SOURCE: International Diabetes Federation (IDF)

International Diabetes Federation (IDF)

November 14, 2011 08:00 ET

Incidência de diabetes aumenta mas os gastos com saúde permanecem baixos

Somente 4,5% dos gastos globais com diabetes são atribuídos as Américas Sul e Central

BRUSSELS, BELGIUM--(Marketwire - Nov 14, 2011) - O Dia Mundial do Diabetes em 2011 marca o lançamento da quinta edição do Atlas de Diabetes da International Diabetes Federation (IDF - Federação Internacional de Diabetes). Novos dados indicam que o número de pessoas com diabetes deve passar de 366 milhões em 2011 para 552 milhões até 2030. Nas Américas do Sul e Central 25,1 milhões de pessoas vivem com diabetes. Devido à constante urbanização e à mudança na idade da população, o número deve aumentar cerca de 60% até 2030. Apesar disso, a região continua a gastar apenas USD 20,8 bilhões, 4,5% dos gastos globais com diabetes.

O Brasil tem o maior número de pessoas que vivem com diabetes, 12,4 milhões, seguido da Colômbia, Venezuela e Argentina. A IDF também estima que 11,2 pessoas da região permanecem não diagnosticadas.

"Estamos muito preocupados com o aumento do número de casos de diabetes na região", disse Manuel Vera Gonzalez, Dirigente da IDF na Região das Américas do Sul e Central, "e como esses números devem aumentar até 2030, temos que fazer com que os governos ajam já e pensem como os sistemas de saúde podem se preparar para lidar com o choque esta epidemia e, ao mesmo tempo, encontrar maneiras de prevenir a ocorrência de novos casos se possível".

Os dados regionais refletem o aumento chocante do diabetes em todo o mundo. "Em cada país e em cada comunidade do mundo, estamos perdendo a batalha contra esta enfermidade cruel e mortal", disse Jean Claude Mbanya, Presidente da International Diabetes Federation (IDF - Federação Internacional de Diabetes). "Queremos que o Dia Mundial do Diabetes em 2011 volte a atenção do público para estes fatos alarmantes sobre o diabetes no mundo. Exigimos que o público e os líderes do mundo ajam contra o diabetes já".

A divulgação destes dados é a sequência do encontro em setembro de 193 Chefes de Estados e do governo na ONU em Nova York para um acordo sobre uma Declaração Política sobre Non-Communicable Diseases (NCDs - Doenças Não Transmissíveis), incluindo o diabetes.

Os ativistas regionais de diabetes também participarão da campanha do Dia Mundial do Diabetes para manter o alto nível de conscientização após a Reunião de Alto Nível da ONU.

Esperamos que campanhas como a do Dia Mundial do Diabetes e eventos de hoje na América do Sul continuem a elevar a voz das pessoas com diabetes e passe da fase de defesa à ação em todo o mundo.

Dia Mundial do Diabetes

O Dia Mundial do Diabetes é comemorado todos os anos no dia 14 de novembro. O Dia Mundial do Diabetes é uma campanha liderada pela International Diabetes Federation (IDF - Federação Internacional de Diabetes) e suas associações membro. Ele envolve milhões de pessoas de todo o mundo na defesa e conscientização. O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF - Federação Internacional de Diabetes) e pela Organização Mundial de Saúde em resposta à crescente preocupação com a escalada da ameaça à saúde que o diabetes causa. O Dia Mundial do Diabetes passou a ser um Dia das Nações Unidas em 2007 com a aprovação da Resolução UN 61/225. A campanha atrai a atenção para assuntos de suma importância para o mundo do diabetes, mantendo-o no centro da atenção do público. Este é o terceiro ano da campanha de cinco anos que aborda a crescente necessidade de programas de educação e de prevenção do diabetes.

www.worlddiabetesday.org

International Diabetes Federation (IDF)

A International Diabetes Federation (IDF - Federação Internacional de Diabetes) é uma organização guarda-chuva com mais de 200 associações nacionais de diabetes em mais de 160 países. Ela representa os interesses de um número cada vez maior de pessoas com diabetes e com risco de contrair diabetes. A Federation tem liderado a comunidade global de diabetes desde 1950. A missão da IDF é promover o cuidado, prevenção e cura do diabetes em todo o mundo. www.idf.org

Para mais informação sobre a quinta edição do Atlas do Diabetes e estatísticas por país, visite: http://www.idf.org/diabetesatlas/

Acompanhe-nos no Twitter: www.twitter.com/wdd

Torne-se um fã no Facebook: http://tinyurl.com/39c6ojs

Veja nossos vídeos no YouTube: http://www.youtube.com/user/WorldDiabetesDay

Contact Information



  • Contatos:
    Para mais informação sobre dados por país e região,
    contate: International Diabetes Federation
    Sara Webber, Coordenadora de PR
    +322.5431639 ou +32.496129470
    Sara.webber@idf.org
    www.idf.org