SOURCE: Cisco Systems

December 03, 2006 19:00 ET

Inovações em Inteligência de Rede Estabelecem o Cisco Série 7600 Como Sendo a Plataforma Final para o Serviço de Ethernet da Operadora em redes da próxima

geração com serviços Any-Play Over IP

Intelligent Services Gateway (ISG) for Broadband Aggregation e Session Border Controller (SBC) Disponíveis a Mais de 35.000 Cisco 7600s Implantados em Todo o Mundo

HONG KONG -- (MARKET WIRE) -- December 3, 2006 -- ITU TELECOM WORLD -- A Cisco(R) (NASDAQ: CSCO) anunciou hoje melhorias significativas no portfólio de roteadores da série 7600 e que fazem dela a plataforma final mais abrangente para os serviços de Ethernet das operadoras do setor e destinada à convergência em opções de vídeo, voz e dados pelo protocolo IP com mobilidade (any-play). Isso inclui o suporte ao Cisco Intelligent Services Gateway (ISG) -- anunciado no início deste ano para as plataformas das séries 10000 e 7200 da Cisco -- que oferece controle de privacidade, controle de serviço e gerenciamento de assinantes. Entre as novas melhorias estão a funcionalidade Session Border Control (SBC) para aplicativos IP Multimedia Subsystem (IMS) e aplicativos de voz que não usem o IMS.

"A banda larga com ou sem fio deve ser a próxima grande revolução na Índia, e a Bharti Airtel tem a intenção de ser um agente facilitador para que isso aconteça", disse T.V. Sriram, Diretor de Tecnologia da Bharti Airtel Ltd. "A nossa rede em Ethernet da operadora, com base em roteadores da série 7600 da Cisco, switches para Ethernet da série ME 6524 e o IP Solution Center, é a mais avançada e a primeira na região Ásia/Pacífico. Essa tecnologia da Cisco permitirá que a Bharti Airtel realize o backhaul em redes de banda larga ADSL e sem fio a fim de oferecer serviços como, por exemplo, Internet em alta velocidade, VoIP, IPTV e VoD a clientes residenciais e VPN em MPLS, linhas alugadas para Ethernet, além de serviços de colaboração em vídeo para clientes corporativos."

A Série 7600 da Cisco foi projetada para oferecer às operadoras um roteador altamente configurável com um conjunto de opções para cartões por linha que possam ser personalizados de forma a oferecer suporte a vários serviços de IP para a Ethernet das operadoras, o que reduz custos de atualizações oferece uma proteção única aos investimentos. Com mais de 35.000 unidades em produção, esse conceito de design flexível se mostrou confiável em redes de operadoras de todo o mundo.

"Nós firmamos uma parceria com a Cisco para criar uma NGN IP de Ethernet Metro de alta qualidade, totalmente escalável, com base na plataforma de roteamento da série 7600 da Cisco para que pudéssemos oferecer voz, vídeo e dados em alta definição", disse M.A. Madhusudan, COO da Tata. "Ela é integrada à nossa rede MPLS com QoS habilitado, que engloba 140 cidades e oito países, o que nos permite oferecer serviços diferenciados exclusivos de alta confiabilidade."

Essas melhorias estabelecem a série 7600 como sendo a plataforma final para o serviço de Ethernet das operadoras a ser usada nos serviços any-play prestados aos consumidores por meio de redes Ethernet e incluem:

-- Intelligent Services Gateway (ISG), o que permite a agregação da banda larga à convergência do serviço de dados

A série 7600 da Cisco permite que os assinantes fiquem sabendo da agregação da banda larga em todas as 64.000 sessões PPPoE, PPPoEoA, IP e DHCP, o que permite às operadoras implantar aplicativos para banda larga usando um modelo de gerenciamento de assinantes comum na Ethernet da operadora.

O Cisco ISG e o Cisco Service Control Engine negociam diretamente as decisões sobre diretivas por meio da tecnologia de controle da Cisco, o que otimiza a aplicação da diretiva diante de um aplicativo compatível.

O portfólio de Agregação de Banda Larga da Cisco/ISG inclui as séries altamente flexíveis 7200/7300 da Cisco e os roteadores de alto desempenho da série 10000 da Cisco.

