SOURCE: Denis O'Brien

January 11, 2011 21:58 ET

Histórico Mercado do Ferro (Le Marche en Fer) reconstruído apenas um ano após o terremoto que o devastou

Primeiro projeto de prédio público a ser concluído no Haiti iniciado e financiado por Denis O'Brien

PORT-AU-PRINCE, HAITI--(Marketwire - January 11, 2011) - O primeiro prédio público a ser totalmente restaurado desde o terremoto devastador de 12 de janeiro do ano passado, o Mercado de Ferro de Porto-Príncipe -- que foi dizimado pelo terremoto -- foi reconstruído e estará aberto dentro de alguns dias. Todo o projeto de reconstrução foi concluído em apenas 11 meses.

A abertura oficial do prédio reconstruído foi realizada em Porto-Príncipe hoje em uma cerimônia realizada pelo ex-Presidente Bill Clinton, o Prefeito de Porto-Príncipe, Muscadin Jean-Yves Jason, Daniel Elie da ISPAN e dois vendedores do Mercado de Ferro, Christophe Loge e Myrtha Sanon.

Dizimado por um incêndio em 2008 e pelo terremoto de 2010, o Mercado de Ferro foi construído nos anos 1890s em Paris. Construído originalmente para ser uma estação do Cairo foi comprado pelo presidente do Haiti Florvil Hyppolite quando a negociação com o Egito não foi adiante.

O projeto de reconstrução foi financiado e iniciado pessoalmente por Denis e Catherine O'Brien com o valor de US$12 milhões. Denis O'Brien é Chairman do Digicel Group.

Estima-se que mais de 900 comerciantes irão utilizar o novo prédio para vender objetos de arte e artesanato, frutas e legumes, produtos secos e de beleza -- muitas das barracas estavam no Mercado de Ferro há anos antes do terremoto do ano passado que matou milhares de pessoas em Porto-Príncipe.

O ex-Presidente Bill Clinton disse: "Denis O'Brien tem sido um catalisador de muitas coisas boas que têm acontecido no Haiti, antes e depois do terremoto. Desde o ano passado, ele tem sido o facilitador da Haiti Action Network (Rede de Ação no Haiti) da nossa Clinton Global Initiative (Iniciativa Global Clinton) e, até hoje, os membros da CGI já prometeram mais de $224 milhões desde o terremoto. Estou muito feliz de estar aqui hoje na abertura do Mercado de Ferro que é um símbolo cultural, econômico e social do Haiti".

Denis O'Brien comentou: "Uma colmeia de atividade econômica, um lugar onde homens e mulheres empreendedores se encontram, a engrenagem econômica para muitas famílias -- o Mercado de Ferro é importante como uma entidade social e econômica e como local de comércio".

Ele continua: "O projeto de reconstrução do Mercado de Ferro ao seu estado de glória é mais abrangente do que uma simples conquista arquitetônica. Ele é um símbolo importante da recuperação da devastação do país e uma janela para um futuro mais brilhante para o povo do Haiti. Gostaria de agradecer às muitas pessoas maravilhosas que ajudaram a tornar nossos sonhos e visões uma realidade, e ao Prefeito de Porto-Príncipe, Muscadin Jean-Yves Jason e Daniel Elie da ISPAN pelo seu incrível suporte".

Apesar dos graves obstáculos encontrados durante o projeto -- a estação de chuvas, a epidemia de cólera e uma tempestade tropical interromperam o trabalho no local durante 20 dias e o solo ficou tão arenoso que foi necessário um aterramento para atender aos requisitos da fundação da obra -- a equipe conseguiu finalizar o projeto na hora certa.

Foram utilizados trabalhadores, materiais e outros serviços locais sempre que possível no projeto de reconstrução e em uma determinada etapa o número de trabalhadores chegou a ser 750.

