SOURCE: ING Group

July 25, 2011 18:37 ET

ING Venderá Seguro Latino-Americano para a GrupoSura Por 2.7 Bilhões de Euros

ING Receberá um Montante Total de Cerca de 2.680 Milhões de Euros Incluindo Débito Assumido de 65 Milhões de Euros

Venda Deverá Resultar em uma Transação Liquida com Total no Fechamento de Aproximadamente 1 Bilhão de Euros

Transação Avalia os Negócios Latino-Americanos da ING a 1.8 x o Valor Contábil com Base em IFRS

Transação Exclui Participação de 36 % da ING na Seguradora Líder Brasileira Sul América SA

AMSTERDÃ, PAÍSES BAIXOS--(Marketwire - Jul 25, 2011) - A ING anunciou hoje que firmou um acordo para vender as suas operações de gestão de pensões, seguros de vida e investimentos latino-americanos por um montante total de aproximadamente 2.680 milhões de euros para o Grupo de Inversiones Suramericana ("GRUPOSURA"). A venda é o primeiro grande passo para a empresa se desfazer das atividades de gestão de seguros e investimentos.

Segundo os termos do acordo, a ING receberá aproximadamente 2.615 milhões de euros à vista e a GRUPOSURA assumirá 65 milhões de euros em débito. Além disso, as receitas até o fechamento serão mantidas com a ING. A transação avalia os negócios de operações de gestão de seguros e investimentos na América Latina em 16x as receitas estimadas em 2011 e 1.8x o valor contábil no fechamento estimado em 1.490 bilhões de euros, ambos com base em IFRS. Com uma proforma baseada no GAAP local, a transação é avaliada em 18x as receitas estimadas.

"No decorrer dos anos construímos uma franchise latino-americana de primeira categoria com uma equipe administrativa extraordinária e posições de liderança na maior parte dos países onde atuamos. Estou muito contente de termos encontrado na GRUPOSURA uma proprietária muito sólida e complementar que tem ambição de melhorar ainda mais, tendo como base o sucesso desta provedora latino-americana de pensões e seguros que atende aos interesses tanto dos nossos clientes como dos nossos funcionários", disse Jan Hommen, CEO do ING Group. "Com relação ao futuro, continuamos preparando os nossos negócios restantes de Gestão de Seguros e Investimentos com base em duas Ofertas Públicas Iniciais (IPOs em inglês) – uma para os nossos negócios nos Estados Unidos e outra para os da Europa e Ásia – para que estejamos prontos para procedermos quando os mercados estiverem favoráveis".

A ING espera que a venda forneça um resultado de transação líquida de aproximadamente 1 bilhão de euros. A transação está sujeita a aprovações regulatórias e deverá fechar até o final do ano. A transação, incluindo o montante à vista, redução de débito na América Latina e a extração de capital em excesso antes do fechamento, deverá reduzir a alavancagem na ING Seguros em aproximadamente 2.8 bilhões de euros.

Incluídos na transação estão os segmentos de pensões mandatórias e poupanças voluntárias no Chile, Colômbia, México, Uruguai e participação de 80% da ING na AFP Integra S.A. no Peru; os setores de seguros de vida no Chile e Peru; incluindo participação de 33.7% da ING na InVita Seguros de Vida S.A. no Peru. A transação também inclui as capacidades locais de gestão de investimentos nesses cinco países. Esses setores juntos atendem mais de 10 milhões de clientes por meio de aproximadamente 7.000 funcionários, possuem ativos sob gestão de 49 bilhões de euros e mantêm posições de liderança em todos os países e mercados onde atuam. Em 2010, esses setores registraram 192 milhões de euros em renda líquida, aproximadamente 670 milhões de euros em receitas com base em IFRS, ajudados pelas suas posições de liderança em serviços de aposentadoria e excelente desempenho das suas capacidades de gestão de investimentos.

A nova combinação será um grupo latino-americano líder nos segmentos de poupança e investimentos com aproximadamente US$ 120 bilhões em ativos sob gestão. Esses segmentos combinados atenderão mais de 25 milhões de clientes em 8 países na América do Norte, Central e do Sul.

