SOURCE: The Linux Foundation

The Linux Foundation

December 10, 2013 06:59 ET

Líder em tecnologia estabelece a AllSeen Alliance para o avanço da 'Internet of Everything' (Internet de Tudo)

Haier, LG Electronics, Panasonic, Qualcomm, Sharp, Silicon Image, TP-LINK e outros se unem para habilitar a interoperabilidade em diversos dispositivos, sistemas e serviços, e suporte mais amplo da indústria para acelerar a Internet de Tudo

SAN FRANCISCO, CA--(Marketwired - Dec 10, 2013) - A Linux Foundation, a organização sem fins lucrativos dedicada à aceleração do crescimento do Linux e desenvolvimento colaborador, anunciou hoje a criação da AllSeen Alliance, o mais amplo consórcio amplo do setor até hoje para disseminar a adoção e a inovação da "Internet de Tudo" nas residências e na indústria.

A Internet de Tudo está baseada na ideia de que os dispositivos, objetos e sistemas podem ser conectados de forma simples e transparente para habilitar o compartilhamento integral da informação e permitir operações coordenadas e inteligentes em todos eles. Como nenhuma empresa sozinha pode atingir este nível de interoperabilidade exigido para o suporte da Internet de Tudo e abordar os cenários diários da vida real, um trabalho unido é necessário para a oferta de novas experiências para os consumidores e empresas.

A AllSeen Alliance tenta expandir a "Internet of Things" (Internet das Coisas) que a Gartner prevê que irá adicionar $1,9 trilhões à economia até 2020, para incluir mais funções e interações de diversas marcas e setores, tal como residência, saúde, educação, automotiva e empresa conectadas.

Os membros fundadores da AllSeen Alliance são os principais líderes do mundo, fabricantes de eletrônicos de consumo, fabricantes de aparelhos eletrodomésticos, provedores de serviço, lojas, empresas de tecnologia empresarial, iniciantes inovadoras e fabricantes de chipsets. No nível mais alto de associação estão incluídos Haier, LG Electronics, Panasonic, Qualcomm, Sharp, Silicon Image e TP-LINK. Os membros da comunidade são: Canary, Cisco, D-Link, doubleTwist, Fon, Harman, HTC, Letv, LIFX, Lite-on, Moxtreme, Musaic, Sears Brand Management Corporation, Sproutling, The Sprosty Network, Weaved e Wilocity.

"O software de fonte aberta e o desenvolvimento colaborador comprovadamente aceleram a inovação tecnológica nos mercados onde estão acontecendo grandes transformações", disse Jim Zemlin, diretor-executivo da Linux Foundation. "Isto é cada vez mais evidente nas indústrias de consumo, industrial e integrada onde os dispositivos, sistemas e serviços conectados geram um novo nível de inteligência na maneira como nós interagimos com os nossos sistemas. A AllSeen Alliance representa uma oportunidade única para disseminar a Internet de Tudo nas residências e na indústria. Estamos contentíssimos de realizar e ajudar a orientar este trabalho".

Os membros da AllSeen Alliance contribuirão com o software e recursos de engenharia como parte da sua colaboração em uma estrutura de trabalho de software aberto que viabilizam que os fabricantes de hardware, provedores de serviço e desenvolvedores de software para a criação de dispositivos e serviços interoperáveis. Esta estrutura de trabalho de fonte aberta viabiliza um sistema ad hoc para a descoberta total, conexão dinâmica e interação com os produtos próximos, independentemente da marca, camada de transporte, plataforma ou sistema operacional.

A estrutura de trabalho inicial é baseada no projeto de fonte aberta AllJoyn(TM) que foi desenvolvido por e contribui para a Alliance by Qualcomm Innovation Center, Inc. (uma subsidiária da Qualcomm Incorporated), e expandirá com as contribuições das empresas membros e da comunidade de fonte aberta. Produtos, aplicativos e serviços criados com o projeto de fonte aberta AllJoyn podem se comunicar através de várias camadas de transporte, como Wi-Fi, rede elétrica e Ethernet, independentemente do fabricante ou sistema operacional, e sem a necessidade de acesso à Internet. O software é executado em plataformas populares como Linux e Android baseado em Linux, iOS e Windows, incluindo variantes integradas. A base de codificação inicial está disponível no website para que os desenvolvedores acessem e iniciem a avaliação no http://www.allseenalliance.org