Em termos de projeto, os azulejos de cerâmica do telhado icônico da Torre do Relógio foram fabricados pelo fabricante dos azulejos originais de 1891 na França e a energia do novo Mercado de Ferro será fornecida por 533 painéis solares -- a maior instalação solar do Caribe.

O grande trabalho de alvenaria exigido por outros projetos na capital do Haiti -- incluindo a reconstrução de casas, outros prédios e estradas -- causou uma séria escassez de concreto no país. A escassez foi causada principalmente pela falta de areia no rio. Isto atrasou a construção da fundação do Mercado Norte em semanas mas não afetou o cronograma geral do projeto.

O parapeito da parede do Mercado Norte é construído totalmente de tijolos comprados localmente que foram reciclados dos prédios danificados e destruídos pelo terremoto. Os tijolos da paredes da Torre do Relógio são de estrutura original construída na França. A Torre do Relógio foi desfeita tijolo por tijolo.

Com os relógios danificados sem possibilidade de conserto, sem nenhuma peça sobrando e com o mostrador de porcelana rachado, a única solução foi a criação de relógios visualmente idênticos com mostrador e ponteiros iguais ao original. O novo relógio, no entanto, é uma peça moderna com luz de fundo que pode ser visto à noite.

Dizimado por um incêndio e um terremoto, o Mercado do Ferro de Porto-Príncipe foi restaurado como um marco cultural, histórico e arquitetônico do Haiti.

Denis O'Brien

Denis O'Brien é Chairman do Digicel Group privado, uma das operadoras móveis de crescimento mais rápido do mundo.

Denis fundou a Digicel em 2001 quando a empresa lançou um serviço de telefone celular GSM no Caribe. Digicel ampliou suas operações em 32 mercados com mais de 11 milhões de assinantes no Caribe, América Central e regiões do Pacífico.

Ele é um dos principais empresários da Irlanda com vastos investimentos em vários setores, incluindo telecomunicações, rádio, mídia, imóveis, lease de aeronaves, golfe e outros interesses de lazer. Ele também fundou o Communicorp Group que é proprietário e gerente de um portfólio de empresas de mídia e de transmissão da Irlanda e outros oito países europeus.

Denis fundou o Esat Telecom Group plc que foi desenvolvido durante os anos 1990 até a sua venda para a British Telecom plc por EUR 2,4 bilhões.

Fora dos seus vastos interesses de negócios, ele dirigiu os Jogos Olímpicos Especiais de Verão Mundial em 2003 na Irlanda. Foi a primeira vez que os Jogos de Verão foram realizados fora dos EUA com equipes de 160 países e mais de 30.000 voluntários. Os Jogos de Verão de 2003 foram os jogos de maior sucesso da história dos Jogos Olímpicos Especiais de Verão do Mundo.

Além disso, ele é Chairman e Co-Fundador da Frontline, a Fundação Internacional para a Proteção dos Defensores dos Direitos Humanos. Baseada em Dublin, a Frontline trabalha para garantir que os padrões da Declaração da ONU dos Defensores dos Direitos Humanos, adotados em 1998, sejam divulgados, respeitados e aplicados em todo o mundo. O trabalho da Frontline é de pesquisa, defesa, comunicação/assistência técnica e evacuação de emergência dos ativistas dos direitos humanos.

Em 2000, Denis criou a The Iris O'Brien Foundation para identificar e auxiliar os projetos na Irlanda e em outros países para ajudar as comunidades carentes e é Diretor da Concern Worldwide.

Em 2010, e foi nomeado Embaixador da Boa Vontade da cidade de Porto-Príncipe pelo Prefeito da cidade em reconhecimento ao seu trabalho de reconstrução do Haiti e por atrair investimento internacional direto após o devastador terremoto de 12 de janeiro do ano passado. A Digicel é o maior investidor individual do Haiti.

Ele também foi nomeado para a Comissão de Transmissão do Desenvolvimento Digital.

Denis é formado pela University College Dublin e fez MBA no Boston College.

Contact Information