InterBarge conclui com sucesso teste de segurança de navegação no Rio Paraná


MONTEVIDEO, URUGUAY--(Marketwired - Oct 15, 2016) - A InterBarge, uma empresa de transporte e logística de rio que com uma frota de mais de 250 barcaças e 13 barcos rebocadores, anunciou hoje que concluiu com sucesso um teste de navegação com 16 barcaças do tipo Mississippi, um tamanho de comboio de 289 metros de comprimento e 44 de largura, para confirmar a segurança da navegação no Rio Paraná entre San Pedro (Argentina) e Nueva Palmira (Uruguai).

Desde novembro de 2013, o tráfego está limitado a comboios de 238 metros de comprimento e 50 metros de largura. A eliminação deste limite permitirá uma viagem mais eficiente de barcos nas Hidrovias entre o Paraná e Paraguai pois a navegação ao sul de San Pedro passará a ser semelhante a das outras, onde é normal a navegação de 20 barcaças do tipo Mississippi.

O comboio formado pelo barco reboque IB Encarnación e 16 barcaças, carregaram 24.743 toneladas de grãos sob o comando do Comandante Juan Apodaca. O comboio percorreu a rota sem problema durante a viagem de 11 horas. Representantes de Secretaria de Portos da Argentina, Paraguai e Uruguai estiveram a bordo das embarcações e consideraram o teste um sucesso.

Este desenvolvimento é resultado de um grande esforço regional liderado pelas delegações do Comitê Intergovernamental de Hidrovias (Intergovernmental Committee of the Waterway - CIH) e da Comissão do Acordo, que trabalharam em conjunto para encontrar soluções técnicas para a redução dos custos operacionais e aumentar a segurança da navegação. O CPTCP, a Associação do Proprietário, que reúne os proprietários e usuários da Hidrovia Paraguai Paraná, também apoiou este desenvolvimento com o fornecimento de estudos para as autoridades que confirmaram a segurança destas operações.

Diego Azqueta, Gerente Geral da InterBarge, disse: "A InterBarge tem muito orgulho de ter sido selecionada para executar este teste. Queremos continuar a liderar as melhorias operacionais da hidrovia."

O tráfego com comboios maiores reduz o custo com o transporte, incentiva o comércio entre os países signatários do Tratado de Hidrovia (Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai), e conduz ao desenvolvimento econômico e criação de empregos. A expansão do tamanho dos comboios entre San Pedro e Nueva Palmira pode gerar uma economia anual de mais de USD$ 7 milhões com custos e de até USD$ 1,00 por tonelada de volume descarregado por qualquer empresa de transporte do Porto de Ibicuy, Entre Rios, Argentina.

O Comandante Apodaca disse: "Comprovamos que a navegação com 16 barcaças neste trecho do rio é perfeitamente segura. Os barcos com boas condições técnicas com tripulação bem treinada é a chave para o sucesso da navegação".

InterBarge

A InterBarge é provedora de serviços de transporte e logística fluvial que oferece operações seguras e eficientes no Sistema Hidroviário Paraná Paraguai na América do Sul. A InterBarge é proprietária e opera uma frota moderna de equipamento para rios continentais concentrada no transporte de commodities a granel seco de algumas das maiores empresas da região. Com o seu forte background operacional e serviço ao cliente personalizado, a InterBarge entrega soluções de logística integral para seus clientes.

Informação de contacto:



Para mais informação, contate:
Diego Azqueta
(549115) 055-5700
Dazqueta@interbarge.com
www.interbarge.com