Não estão incluídos na transação os 36% da ING na seguradora brasileira líder Sul América SA que a ING também deverá vender separadamente.

As atividades bancárias comerciais da ING no México, Brasil e Argentina não foram afetadas pelo comunicado de hoje. Os segmentos de Hipotecas e Leasing da ING no México não fazem parte da transação de hoje.

A GRUPOSURA é uma empresa de holding financeira listada na bolsa de valores colombiana e está registrada no programa ADR- Level 1 nos Estados Unidos e na Latibex, Mercado de Ações Latino-Americanas Negociadas em Euros. A empresa possui investimentos nas maiores empresas colombianas, incluindo a maior seguradora e o banco número um do país e possui também participação significativa em várias empresas de outros países das Américas.

Em linha com os requisitos IFRS e começando com a publicação dos resultados do segundo trimestre da ING em 4 de agosto de 2011, a ING divulgará os resultados das operações latino-americanas de gestão de seguros e investimentos incluídas nesta transação como resultados das operações descontinuadas e irá categorizar essas empresas no balanço patrimonial como "Ativos Não Correntes Mantidos para Venda". Essas mudanças reportadas serão implementadas na divulgação dos resultados do segundo trimestre em 4 de agosto de 2011 e dados históricos relevantes serão redeclarados devidamente.

PERFIL DA ING
A ING é uma instituição financeira global de origem holandesa que oferece serviços abrangendo atividades bancárias, investimentos, seguros de vida e aposentadoria. Desde 31 de março de 2011, a ING tem atendido mais de 85 milhões de clientes particulares, corporativos e institucionais em mais de 40 países. Com uma força de trabalho de cerca de 105.000 pessoas, a ING se dedica em estabelecer o padrão de ajudar os nossos clientes a administrarem os seus futuros financeiros.

IMPORTANTES INFORMAÇÕES LEGAIS

Certas declarações contidas neste comunicado não são fatos históricos, incluindo, sem limitação, certas declarações feitas sobre expectativas futuras e outras declarações de previsão que são baseadas nas opiniões e suposições atuais da administração e envolvem riscos conhecidos e desconhecidos e incertezas que podem fazer com que os resultados reais, performance ou eventos sejam bem diferentes dos expressados ou subentendidos em tais declarações. Os resultados reais, performance ou eventos podem ser bem diferentes dos contidos nas declarações devido, sem limitação, a: (1) mudanças nas condições econômicas em geral, principalmente nas condições econômicas dos principais mercados da ING, (2) mudanças na performance de mercados financeiros, incluindo nos mercados em desenvolvimento, (3) implementação do plano de reestruturação da ING para separar as operações de serviços bancários e de seguros, (4) mudanças na disponibilidade e nos custos associados com fontes de liquidez, tais como financiamento interbancário, bem como as condições dos mercados de crédito em geral, incluindo mudanças na capacidade financeira para obter crédito do financiado e da sua contraparte, (5) a frequência e severidade dos eventos de perda do financiado, (6) mudanças afetando os níveis e tendências de mortalidade e morbidade, (7) mudanças afetando os níveis de persistência, (8) mudanças afetando os níveis das taxas de juros, (9) mudanças afetando as atuais taxas de câmbio, (10) mudanças nos fatores competitivos em geral, (11) mudanças nas leis e nos regulamentos, (12) mudanças nas políticas das autoridades governamentais e/ou normativas, (13) conclusões com relação às suposições contábeis e metodologia da compra, (14) mudanças de propriedade que podem afetar disponibilidade futura para nós de prejuízo operacional líquido, capital líquido e parcelas de prejuízos embutidos e (15) capacidade da ING de realizar sinergias operacionais projetadas. A ING não assume a obrigação de publicamente atualizar ou revisar quaisquer declarações de previsão devido a novas informações ou por qualquer outro motivo.

Versão em pdf do comunicado de imprensa: http://hugin.info/130668/R/1533066/466952.pdf

Contact Information