Como exemplo da maior inteligência e interoperabilidade possibilitada com a estrutura de trabalho como a linguagem comum para os dispositivos e serviços, uma família que instala um cadeado inteligente com a estrutura de trabalho na sua porte da frente, poderá conectar integralmente as luzes inteligentes que também usam a estrutura de trabalho e câmeras de segurança de outros fabricantes. As entradas não autorizadas podem disparar o piscar das luzes ou uma tirada de foto do intruso com a câmera e enviar um aviso com a foto para a TV inteligente. Por outro lado, os pisos de fábricas -- ambientes em evolução com sistemas que necessitam de ajustes dinâmicas -- podem se beneficiar da capacidade da estrutura de trabalho de viabilizar uma rede de autoconhecimento que pode aprender constantemente que tipo de equipamento foi adicionado e que capacidade ou interface o equipamento tem para que faça parte imediata do processo de manufatura.

A AllSeen Alliance passa a ser o 11th Linux Foundation Collaborative Project. Estes projetos de software são financiados separadamente e controlam a potência do desenvolvimento colaborador para incentivar a inovação nas indústrias e ecossistemas. Com a disseminação do DNA colaborador do maior projeto de desenvolvimento de software colaborativo da história, a Linux Foundation oferece a estrutura de trabalho colaboradora e organizacional essencial para que os anfitriões do projeto possam se concentrar na inovação e nos resultados. Os Linux Foundation Collaborative Projects abrangem os mercados de empresas, móvel, integrado e de ciências da vida, e são apoiados por muitos dos grandes nomes de tecnologia.

Comentários positivos dos Membros de Alto Nível

Haier
"A AllSeen Alliance está posicionada para liberar as possibilidades ilimitadas para a interação de dispositivos, objetos e sistemas, e maiores oportunidades de mercado para os desenvolvedores e fabricantes", disse Guodong XUE, Diretor do Departamento de Padrões e Patentes da Haier. "Estamos planejando implementar a estrutura de trabalho baseada na AllJoyn em todas as nossas linhas de aparelhos e esperamos avançar as tecnologias que transformam as experiências do consumidor".

LG Electronics
"A AllSeen Alliance incentivará um ecossistema vibrante de desenvolvedores e fabricantes de hardware que, juntos, unirão as soluções práticas e úteis com o uso da comunicação entre os diferentes dispositivos da casa, desde os de áudio e de vídeo, aparelhos eletrodomésticos, celulares, tablets e outros", disse Richard Choi, Dirigente do Centro de Negócios Inteligentes da LG Electronics. "Isto pode variar desde simplesmente poder conectar o alto-falante da casa com o seu dispositivo móvel ou algo mais sofisticado como controlar toda a casa com a sua TV inteligente. Esperamos oferecer mais valor para os consumidores para aproveitar a nossa participação na Alliance para o desenvolvimento de serviços de conectividade inovadores para os usuários".

Panasonic
"O software de fonte aberta e a colaboração são conhecidos por incentivar a inovação. Queremos aplicar estes princípios para avançar o mercado para a Internet de Tudo", disse Mamoru Yoshida, Diretor-Executivo da Panasonic. "A colaboração da AllSeen Alliance abordará a necessidade imediata do mercado e criará a base necessária para novas oportunidades que permitirão o progresso do mercado".

Qualcomm
"Este anúncio de hoje é o próximo passo lógico para a ampla adoção de uma estrutura de trabalho comum de software e serviços que irá incentivar um ecossistema dinâmico, e ajudar a entregar a promessa da Internet de Tudo. Foi este tipo de abordagem colaboradora que vimos quando a Qualcomm Innovation Center desenvolveu o AllJoyn e o disponibilizou para a comunidade de fonte aberta", disse Rob Chandhok, presidente da Qualcomm Connected Experiences. "As interações diretas dos colegas que a estrutura de trabalho baseada no AllJoyn viabiliza enriquecerá e muito a experiência do usuário. Queremos que os usuários possam adicionar os benefícios da 'Internet das Coisas perto de mim' para os serviços baseado na nuvem que eles já têm".

