SOURCE: The Linux Foundation

The Linux Foundation

August 17, 2016 09:00 ET

Linux Foundation divulga nomes dos ganhadores da bolsa 2016 LiFT

14 bolsistas de 11 países receberão Treinamento Avançado de Fonte Aberta para ajudar a avançar suas carreiras e comunidades

SAN FRANCISCO, CA--(Marketwired - 17 de agosto de 2016) - A Linux Foundation, organização sem fins lucrativos dedicada ao avanço do gerenciamento de fonte aberta profissional para colaboração em massa, divulgou os nomes dos ganhadores da Bolsa 2016 Linux Foundation Training (LiFT - Treinamento da Fundação Linux). A LiFT oferece treinamento de fonte aberta para profissionais de IT existentes e futuros de todo o mundo.

Este é o sexto ano que a Linux Foundation concede bolsas de treinamento. Quarenta e oito bolsas no valor de $130.000 foram concedidas até o momento para profissionais de IT existentes e futuros que possam não ter condições para fazer um treinamento especializado. Os bolsistas podem escolher qualquer curso de treinamento e exame de certificação da Linux Foundation.

Este ano, a Linux Foundation recebeu mais de 1.000 inscrições para 14 bolsas. Mais uma vez, a categoria mais popular foi SysAdmin Super Star, seguida da Linux Newbies e Academic Aces. As inscrições vieram de seis continentes e os inscritos têm entre 13 e 66 anos, demonstrando a demanda por educação de fonte aberta de qualidade em todas as geografias e demografias.

"Ouvimos muitas histórias de pessoas dedicadas, criativas e inovadoras de todo o mundo que querem contribuir para a fonte aberta e suas sociedades", disse Jim Zemlin, Diretor Executivo da Linux Foundation. "O fornecimento de bolsas para treinamento avançado ajuda as pessoas que se beneficiam a contribuírem para projetos de fonte aberta e até mesmo iniciem novos projetos, bem como a passarem o conhecimento para suas comunidades. Esperamos que estas bolsas sejam um catalizador para ajudar a fonte aberta a continuar a crescer e prosperar".

Os bolsistas de 2016 de cada categoria são:

Academic Aces
Ahmed Alkabary, 23, Canadá
Ahmed é recém-formado pela University of Regina, em ciências de computação e matemática. Ele começou a usar a Linux no segundo ano e, se interessou tanto que, passou a estudar fora da universidade para avançar suas habilidades. O entusiasmo de Ahmed pela Linux o levou a desenvolver um curso gratuito na Udemy para ensinar outras pessoas. Quase 50.000 alunos já se inscreveram até o momento. Agora que terminou os estudos, Ahmed quer trabalhar como administrador de sistema Linux.

Tetevi Placide Ekon, 24, Burkina Faso
Tetevi está fazendo engenharia civil no 2iE Institute for Water and Environmental Engineering de Burkina Faso. Após receber seu diploma de engenharia de água e ambiental e passar para a pós-graduação, ele passou a se interessar pela ciência da computação, especialmente a fonte aberta. Tetevi fez cursos gratuitos dos sistemas Linux, Apache Big Data e outros, e pretende usar esta bolsa para dar continuidade ao treinamento mais avançado.

Developer Do-Gooder
Luis Camacho Caballero, 42, Peru
Luis usa Linux desde 1998 e sabe que é construído e mantido por um grande número de pessoas que trabalham em conjunto para aumentar o conhecimento. Ele iniciou um projeto para preservar idiomas em risco de extinção na América do Sul levando-os para sistemas de computação por meio de reconhecimento automático de fala em sistemas Linux. Ele espera completar Quechua, o idioma dos seus avós, até o final de 2017, e depois expandir para outros idiomas da Amazônia.

Kurt Kremitzki, 28, Estados Unidos
Kurt está no último ano de engenharia biológica e agrícola na Texas A&M. Ao visitar uma comunidade maia em Iucatã em meados do ano para ajudar a criar sistemas de irrigação, Kurt se inspirou a levar o projeto um passo à frente: ele descobriu que um sistema da Raspberry Pis com conectividade celular e software de fonte aberta podia criar um sistema de irrigação automática baseado em relatórios do tempo e leitores de sensores. Ele agora está trabalhando em uma universidade do México para desenvolver um sistema semelhante que é o primeiro passo do seu sonho de usar a tecnologia para encontrar novas formas de atender a crescente necessidade de alimento de todo o mundo.

Linux Kernel Guru
Alexander Popov, 28, Rússia
Alexander é desenvolvedor de kernel Linux que teve 14 patches aceitos no kernel de linha principal até hoje. Trabalhando na Positive Technologies, ele desenvolveu um hipervisor de metal nu que espera lançar como fonte aberta em breve. Alexander prevê que o treinamento oferecido pela bolsa o ajudará a ser um contribuinte ainda mais eficaz da fonte aberta no futuro.

Ksenija Stanojevic, 29, Sérvia
Ksenija conheceu a comunidade de kernel após ser aceita em um estágio na Outreachy. Ela passou imediatamente a contribuir com patches, trabalhando especificamente em um driver de entra para dar melhor suporte a dispositivos de multifunção. Ela espera aprender mais sobre drivers de dispositivos e, eventualmente, criar seus próprios drivers.

