SOURCE: The Linux Foundation

The Linux Foundation

September 30, 2014 10:10 ET

Indústria de telecomunicações e fornecedores se reúnem para criar uma plataforma aberta em comum para acelerar a virtualização das funções de rede

Nova Plataforma NFV irá acelerar os modelos de entrega em nuvem para operadoras, permitir a interoperabilidade e acelerar os padrões em uma implementação de referência de fonte aberta

SAN FRANCISCO, CA--(Marketwired - Sep 30, 2014) - A Linux Foundation, organização sem fins lucrativos dedicada à aceleração do crescimento do Linux e do desenvolvimento colaborador, anunciou hoje a fundação da Open Platform for NFV Project (OPNFV - Plataforma Aberta para Projeto NFV). A OPNFV será uma plataforma de referência de fonte aberta e integrada para transportadoras com o objetivo de acelerar o lançamento de novos produtos e serviços.

Os membros fundadores de Platina são: AT&T, Brocade, China Mobile, Cisco, Dell, Ericsson, HP, Huawei, IBM, Intel, Juniper Networks, NEC, Nokia Networks, NTT DOCOMO, Red Hat, Telecom Italia e Vodafone. Os membros fundadores de Prata são: 6WIND, Alcatel-Lucent, ARM, Broadcom, CableLabs, Cavium, CenturyLink, Ciena, Citrix, ClearPath Networks, ConteXtream, Coriant, Cyan, Dorado Software, Ixia, Metaswitch Networks, Mirantis, Orange, Sandvine, Sprint e Wind River.

"O código de fonte aberta comprovadamente acelera a inovação e o tempo para o lançamento de novas tecnologias no mercado", disse Jim Zemlin, diretor executivo da Linux Foundation. "A Open Platform for NFV reunirá provedores, fornecedores de nuvem e infraestrutura, desenvolvedores e usuários com o objetivo de definir um novo tipo de plataforma de referência para a indústria, integrando os blocos de construção de fonte aberta existentes aos novos componentes e testes que aceleram o desenvolvimento e a implementação da NFV. Estamos contentíssimos de introduzir na indústria esta importante iniciativa que irá proporcionar uma base em comum para as redes futuras".

A Network Functions Virtualization (NFV - Virtualização das Funções de Rede) e as Software-Defined Networking (SDN - Redes Definidas por Software) fazem parte da tendência global para a virtualização de redes e aplicativos. Juntos, eles devem mudar substancialmente o cenário das redes, permitindo que os provedores ofereçam novos serviços para seus clientes mais rapidamente e reduzam significantemente os gastos operacionais e de capital. Estas tecnologias oferecem as capacidades e benefícios da computação na nuvem e da Tecnologia de Informação (TI) para a indústria de telecomunicações, permitindo novos níveis de flexibilidade e oportunidades de crescimento dos negócios para os provedores. As aplicações de provedores de serviço têm demandas diferentes da maioria das aplicações de TI, por isso uma plataforma aberta que integra diversos componentes de fonte aberta e garante o teste contínuo do desempenho do serviço de transportadora é essencial para esta transição.

A OPNFV irá estabelecer uma plataforma de referência de fonte aberta integrada de transportadora que a indústria irá construir em conjunto para avançar a evolução da NFV e para garantir a consistência, o desempenho e a interoperabilidade entre diversos componentes de fonte aberta. Pelo fato dos blocos de construção da NFV de fonte aberta já existirem a OPNFV irá trabalhar com projetos upstream para coordenar a integração e os testes contínuos e preencher as lacunas de desenvolvimento.

A OPNFV deve aumentar o desempenho e a eficiência energética, melhorar a confiabilidade, a disponibilidade e o nível de serviço, e oferecer instrumentação abrangente para plataformas. O escopo inicial da OPNFV será a construção da NFV infrastructure (NFVI - Infraestrutura NFV) e do Virtualized Infrastructure Management (VIM - Gerenciamento da Infraestrutura Virtualizada) com a utilização de componentes de fonte aberta sempre que possível.

Os objetivos iniciais do projeto são:

  • desenvolver uma plataforma de fonte aberta integrada e testada que possa ser usada para investigar e demonstrar a função NFV principal;
  • incluir uma participação proativa de usuários finais líderes para validar que a OPNFV atende às necessidades da comunidade de usuários finais;
  • contribuir para e participar dos projetos de fonte aberta relevantes que serão usadas na plataforma OPNFV de referência;
  • estabelecer um ecossistema aberto de soluções NFV baseado em padrões abertos e software de fonte aberta; e
  • promover a OPNFV como a plataforma de referência aberta preferida.

