SOURCE: The Linux Foundation

The Linux Foundation

The Linux Foundation

September 28, 2011 12:49 ET

LiMo Foundation e Linux Foundation anunciam a nova plataforma de software de fonte aberta Tizen™

Nova plataforma de dispositivo e arquitetura cruzados conduzirão os aplicativos de web baseados em padrões

LONDON and SAN FRANCISCO, CA--(Marketwire - Sep 28, 2011) - A LiMo Foundation(TM) e a The Linux Foundation anunciaram hoje o lançamento de um novo projeto de fonte aberta, Tizen(TM), para o desenvolvimento de uma plataforma de software de dispositivo baseado em Linux. Hospedada na The Linux Foundation, a Tizen é uma plataforma de software baseada em padrões de arquitetura cruzada que dá suporte para várias categorias de dispositivos como smartphones, tablets, smart TVs, netbooks e sistemas de entretenimento informacional de veículos. O lançamento inicial da Tizen está previsto para o primeiro trimestre de 2012, possibilitando que os primeiros dispositivos estejam no mercado em meados de 2012.

A Tizen combina as melhores tecnologias de fonte aberta da LiMo e da The Linux Foundation e adiciona um ambiente de desenvolvimento de web robusto e flexível de HTML5 e WAC baseados em padrões no qual os aplicativos independentes de dispositivos podem ser produzidos com eficiência para a implementação ilimitada em plataforma-cruzada. Esta abordagem aproveita a robustez e a flexibilidade do HTML5 que está emergindo rapidamente como o ambiente preferido para aplicativos móveis e o amplo suporte de transportadora da Wholesale Applications Community (WAC). A Tizen ainda tem uma interface de usuário avançada de referência que viabiliza a criação de uma experiência de usuário altamente atraente e inovadora que pode ser personalizada ainda mais pelas operadoras e fabricantes.

"A LiMo Foundation acha que a Tizen é uma mudança bem oportuna que reúne os principais proponentes móveis Linux em um ecossistema renovado com uma visão de web aberta para o desenvolvimento de aplicativos que irá ajudar os fornecedores de dispositivos a inovar com o software e liberar o acesso aos consumidores para os desenvolvedores e provedores de serviços", disse Morgan Gillis, Diretor Executivo da LiMo Foundation. "A LiMo se concentrará no fornecimento para o setor baseado em um ecossistema amplamente apoiado para o fornecedor de independente de serviço de acordo com o espírito da oportunidade aberta e ilimitada do Linux".

O setor móvel continua a adotar as tecnologias Linux e de fonte aberta como os fatores-chave para a redução do custo inicial do dispositivo, aumento da flexibilidade e melhoria do tempo para a colocação do produto no mercado. A Tizen irá aprimorar ainda mais estes efeitos devido ao alcance das categorias e um forte foco nos padrões abertos.

"A The Linux Foundation tem o prazer de hospedar a plataforma Tizen", disse Jim Zemlin, Diretor Executivo da The Linux Foundation. "As plataformas de fonte aberta como a Tizen são benéficas para o Linux porque aumentam a sua adoção em diversas categorias de dispositivos. Queremos colaborar com a LiMo Foundation e seus membros neste projeto".

Para participar do projeto, vá para http://www.tizen.org.

LiMo Foundation
A LiMo Foundation(TM) é um consórcio dedicado de líderes do setor móvel que trabalham em conjunto dentro de um modelo de governança aberta e transparente -- com o compartilhamento da liderança e das tomadas de decisões -- para a oferta de uma plataforma de software consistente aberta e global baseada no Linux móvel para uso por toda a indústria móvel. A Diretoria da LiMo Foundation é composta pela ACCESS, Panasonic Mobile Communications, NEC CASIO Mobile Communications, NTT DOCOMO, Samsung, SK Telecom, Telefónica e Vodafone. Para uma descrição completa da LiMo Foundation, visite www.limofoundation.org.

The Linux Foundation
The Linux Foundation é um consórcio sem fins lucrativos dedicado à promoção do crescimento do Linux. Fundada em 2000, a organização patrocina o trabalho do criador do Linux, Linus Torvalds, e promove, protege e avança o sistema operacional Linux com o desenvolvimento de recursos dos seus membros e da comunidade de desenvolvimento de fonte aberta. The Linux Foundation proporciona um fórum neutro de colaboração e educação com a hospedagem das conferências Linux, incluindo a LinuxCon, e a geração da pesquisa Linux e conteúdo originais que avançam a compreensão da plataforma Linux. Suas propriedades de, incluindo Linux.com, alcançam aproximadamente dois milhões de pessoas ao mês. A organização também oferece vastas oportunidades de treinamento Linux com os principais experts como instrutores da comunidade de kernel da Linux. Siga a The Linux Foundation no Twitter.

The Linux Foundation e Tizen são marcas comerciais da The Linux Foundation. Linux é uma marca comercial de Linus Torvalds. LiMo é uma marca comercial da LiMo Foundation.

Contact Information