Linux Newbies
Yasin Sekabira, 27, Uganda
Yasin é formado em ciência da computação pela Makerere University, onde ele teve a oportunidade de trabalhar com distribuições Linux, e aprendeu sozinho os princípios básicos em um curso gratuito de Introdução a Linux na edX e outros recursos online. Ele está iniciando uma startup para introduzir a tecnologia para crianças locais que não tenham acesso à educação de ciência da computação.

Lorien Smyer, 52, Estados Unidos
Lorien é uma ex-contadora que decidiu iniciar uma nova carreira na ciência da computação. Ela fez um curso intensivo de seis meses de desenvolvimento de web, e depois a Intro to Linux na edX, onde obteve 100%. Ela espera que o treinamento adicional proporcionado por esta bolsa aumente sua probabilidade de encontrar um trabalho que permita que ela demonstre o seu amor pela codificação.

SysAdmin Super Stars
Jacob Neyer, 20, Estados Unidos (baseado com a USAF na Europa)
Jacob é técnico de operações ciberespaciais da Força Aérea dos Estados Unidos, onde administra servidores Linux. Ele foi incentivado pelos seus superiores a considerar a fonte aberta quando buscava implementar novos aplicativos e espera que o treinamento mais avançado da bolsa LiFT permita o maior desenvolvimento das suas recomendações.

Sumilang Plucena, 33, Filipinas
Sumilang é analista de sistemas do maior hospital das Filipinas que utiliza Linux em todos os seus servidores. Ele aprendeu sozinho sobre fonte aberta e ajudou a implementar aplicativos tais como o OpenMRS para acompanhar registros médicos. Ele espera que o treinamento adicional proporcionado por esta bolsa ele possa tornar os sistemas de IT do hospital ainda mais eficientes, melhorando por sua vez o cuidado recebido pelos pacientes.

Teens-in-Training
Sarah Burney, 13, Estados Unidos
Sarah está na sexta série em uma escola de Maryland, mas já conclui um curso de ciência de dados na Johns Hopkins, bem como vários programas de codificação. Ela está interessada em usar Linux para dar suporte a aplicativos de ciência de dados. Sarah acredita que esta bolsa seja um investimento no seu aprendizado para que ela possa retribuir com o tempo para a Linux e a fonte aberta.

Florian Vamosi, 15, Hungria
Florian ainda faz o estudo fundamental mas usa Linux desde os 10 anos. Juntamente com uma equipe da sua escola, ele ganhou um concurso de inovação na sua cidade Kaposvár, com um sistema de automação agrícola modular que monitora as condições do tempo e faz uma compensação automática de acordo com a necessidade da planta com Raspberry Pis. Ele continua a inovar e está trabalhando em um sistema de reconhecimento de cores para categorizar as estrelas nas pesquisas de astronomia.

Women in Linux
Shivani Bhardwaj, 22, Índia
Shivani é recém-formada em ciência da computação e já teve mais de 75 patches aceitos para o staging driver do kernel Linux. Ela fez um estágio na Outreachy onde ela ficou impressionada com a importância da orientação e mentoria no avanço de uma carreira em fonte aberta. Ela espera usar o conhecimento obtido com esta bolsa para obter um trabalho com desenvolvimento e, eventualmente, passar o seu conhecimento para outras mulheres que precisam de mentores.

Farlonn Mutasa, 21, África do Sul
Farlonn foi apresentado ao Linux por um tio e, imediatamente, ficou muito interessada. Ela aprendeu sozinha o suficiente para passar no CompTIA Linux+ e no exame de certificação, que abriu as portas para um estágio na África do Sul. Para fazer o estágio, Farlonn deixou sua família em Zimbábue mas, após concluir o estágio, ela teve muitas dificuldades para encontrar um emprego na comunidade de IT local. Farlonn espera que o treinamento recebido com esta bolsa proporcione a ela as habilidades para que ela venha a ter uma carreira estável com fonte aberta.

A Linux Foundation dá suporte a uma variedade de iniciativas e organizações comunitárias para ajudar no avanço do software gratuito e de fonte aberta, e aumentar a diversidade na tecnologia e na comunidade de fonte aberta. Com a oferta de bolsas de treinamento e de eventos, e com o trabalho com organizações tais como Women Who Code e Goodwill, a Linux Foundation ajuda no alcance da sua meta de aumentar a diversidade em tecnologia e na comunidade de fonte aberta.

Recursos Adicionais

Fotografias de todos os Bolsistas do 2016 LiFT podem ser baixadas no https://drive.google.com/folderview?id=0Bxs-i6AY3K2uRGJZZlU3LTVwVUE&usp=sharing.

Linux Foundation

A Linux Foundation é a organização preferida dos principais desenvolvedores e empresas do mundo para a criação de ecossistemas que aceleram o desenvolvimento e a adoção comercial da tecnologia aberta. Em conjunto com a comunidade de fonte aberta do mundo, ela resolve os problemas de tecnologia mais difíceis por meio da criação de investimentos maiores em tecnologia compartilhada da história. Fundada em 2000, a Linux Foundation oferece ferramentas, treinamento e eventos para escalar qualquer projeto de fonte aberta e, em conjunto, tem um impacto econômico não atingido por nenhuma outra empresa. Para mais informação, visite www.linuxfoundation.org.

A Linux Foundation tem marcas comerciais registradas e usa marcas comerciais. Para uma lista das marcas comerciais da Linux Foundation, visite nossa página de uso de marcas comerciais: https://www.linuxfoundation.org/trademark-usage. Linux é uma marca comercial registrada da Linus Torvalds.

Contact Information