Embora não desenvolve padrões, a OPNFV trabalhara junto à NFV ISG da ETSI, dentre outros, para alcançar uma implementação consistente de padrões para uma plataforma de referência NFV aberta. O desenvolvimento do software de fonte aberta alinhado com o desenvolvimento de padrões pode identificar os problemas iniciais e suas soluções, e passar a ser a base de código real, resultando em uma abordagem muito mais econômica para o desenvolvimento da plataforma.

A OPNFV licenciará novos componentes sob a Apache License Version 2.0 e funcionará com as exigências de licenciamento de projetos upstream para contribuir com o código de volta para estes projetos. Um Conselho Diretor e um Technical Steering Committee (TSC - Comitê de Direcionamento Técnico) governarão a iniciativa. O Conselho contará com representantes de empresas membro e estabelecerá o direcionamento e escopo comercial do projeto. O TSC também será responsável pela governança e liderança técnica do projeto.

Conselheiros da OPNFV:

  • Prodip Sen, conselheiro (HP)
  • Margaret Chiosi, presidente (AT&T)
  • Wenjing Chu, secretária (Dell)
  • Hui Deng, tesoureiro (China Mobile)

OPNFV é um projeto colaborador da Linux Foundation. Projetos Colaboradores são projetos de software financiados independentemente que aproveitam o poder do desenvolvimento colaborador para incentivar a inovação nas indústrias e ecossistemas. Com a disseminação do DNA colaborador do maior projeto de desenvolvimento de software colaborador da história, a Linux Foundation oferece a base de trabalho colaboradora e organizacional essencial para que os donos do projeto possam se concentrar na inovação e nos resultados. Os Projetos Colaboradores da Linux Foundation abrangem os mercados empresarial, móvel, integrado e de ciências da vida, e são apoiados por muitos dos maiores nomes de tecnologia. Para mais informação sobre os Projetos Colaboradores da Linux Foundation, visite: http://collabprojects.linuxfoundation.org/. Para mais informação sobre a OPNFV e contribuir ainda hoje, visite: http://www.opnfv.org

Comentários da ETSI
O Dr. Steven Wright (AT&T), recém-eleito Chairman da NFV ISG, comentou: "Parabenizo os fundadores da OPNFV pela formação desta nova comunidade de fonte aberta em suporte a NFV. A missão da NFV ISG é facilitar a transformação da indústria e o desenvolvimento de um ecossistema aberto e interoperável através da especificação, implementação e experiência da utilização. A ISG reconhece o valor das implementações de fonte aberta para convergir as exigências da indústria e facilitar o desenvolvimento do ecossistema NFV. Aguardo os lançamentos futuros da plataforma de infraestrutura de fonte aberta integrada da OPNFV".

Comentários da OpenDaylight
"A fonte aberta está rapidamente se tornando o padrão real das plataformas na nuvem (Openstack), SDN (OpenDaylight) e de switches virtuais (Open vSwitch) por ser um campo neutro que qualquer um pode aproveitar e integrar. Estou vendo um grande interesse das transportadoras na implementação destes projetos de fonte aberta nas suas instalações de NFV e queremos colaborar com a OPNFV no seu trabalho de costurar estas tecnologia", disse Neela Jacques, diretor executivo, OpenDaylight Project.

Comentários da OpenStack
"A NFV ajudará as transportadoras e empresas a oferecer serviços novos e inovadores para seus clientes, de forma muito mais eficiente", disse Jonathan Bryce, Diretor Executivo, OpenStack Foundation. "A comunidade OpenStack vem trabalhando para abordar a oportunidade maciça que a NFV apresenta, e esperamos colaborar com a OPNFV para avançar estes trabalhos de infraestruturas essenciais através do desenvolvimento de fonte aberta".

Comentários da Open vSwitch
"A indústria de telecomunicações está passando por uma grande transição liderada pela maior adoção da virtualização das redes para transformar como os provedores de serviço constroem e operam suas redes", disse Justin Pettit, engenheiro da equipe, VMware, e líder de projeto e contribuinte da Open vSwitch. "Este tipo de evolução exige a ampla colaboração das principais empresas, desenvolvedores e projetos de fonte aberta".

Comentários de membros de Platina
AT&T
"Como membro, a AT&T espera que a OPNFV crie uma Plataforma Aberta com software e hardware para acelerar a implementação da NFV. A OPNFV é uma organização única que oferece um ecossistema para que os usuários trabalhem diretamente com a comunidade de desenvolvimento de Fonte Aberta em uma plataforma NFV", disse Margaret T. Chiosi, Arquiteta Distinta de Rede, AT&T Labs.

