criação de amostras gráficas em 3D e em tempo real ou mapas das estruturas e arritmias cardíacas. Esses mapas foram criados para oferecer as orientações visuais necessárias para navegar os catéteres usados durante os procedimentos de EP. Anteriormente, tecnologias de duas dimensões como, por exemplo, a fluoroscopia ou o ultrasom, eram usadas para ajudar os médicos a guiar os catéteres pelo coração, um espaço tridimensional. A combinação das tecnologias Sensei e EnSite tem o objetivo de propiciar aos médicos uma visualização em 3D, que aumentará sua capacidade de deslocar um catéter com confiança dentro do coração, bem como aumentar ainda mais o controle sobre a colocação do catéter em locais específicos.

"Esse contrato de desenvolvimento conjunto facilita um nível avançado de integração do sistema Sensei com uma das tecnologias de mapeamento em 3D líderes de mercado em EP", disse Frederic Moll, M.D., fundador e CEO da Hansen Medical. "A integração entre o catéter Artisan e o mapa em 3D do EnSite System dará aos médicos a possibilidade de movimentar o catéter com liberdade e precisão e, ao mesmo tempo, ver, em três dimensões, a localização do catéter dentro do coração. Trata-se de um passo importante na direção da obtenção da automação dos procedimentos de EP, que nós acreditamos ser a chave para que médicos com diferentes níveis de conhecimento possam tratar arritmias cardíacas complexas com mais eficiência e segurança.

"Assim que recebermos a liberação regulatória, a St Jude Medical firmará uma parceria com a Hansen Medical na comercialização de soluções integradas para eletrofisiologistas e a liberação de sistemas Sensei em contas que serão reconhecidas como sendo de líderes no campo da administração da ritmia cardíaca. Isso aumentará a nossa força de vendas já existente de maneira muito intensiva e avançada", continuou o Dr. Moll.

O sistema Sensei é adaptável a todas as salas de procedimentos de EP existentes, e a estação de trabalho móvel pode ser colocada à distância da radiação direta. Além de diminuir a fadiga do operador, a colocação remota da estação de trabalho cria uma proteção virtual para os médicos contra a radiação prejudicial durante os procedimentos de EP à base de catéter.

O EnSite System é usado por médicos clínicos de EP durante procedimentos de EP para criar modelos da anatomia cardíaca de seus pacientes e, em seguida, visualizar os catéteres usados nesses procedimentos enquanto eles chegam aos destinos anatômicos mais críticos. O sistema obtém e organiza os dados de ativação e tensão da superfície interna do coração, o que permite aos médicos visualizar arritmias no modelo em 3D e determinar com mais facilidade uma estratégia de tratamento.

"Esse acordo permite que ambas as empresas demonstrem sua força conjunta de plena integração dos recursos do Sensei e do Ensite System", disse Jane Song, presidente da Divisão de Fibrilação Átria da St. Jude Medical. "A St. Jude Medical espera trabalhar de maneira conjunta com a Hansen Medical para integrar as tecnologias das duas empresas e desenvolver ainda mais essa abordagem inovadora a respeito de como os médicos realizam os procedimentos de EP complexos hoje e no futuro."

Os acordos de desenvolvimento e de comercialização conjuntos entre a St. Jude Medical e a Hansen Medical são válidos por dois anos. De acordo com os termos do acordo de desenvolvimento conjunto, a St. Jude Medical e a Hansen Medical desenvolverão tecnologias exclusivas que possibilitarão a integração entre o Sensei e o Ensite System. Já de acordo com os termos do acordo de comercialização conjunta, a St. Jude Medical tem direitos de comercialização do Sensei System e em conjunto com os produtos da St. Jude Medical destinados a contas de EP.

Sobre a Hansen Medical

A Hansen Medical, com sede em Mountain View, na Califórnia, fui fundada em 2002 para desenvolver produtos e tecnologias que usam a robótica no posicionamento, na manipulação e no controle estável dos catéteres, além de tecnologias com base em catéteres. O sistema Sensei está sob a revisão da FDA para obter a liberação referente à orientação de catéteres destinados a mapear a anatomia cardíaca. Mais informações disponíveis em www.hansenmedical.com.

Este press release contém declarações de intenções futuras que estão sujeitas a inúmeros riscos e incertezas, inclusive declarações a respeito dos nossos resultados em termos de desenvolvimento clínico e da possibilidade da FDA considerá-los suficientes e apropriados para que haja a liberação 510(k), além do prazo de antecipação da nossa marca CE para o catéter Artisan, o lançamento comercial na UE e a possibilidade de sucesso em nossos acordos com a St. Jude Medical. Os resultados reais podem ser materialmente diferentes dos estabelecidos previamente neste press release por conta de riscos e incertezas inerentes aos nossos negócios, inclusive possíveis problemas de segurança; o escopo do possível uso dos nossos produtos; o escopo e a validade dos direitos intelectuais aplicáveis aos nossos produtos; a concorrência com outras empresas; a nossa capacidade de obter financiamento adicional para dar continuidade a nossas operações; nossa possibilidade de lançar e comercializar com sucesso o nosso produto e os demais riscos detalhados na seção "Risk Factors" do nosso Relatório Anual no Formulário 10-K. Não assumimos nenhum tipo de obrigação em rever ou atualizar as informações aqui contidas a fim de refletir eventos ou circunstâncias futuras, mesmo que essas novas informações sejam disponibilizadas.

A Hansen Medical tem requerimentos pendentes para as marcas registradas de "Hansen Medical", "Sensei", "Artisan", "Hansen Artisan", bem como para o logotipo da Hansen Medical "heart design".

Contact Information