-- Integrated Cisco Session Border Control (SBC), o que possibilita a convergência entre o IMS e o serviço de voz que não usa o IMS

SBC Integrado em roteadores da série 7600 da Cisco oferece o controle por sessão e o gerenciamento do tráfego de multimídia em IP com base em protocolos amplamente usados como, por exemplo, o SIP e o H.323 para sinalizar interoperabilidade. Essa implementação unificada do SBC elimina aplicações adicionais e substitui redes, o que possibilita a escalabilidade em vários serviços com uma operação simples e custos reduzidos. Ele também se baseia em serviços de camadas 2 e 3, além de oferecer uma arquitetura flexível e aberta para serviços do cliente.

O Cisco SBC também é integrado à plataforma Cisco XR 12000 Multiservice Edge para serviços corporativos.

-- Tecnologia Cisco Visual Quality Experience (VQE) melhora a convergência do serviço de IPTV

A tecnologia Cisco VQE permite que as operadoras preparem as redes para serviços de vídeo avançados como, por exemplo, a IPTV, detectando e reparando a perda de pacotes em linhas de cobre limitadas. Ela permite que o canal rápido com base na rede seja alterado para permitir a experiência visual dos assinantes de IPTV. A VQE será inicialmente vendida como um acessório e estará em breve integrada a roteadores da série 7600 da Cisco.

Essas melhorias são obtidas a partir de recursos já existentes de serviços de vídeo na série 7600 e que incluem QoS (quality-of-service) para multicast dinâmico, controle de admissão da conexão de vídeo e o monitoramento da qualidade de vídeo.

-- WiFi e agregação móvel tendo em vista a convergência do serviço de mobilidade

A recente inclusão da malha integrada do suporte a Wi-Fi à série 7600 possibilita a prestação de serviços em várias redes, o que permite às operadoras oferecer qualquer serviço a todos os dispositivos. A série 7600 da Cisco também oferece suporte à integração PDSN/GGSN.

-- Melhorias no Desempenho

Duas novas opções em cartões de linha full-duplex de 20 gigabits por segundo (Gbps) também estão sendo oferecidas em configurações 10 Gigabit Ethernet com 2 portas e Gigabit Ethernet com 20 portas, que oferecem um desempenho distribuído de no máximo 30 megabits por segundo (Mbps) por cartão.

Um teste realizado recentemente pelo laboratório independente Isocore validou a escalabilidade, a flexibilidade, a confiabilidade e os recursos de QoS em nível da operadora da plataforma da série 7600 da Cisco, o que mostra que a série 7600 é uma das principais plataformas do setor, que possibilita o desenvolvimento de serviços avançados em IP/MLS como, por exemplo, a implantação de VPNs em camadas 2 e 3 em uma única rede Ethernet com convergência tendo em vista uma redução na complexidade e um menor custo total de propriedade.

"Os clientes de dados, voz e vídeo de hoje exigem uma experiência unificada, personalizada e de alto desempenho em casa, no trabalho e em trânsito", disse Pankaj Patel, Vice-presidente sênior do grupo de tecnologia e de roteamento para operadora da Cisco. "No entanto, atender a essas demandas pode ser algo caro. A prestação do serviço de maneira integrada exige uma infra-estrutura de rede que apresente convergência em relação a funções anteriormente diferentes e que reduza os custos operacionais."

Para obter mais informações sobre como a Cisco está permitindo que as operadoras e os seus clientes aproveitem a migração para o "Video 2.0", visite o site da Cisco: http://www.cisco.com/go/ipngn7.

Sobre a Cisco Systems

A Cisco (NASDAQ: CSCO) é a líder mundial em redes que transforma a forma como as pessoas se conectam, comunicam e colaboram. Mais informações sobre a Cisco podem ser encontradas em http://www.cisco.com. Para saber as últimas novidades, visite http://newsroom.cisco.com.

Cisco, Cisco Systems e o logotipo da Cisco Systems são marcas comercias registradas ou marcas comerciais da Cisco Systems, Inc. e/ou de suas afiliadas nos Estados Unidos e em outros países. Todas as demais marcas comerciais mencionadas neste documento são de propriedade de seus respectivos proprietários. O uso da palavra parceiro não implica uma relação de parceria entre a Cisco e qualquer outra empresa. Este documento é uma Informação Pública da Cisco.

Para obter os RSS Feeds de todas as notícias sobre a Cisco, visite "News@Cisco" no seguinte link:

http://newsroom.cisco.com/dlls/podcasts/rss.html

Contact Information