Brocade
"As operadoras estão em busca de novos modelos de negócios que facilitam a expansão dos serviços e das fontes de renda, que reduzem os custos e a complexidade", disse Ken Cheng, Dirigente Técnico (CTO) da Brocade. "Como membro fundador da OPNFV, a Brocade irá utilizar seus anos de experiência com desenvolvimento de SDN e NFV para colaborar com os provedores de serviço e a indústria para acelerar a adoção destas tecnologias transformacionais".

China Mobile
"Estamos contentíssimos em ver quantas operadoras estão trabalhando em conjunto para desenvolver a plataforma NFV", disse Bill Huang, GM da China Mobile Research Institute. "Esperamos que a OPNFV venha a liderar o desenvolvimento de fonte aberta dos elementos e aplicações das redes principais da próxima geração".

Cisco
"Esta é a perfeita ocasião para a emergência de uma plataforma de fonte aberta e de uma comunidade de desenvolvedores da indústria de rede para acelerar a NFV, a cadeia de serviços e os serviços baseados na nuvem", disse David Ward, Vice-Presidente Sênior, Arquiteto Principal e Dirigente de Tecnologia - Desenvolvimento, Cisco. "O nosso objetivo para a comunidade é conduzir desenvolvimentos e inovações conjuntas de sucesso com os nossos clientes, parceiros e comunidade de usuários. Além de contribuir com o código de execução e os recursos Cisco para a comunidade OPNFV, usaremos o trabalho da OPNFV internamente para acelerar a nossa capacidade de oferecer soluções inovadoras e interoperáveis para o mercado. Este consórcio cria o que os desenvolvedores, provedores, empresas e fornecedores precisam -- uma plataforma em comum para a aceleração da inovação da NFV".

Dell
"Com a OPNFV os provedores de serviço terão acesso às mais recentes tecnologias e inovações para a entrega de serviço na nuvem", disse Arpit Joshipura, vice-presidente, Dell Networking. "Nos dedicamos à missão da OPNFV e temos orgulho de participar como membro de Platina nesta iniciativa importante".

Ericsson
"A SDN e a NFV têm padrões importantes, além de vários componentes de fonte aberta. A OPNFV reunirá estes elementos para criar uma plataforma NFV aberta para usuários e avançar novos produtos e serviços. Trabalharemos junto aos nossos clientes, parceiros e todos os envolvidos no projeto OPNFV para oferecer abertura e desempenho superior para a Sociedade Conectada", disse Erik Ekudden, VP de Estratégias de Tecnologia, Ericsson.

HP
"Com a OPNFV tentamos criar uma nova abordagem para a padronização da rede", disse Prodip Sen, CTO, NFV Business Unit, HP. "Ao invés de contar com um processo de padronização ampliado seguido de uma implementação, buscamos um modelo iterativo com uma base de trabalho de fonte aberta servindo como o mecanismo de padronização. A experiência de implementação compartilhada dos usuários e fornecedores deve incentivar a interoperabilidade e acelerar a adoção e a implementação da NFV. Nossa expertise em SDN e NFV, e a nossa participação em outros projetos de fonte aberta nos ajudará a contribuir substancialmente para este trabalho".

Huawei
"A Huawei é de opinião que a Network Function Virtualization (NFV) tem o potencial para viabilizar que a rede do futuro seja mais ágil, flexível e escalável", disse o Dr. Anthony C.K. Soong, IEEE Fellow e Dirigente Cientista da Huawei. "Esperamos construir um ecossistema sólido e explorar melhor o futuro juntamente com os nossos colegas. Como viabilizadora desta virtualização, a OPNFV será um divisor de águas para a indústria de ICT. Ela aumentará o índice de inovação, equipar a indústria com modelos de negócios e acelerar o desenvolvimento de ecossistemas que irão enriquecer as nossas vidas".

IBM
"A indústria de redes está passando por uma grande transformação na qual as redes definidas por software e a virtualização da função da rede estão abrindo novas oportunidades para os usuários e fornecedores", disse Inder Gopal, VP, Cloud Networking, IBM. "Como membro fundador da OPNFV, esperamos trabalhar com outros membros para oferecer em conjunto para a indústria um ecossistema que venha a acelerar a transformação desta indústria".

Intel
"O momento de adoção de tecnologias de servidor, de nuvem e de virtualização nas redes dos provedores de serviço trará muitos benefícios tal como a redução dos custos operacionais e a implementação mais rápida de novos serviços. A OPNFV irá acelerar as soluções NFV e SDN do mercado que sejam interoperáveis e escaláveis e a Intel espera contribuir para este projeto importante", disse Sandra Rivera, Diretora Sênior de Desenvolvimento de Mercado, Intel Corporation.

