SOURCE: Harvard Business School

October 14, 2010 20:58 ET

Harvard Business School recebe presente de $50 milhões da Tata Trusts and Companies

Maior doação internacional para escola suporta novo prédio educacional executivo

BOSTON, MA--(Marketwire - October 14, 2010) - Harvard Business School recebeu um presente de $50 milhões da Tata Companies, do Sir Dorabji Tata Trust, e do Tata Education and Development Trust, entidades filantrópicas do Tata Group da Índia. Um conglomerado fundado em 1868, o Tata Group é proprietário de 28 empresas públicas de sete setores comerciais com uma capitalização de mercado conjunta de $80 bilhões.

O presente, o maior de uma doadora internacional da história de 102 anos da Faculdade, financiará um novo prédio acadêmico e residencial no campo da HBS em Boston para os participantes dos programas de Educação Executiva do vasto portfólio da Faculdade. A Faculdade pretende iniciar a construção do prédio que terá o nome de to Tata Hall, em meados do ano que vem.

Ratan Tata, o Chairman da Tata Sons Ltd. desde 1991, foi aluno do Advanced Management Program da Faculdade -- um dos programas de liderança mais compreensivos da HBS Executive Education -- em 1975. Ele recebeu a mais alta honra da Faculdade, o Alumni Achievement Award, em 1995.

"A Harvard Business School é um lugar proeminente para a exposição do melhor modo de pensar do mundo em gestão e liderança, e é com prazer que anunciamos que este presente dará suporte à missão educacional da Faculdade de moldar a próxima geração de líderes de negócios globais", disse o Sr. Tata.

O Presidente Drew Gilpin Faust acrescentou: "Ratan Tata conhece as oportunidades educacionais transformadoras oferecidas pelos programas de Educação Executiva da Harvard Business School. Graças a este presente generoso, a HBS pode ampliar sua oferta já rica de Educação Executiva, aprofundar sua conexão com líderes no país e em todo o mundo".

O decano da Harvard Business School, Nitin Nohria, expressou seu profundo agradecimento pela extraordinária generosidade do Tata Group. "Este é um presente histórico de parte de uma organização renomada conhecida por seu substancial impacto econômico, cívico e filantrópico. O Tata Group é amplamente respeitado por sua integridade e inovação na Índia -- onde produziu o seu primeiro carro nativo e o automóvel de $2.000, Tata Nano -- mas também em diversas linhas de negócios em vários continentes, desde carros e hotéis e chá, até a tecnologia da informação", disse Nohria.

O Prefeito de Boston, Thomas M. Menino, que, juntamente com o Sr. Tata e o Decano Nohria, participou do anúncio no campo da HBS, disse que a generosidade do Sr. Tata terá um impacto global. "O presente do Sr. Tata criará empregos aqui mesmo em Boston, e os executivos que estudam na HBS serão os embaixadores desta nossa cidade verdadeiramente internacional".

Em 1945, a Harvard Business School lançou o Advanced Management Program, o primeiro programa de Educação Executiva do mundo. Atualmente, mais de 9.000 líderes de negócios de todo o mundo se inscrevem nos programas de Educação Executiva da HBS e em outros locais fora do campo a cada ano, participando de uma ampla variedade de programas compreensivos, focados e personalizados. Agora, mais de 50 porcento dos participantes são de fora dos EUA e se inscrevem em mais de 75 programas abertos de Educação Executiva e mais de 60 programas personalizados.

Ratan Tata foi nomeado um dos 30 CEOs mais respeitados do mundo pela revista Barron em 2007, o mesmo ano em que o Tata Group recebeu o Carnegie Medal of Philanthropy. Em 2008, ele foi nomeado uma das 100 Pessoas mais Influentes pela revista Time. Ele recebeu vários diplomas honorários, bem como o mais elevado prêmio civil da Índia, o Padma Vibhushan.

Tata se formou em arquitetura pela Cornell University em 1962. Ele trabalhou durante um curto período na firma Jones and Emmons em Los Angeles antes de voltar para a Índia no final de 1962 para entrar para o Tata Group. Após trabalhar em várias empresas, ele foi nomeado diretor-responsável da The National Radio and Electronics Company em 1971. Em 1981 ele foi nomeado chairman da Tata Industries e, em 1991 foi nomeado chairman da Tata Sons, a empresa promotora do Tata Group. Durante o seu mandato, a receita do grupo aumentou quase doze vezes.

Harvard Business School:
Fundada em 1908 como parte da Harvard University, A Harvard Business School está localizada em um campo de 40 acres em Boston. Seu corpo docente de mais de 200 pessoas oferece programas em tempo integral que levam às graduações de M.B.A. e de doutorado, e a mais de 75 programas educacionais executivos abertos e personalizados. Durante um século, o corpo docente da HBS aproveitou a pesquisa, sua experiência com trabalho com organizações em todo o mundo, e a sua paixão pelo ensino para educar os líderes que moldaram a prática dos negócios e empresariado em todo o mundo.

Tata Group:

O Tata Group opera em sete setores comerciais: comunicação e tecnologia da informação, engenharia, materiais, serviços, energia, produtos de consumo, e produtos químicos. Eles operam principalmente na Índia e têm vastas operações internacionais. A receita conjunta das empresas Tata foi de $67,4 bilhões (cerca de Rs 319.534 crores) em 2009-10, com 57 porcento provenientes de negócios fora da Índia. As empresas Tata empregam cerca de 395.000 pessoas em todo o mundo. Tata é um nome respeitado na Índia há 140 anos por sua forte adesão aos fortes valores e ética nos negócios. Toda empresa da Tata opera independentemente. Cada uma das empresas tem o seu próprio conselho diretor e acionistas aos quais aos quais elas respondem. São 28 empresas públicas da Tata com uma capitalização de mercado total de $80 bilhões e uma base acionária de 3,5 milhões. As principais empresas Tata são: Tata Steel, Tata Motors, Tata Consultancy Services (TCS), Tata Power, Tata Chemicals, Tata Global Beverages, Indian Hotels, Titan Industries, e Tata Communications.

Biografia corporativa de Ratan Tata: http://www.tata.com/aboutus/articles/inside.aspx?artid=uBZjT+/ooH8=

Contact Information


  • Contato:
    Brian Kenny
    Diretor de Marketing e Comunicacoes
    Harvard Business School
    617-495-6155