SOURCE: International Mission for Monitoring Haitian Elections

April 19, 2006 11:32 ET

IMMHE Desloca mais de 130 Observadores em todos os Departamentos do Haiti para Monitorar as Eleições do 21 de Abril

PORTO PRÍNCIPE, HAITI -- (MARKET WIRE) -- April 19, 2006 -- Desde a sua chegada no Haiti, no sábado, dia 15 abril, mais de 130 observadores de curta estada da Missão Internacional de Monitoramento das Eleições no Haiti (IMMHE) e 20 observadores de longa estada, que estão no país desde o mês de setembro, agora foram deslocados para 10 departamentos do Haiti para cobrir as eleições legislativas e do Senado Federal da sexta-feira. A IMMHE representa o maior contingente de observadores internacionais no Haiti.

Na chegada a Porto Príncipe, esses observadores de curta estada vindos do Canadá, de países da CARICOM e do Japão receberam treinamento intensivo abordando todos os aspectos de sua missão em campo. O programa incluiu a revisão das diretrizes para a avaliação dos procedimentos eleitorais referentes ao segundo turno das eleições nacionais, bem como o reinício do primeiro turno das eleições para o Senado Federal no Departamento Nordeste e para os cargos legislativos em 14 distritos.

A IMMHE tem a função de observar e monitorar todo o processo das eleições presidenciais, legislativas e municipais. Ela é liderada por um Comitê Orientador composto por órgãos de comitês eleitorais de oito países: Brasil, Canadá, Chile, República Dominicana, Jamaica, México, Panamá e Estados Unidos. O Comitê é chefiado pelo Sr. Jean-Pierre Kingsley, Diretor Geral de Eleições do Canadá.

Desde o último mês de agosto, a IMMHE contou com o suporte dado por uma equipe de especialistas e observadores de longa estada, que permitiram à Missão organizar tudo de forma a desempenhar a sua função. "Graças a essa contribuição e a esse conhecimento, conseguimos publicar recentemente um relatório de avaliação complementar a respeito das eleições do dia 7 de fevereiro", disse o Sr. Kingsley.

"Esse relatório contém um número específico de recomendações destinadas a aperfeiçoar o processo eleitoral para o segundo turno. Muitas dessas recomendações foram implementadas pelo Comitê Eleitoral Provisório (CEP). Agora, com a chegada e a implantação desse grupo formado por observadores de curta estada, estamos entrando em outra fase crucial da observação e do monitoramento do processo eleitoral no país."

A IMMHE está colocando seus observadores de curta estada à disposição para consultorias de outras missões internacionais, inclusive da IFES, da União Européia e da La Francophonie, com o objetivo de assegurar a maior cobertura possível em todo o país. Os observadores da IMMHE visitarão vários centros de votação em todos os departamentos do Haiti a fim de monitorarem a abertura das urnas, o processo de votação, a contagem e a apuração dos votos, além da divulgação dos resultados.

Eles são totalmente isentos e não intervêm no processo eleitoral.

Nas próximas semanas, a IMMHE publicará outros relatórios, inclusive um referente às eleições do dia 21 de abril, bem como um amplo relatório final ao término de sua missão no Haiti.

Contact Information



  • Contatos:
    Missão Internacional de Monitoramento das Eleições no Haiti
    Jasmine Vendredi
    Atendimento à Imprensa
    (509) 414-4778

    Robert B. Lussier
    Consultor, Relações com a Mídia Internacional
    (509) 455-0826
    www.mieeh-immhe.ca