SOURCE: Alliance for Financial Inclusion

Alliance for Financial Inclusion

June 20, 2012 17:15 ET

Líderes do G20 adotam o Modelo de Aprendizado de Colegas da Aliança de Inclusão Financeira (AFI) para o avanço da inclusão financeira

LOS CABOS, MEXICO--(Marketwire - Jun 20, 2012) - Na conclusão do Encontro dos Líderes do G20 realizado em Los Cabos, México em 18-19 de junho de 2012, foi emitido um comunicado oficial destacando o lançamento do Programa de Aprendizado de Colegas para Inclusão Financeira do G20 focado no suporte à criação de estratégias de inclusão financeira no mundo. No comunicado a AFI foi identificada como uma principal parceira para a implementação do programa. O G20 também reconheceu a importância da Declaração Maia da rede da AFI e incentivou que outras nações assumam compromissos de inclusão financeira.

Este anúncio representa um reconhecimento global da plataforma de sucesso no centro da rede AFI. O Governador Interino do Banco Central das Filipinas, Nestor Espenilla, disse: "O trabalho da AFI está ancorado na base de trabalho do aprendizado de colegas. Facilitação de programas de troca de conhecimento, grupos de trabalho com membros com os mesmos interesses e expertise, e ferramentas de web como Member Zone e Global Policy Forum". Representando 87 instituições de 80 nações em desenvolvimento e emergentes, a rede AFI é uma força motriz do desenvolvimento e implementação de políticas de inclusão financeira que tenham um impacto real nas vidas dos pobres do mundo. Como parceiro de implementação do programa G20, a rede AFI ampliará sua plataforma de aprendizado com colegas de sucesso, oferecendo uma rica experiência e conhecimento sobre as questões de inclusão financeira para o fórum global.

Uma sessão especial de inclusão financeira conduzida pelo presidente mexicano Calderón, e pela Sua Alteza a Princesa Maxima da Holanda, foi realizada antes da reunião com os Chefes de Estado do G20 em Los Cabos. Instituições membro da AFI do México, Filipinas, Nigéria, Brasil, Fiji, Tanzânia, Quênia e Colômbia estiveram presentes. Os membros da AFI observaram que o programa de aprendizado de colegas os apoiarão no alcance dos compromissos da Declaração Maia e serviria de inspiração para outros países assumirem seus próprios compromissos de inclusão financeira.

Ao falar no final do Encontro, O Diretor-Executivo da AFI, Alfred Hannig, reconheceu a importância e o significado histórico desta medida. "Estou muito contente com os trabalhos da rede AFI e os compromissos dos membros do G20 para com a Declaração Maia", disse o Sr. Hannig, "mas, acima de tudo, estou contente com a importância da política de inclusão financeira exposta dessa forma. Os benefícios a longo prazo das políticas inteligentes de inclusão financeira desenvolvidas e implementadas através do aprendizado de colegas terão um impacto positivo nas vidas de bilhões de pessoas".

Twitter @NewsAFI Facebook:www.facebook.com/AFI.History

A Aliança para Inclusão Financeira é a primeira rede de compartilhamento de conhecimento global criada exclusivamente para os legisladores de inclusão financeira dos países em desenvolvimento. Para mais informação, acesse: www.afi-global.org.

Contact Information