LACNIC e a comunidade da América Latina de segurança operacional se juntam a M3AAWG para combater as ameaças on-line


SÃO FRANCISCO, CA--(Marketwired - Mar 31, 2016) - LACNIC, o Registro Regional da Internet para a América Latina e o Caribe, juntou-se ao Grupo de Trabalho Anti-abuso de Mensagens, Malware e Móvel para colaborar em questões globais de cibersegurança. LACNIC é também o fórum que convoca o Grupo de Operadores de Rede de LAC; LACSEC, o Fórum de Segurança de Redes da região; e LAC-CSIRT, um fórum regional de resposta a incidentes de segurança. Como parte de uma parceria mútua para combater as ameaças on-line, M3AAWG também se juntou a LACNIC para interagir com esses provedores de serviços e comunidades de segurança on-line.

Essa interação contínua vai permitir que o M3AAWG tenha acesso a especialistas regionais em tendências operacionais e anti-abuso e vai dar a oportunidade de desenvolver soluções conjuntas relevantes que abordem as tendências atuais na área da segurança e crime cibernético. LACNIC, o Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe, vai ter acesso à variada experiência dos membros do M3AAWG e seu trabalho permanente no desenvolvimento de melhores práticas.

Para incentivar esta parceria, vários membros do M3AAWG vão participar de LACNIC 25, reunião que será celebrada de 2 a 6 de maio de 2016 em Havana, Cuba. Na reunião vão trabalhar com LACNIC, LACNOG, LACSEC e LAC-CSIRT para identificar futuros projetos de colaboração e adaptar as melhores práticas existentes do M3AAWG e assim atender às necessidades específicas da região. Vários membros de LACNIC também vão concorrer às futuras reuniões do M3AAWG que são organizadas três vezes por ano.

"Nossa participação no M3AAWG permite interagir de forma ativa com pesquisadores e especialistas de destaque do mundo todo acerca de quais técnicas anti-abuso funcionam corretamente e por que, ao mesmo tempo em que compartilham sua experiência na região. Uma melhor compreensão das melhores práticas do M3AAWG pode ajudar a melhorar os esforços locais na área de segurança informática, minimizar as ameaças e criar mais oportunidades econômicas para os cidadãos da América Latina", disse Graciela Martínez, Coordenadora de LACNIC WARP (Warning, Advice and Reporting Point).

LACNIC é uma organização sem fins lucrativos que gerencia a alocação de recursos de numeração com os endereços IP e Números de Sistemas Autônomos necessários para a conectividade e o roteamento da Internet. As reuniões de LACNIC são fóruns que convocam às comunidades de operadores regionais como LACNOG e às comunidades da área da segurança como LACSEC. LACNIC também facilita as iniciativas que apoiam uma Internet aberta, estável e segura em sua região de serviço: América do Sul, América Central e o Caribe.

Sara Roper, vice-presidente da Diretoria do M3AAWG disse: "A participação de LACNIC em nossas reuniões e iniciativas em andamento vai nos permitir compreender e atender melhor os problemas específicos da América Latina em nossos esforços para atingir uma experiência on-line mais segura para todos. Como membro de LACNIC, também vamos trabalhar para adaptar as melhores práticas desenvolvidas pela membresia global do M3AAWG nesta importante região".

M3AAWG publicou mais de quarenta papers e melhores práticas que definem processos comprovados para a prevenção ou mitigação das ameaças on-line. Trata-se de uma associação global da indústria, em que especialistas em operações e segurança a nível de políticas públicas de mais de vinte países se reúnem em um ambiente confidencial para compartilhar informações, desenvolver as melhores práticas e identificar estratégias para combater os bots, o malware, o spam, os vírus, os ataques de denegação de serviço e outros ataques on-line.

Muitas melhores práticas do M3AAWG abordam questões que são específicas dos provedores de serviços da Internet e de outros segmentos relevantes da indústria para os membros de LACNIC. Por exemplo, publicou melhores práticas para ajudar os provedores de serviços a proteger as mensagens em redes móveis, melhores práticas anti-phishing para ISP e orientações sobre o uso de "jardins murados" para conter as infecções por malware.

Acerca de LACNIC.

LACNIC, o Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe, é uma organização internacional não governamental estabelecida no Uruguai em 2002. Ela é responsável pela designação e administração dos recursos de numeração da Internet (IPv4, IPv6), Números Autônomos e Resolução Inversa, entre outros recursos para a região da América Latina e o Caribe. É um dos cinco Registros Regionais da Internet no mundo.

LACNIC contribui para o desenvolvimento da Internet na região através de uma política ativa de cooperação, promovendo e defendendo os interesses da comunidade regional e colaborando na criação de condições para que a Internet seja um instrumento eficaz de inclusão social e desenvolvimento econômico para todos os países e cidadãos da América Latina e o Caribe. Para mais informações, acesse www.lacnic.net.

Acerca do M3AAWG

O Grupo de Trabalho Anti-abuso de Mensagens, Malware e Móvel (M3AAWG, por sua sigla em inglês) é onde a indústria se reúne para combater os bots, o malware, os vírus, os ataques de denegação de serviço e outras atividades maliciosas on-line. Os membros do M3AAWG (www.m3aawg.org) representam a mais de um bilhão de caixas de correio de algumas das maiores operadoras de redes do mundo. O grupo aproveita o conhecimento e as experiências de sua membresia global para enfrentar o abuso nas redes existentes e serviços emergentes por meio da tecnologia, colaboração e políticas públicas. Também trabalha na formação dos formuladores de políticas globais sobre os aspectos técnicos e operacionais relacionados com as mensagens e o abuso on-line. Com sede em São Francisco, Califórnia, M3AAWG é impulsionado pelas necessidades do mercado e apoiado pelas principais operadoras de redes e provedores de mensagens.

Diretoria do M3AAWG AT&T (NYSE: T); CenturyLink (NYSE: CTL); Cloudmark, Inc.; Comcast (NASDAQ: CMCSA); Cox Communications; Facebook; Google; LinkedIn (NYSE: LNKD); Mailchimp; Message Systems; Orange (NYSE: ORAN) e (Euronext: ORA); Rackspace; Return Path; SendGrid; Time Warner Cable; Vade Retro - OpenIO; Verizon Communications; e Yahoo! Inc.

Membros Plenos do M3AAWG 1&1 Internet AG; Adobe Systems Inc.; Agora, Inc.; AOL; Bluehost-Endurance; Campaign Monitor Pty.; Cisco Systems, Inc.; CloudFlare; Constant Contact (NASDAQ: CTCT); dotmailer; Dyn; ExactTarget, Inc.; IBM; iContact; Internet Initiative Japan (IIJ, NASDAQ: IIJI); Level 3; Liberty Global; Listrak;Litmus; McAfee Inc.; Microsoft Corp.; Mimecast; Nominum, Inc.; Oracle Marketing Cloud; OVH; PayPal; Proofpoint; Spamhaus; e Symantec.

Para acessar uma lista completa dos membros: http://www.m3aawg.org/about/roster.

Informação de contacto:

Contato de imprensa
Linda Marcus, APR
+1-714-974-6356 (U.S. Pacific)
LMarcus@astra.cc
Astra Communications

María Gayo
(+598) 91055252 (Uruguai)
mgayo@lacnic.net
LACNIC