Sharp
"A AllSeen Alliance é uma colaboração da indústria que irá oferecer uma plataforma comum para interoperabilidade dos aparelhos, dispositivos e mais. Isto permitirá experiências inovadoras para os consumidores nas suas residências", disse Fujikazu Nakayama, Representante Sênior Executivo da, Sharp Corporation. "O desenvolvimento de software aberto e colaborador permitirá o cumprimento desta oferta e ajudará a nossa expansão no mercado".

Silicon Image
"Com o aumento dos números de telas nas casas e escritórios, a capacidade dos dispositivos e serviços descobrir, conectar e interagir", disse David Pederson, Vice-Presidente, de Padrões e Marketing Corporativo, Silicon Image. "O objetivo da colaboração técnica da AllSeen Alliance é dar suporte à conectividade integral e, com isso, o mercado para que os dispositivos de consumo, aplicativos e serviços cresçam para todos".

TP-LINK
"A AllSeen Alliance é excelente para a transformação da Internet de Tudo em realidade. Com a participação das empresas e organizações de todas as indústrias nesta colaboração, a interoperabilidade dos dispositivos e coisas está mais perto do que nunca", disse Wei Chen, Gerente de Produto da Internet Móvel, TP-LINK. "Fabricamos uma ampla variedade de produtos de rede para computadores, tal como roteadores WiFI e a casa inteligente é um foco integrado para nós. A AllSeen Alliance e o projeto de fonte aberta AllJoyn são elementos essenciais para esta estratégia".

Para mais informação e a lista completa dos associados, visite: http://www.allseenalliance.org

AllSeen Alliance

A AllSeen Alliance é um consórcio sem fins lucrativos dedicado a conduzir a adoção ampla dos produtos, sistemas e serviços que suporta a Internet de Tudo com uma estrutura de trabalho aberta e universal apoiada por um ecossistema vibrante e uma comunidade técnica próspera. A Alliance hospeda e avança a estrutura de trabalho de conectividade e serviços de software de fonte aberta suportada pela indústria baseada na tecnologia AllJoyn com contribuições dos membros de alto nível Haier, LG Electronics, Panasonic, Qualcomm, Sharp, Silicon Image e TP-LINK; e membros da comunidade Canary, Cisco, D-Link, doubleTwist, Fon, Harman, HTC, Letv, LIFX, Lite-on, Moxtreme, Musaic, Sears Brand Management Corporation, Sproutling, The Sprosty Network, Weaved e Wilocity, bem como a comunidade de fonte aberta. Esta estrutura de trabalho de conectividade e serviços de software seguro e programável viabiliza que as empresas e indivíduos criem produtos interoperáveis que podem descobrir, conectar e interagir diretamente com outros dispositivos, sistemas e serviços próximos, independentemente da camada de transporte, tipo de dispositivo, plataforma, sistema operacional ou marca. Para mais informação, acesse: http://www.allseenalliance.org

Linux Foundation

A Linux Foundation é um consórcio sem fins lucrativos dedicado à promoção do crescimento do Linux e o desenvolvimento colaborador de software. Fundada em 2000, a organização patrocina o trabalho do criador do Linux, Linus Torvalds, e promove, protege e avança o sistema operacional Linux e desenvolvimento de software colaborador com a implementação de recursos dos seus membros e da comunidade de fonte aberta. A Linux Foundation proporciona um fórum neutro de colaboração e educação com a hospedagem dos Collaborative Projects, conferências Linux, incluindo a LinuxCon, e a geração da pesquisa e conteúdo que avançam o entendimento da Linux e desenvolvimento de software colaborador. Para mais informação, visite www.linuxfoundation.org.

Marcas comerciais: Linux Foundation, Linux Standard Base, MeeGo, OpenDaylight, Tizen, e Yocto Project são marcas comerciais da The Linux Foundation. OpenBEL é uma marca comercial do OpenBEL Consortium. Linux é uma marca comercial de Linus Torvalds. AllJoyn é uma marca comercial da Qualcomm Innovation Center, Inc. ("QuIC").

Contact Information