Juniper Networks
"Este é o momento certo para a OPNFV que une a indústria para construir uma plataforma em comum para trazer consistência e adoção de novas tecnologias que viabilizem a criação mais rápida de serviços. Além de criar novas oportunidades para os fornecedores e provedores de serviço, também trará maiores benefícios para os clientes finais", disse Paul Obsitnik, vice-presidente, Marketing de Provedor de Serviço da Juniper Networks. "O nosso compromisso para com os padrões abertos está no nosso DNA e é a base para a criação e condução conjunta da inovação. Esperamos alcançar resultados revolucionários com os nossos colegas".

NEC
Há muito tempo a NEC vem priorizando a fonte aberta e o desenvolvimento colaborativo de plataformas ICT para viabilizar o lançamento de serviços inovadores mais rapidamente e por preços mais baixos", disse Atsuo Kawamura, Vice-Presidente Sênior, NEC. "A NEC conduzirá a OPNFV para desenvolver uma plataforma em comum para as melhores aplicações NFV de diversos fornecedores, integradas pelas soluções de orquestração avançadas para viabilizar o crescimento lucrativo das operadoras. As soluções de transportadoras da NEC irão adotar a OPNFV para oferecer para o mercado as principais aplicações e serviços NFV".

Nokia Networks
"Com a OPNFV estamos construindo a base para a agilidade e a flexibilidade das soluções NFV e SDN", disse Henri Tervonen, Dirigente de Arquitetura de Banda Larga Móvel, Nokia Networks. "Queremos ser um agnóstico de hardware e de pilha de nuvem e a OPNFV faz parte disso".

NTT DOCOMO
"A OPNFV é uma iniciativa única que une todos estes elementos e onde as Operadoras, Provedores de Serviço, Fornecedores e a comunidade de Fonte Aberta dão as mãos para oferecer uma plataforma de referência aberta de NFV", disse o Dr. Hiroshi Nakamura, Vice-Presidente Sênior e Diretor Executivo do Departamento de Desenvolvimento de Rede Central, NTT DOCOMO, Inc. "A DOCOMO está na dianteira de lançamentos de serviços mais rápidos e de implementação de plataformas de ponta de rede. A DOCOMO irá liderar a OPNFV para criar a base do ecossistema NFV emergente para as indústrias".

Red Hat
"A Red Hat entende que o valor do software de fonte aberta e da colaboração e está priorizando a inovação para viabilizar a próxima geração de serviços na nuvem", disse Chris Wright, Diretor Técnico, SDN e NFV, Red Hat. "Estamos contentes em entrar para o Projeto OPNFV para ajudar a avançar os padrões e códigos necessários para que os provedores de serviço ofereçam um novo nível de serviços nas suas redes".

Telecom Italia
"A OPNFV oferecerá uma plataforma necessária para a integração e os testes dos principais recursos NFV para as operadoras", disse Luigi Licciardi, dirigente de padrões, IPR e Coordenação de Pesquisas, Telecom Italia. "Estamos muito contentes de participar e contribuir ativamente para este trabalho importante que irá beneficiar toda a indústria".

Vodafone
"A Vodafone considera importante para avançar a inovação de ponta das redes de telecomunicações", disse Luke Ibbetson, Diretor do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento, Vodafone. "Com a OPNFV, podemos fazer isso".

Plataforma Aberta da NFV (OPNFV)
A Plataforma Aberta da OPNFV será uma plataforma de referência de fonte aberta e integrada para transportadoras com o objetivo de acelerar o lançamento de novos produtos e serviços com o uso da NFV. Ela une os provedores de serviço, fornecedores e usuários para colaborar em um fórum aberto para o avanço da inovação de ponta da NFV. Para mais informação, acesse: http://www.opnfv.org

Linux Foundation
A Linux Foundation é um consórcio sem fins lucrativos dedicado à promoção do crescimento do Linux e o desenvolvimento colaborador de software. Fundada em 2000, a organização patrocina o trabalho do criador do Linux, Linus Torvalds, e promove, protege e avança o sistema operacional Linux e desenvolvimento de software colaborador com a implementação de recursos dos seus membros e da comunidade de fonte aberta. A Linux Foundation proporciona um fórum neutro de colaboração e educação com a hospedagem das conferências Linux, incluindo a LinuxCon, e a geração da pesquisa e conteúdo que avançam o entendimento da Linux e desenvolvimento de software colaborador. Para mais informação, visite http://www.linuxfoundation.org.

The Linux Foundation, Linux Standard Base, MeeGo, Tizen, e Yocto Project são marcas comerciais da Linux Foundation. OpenBEL é uma marca comercial do OpenBEL Consortium. OpenDaylight é uma marca comercial da OpenDaylight Project, Linux é uma marca comercial da Linus Torvalds

Contact Information