SOURCE: The Linux Foundation

The Linux Foundation

October 13, 2014 12:39 ET

Linux Foundation e principais empresas de tecnologia lançam projeto Dronecode de fonte aberta

Projeto Dronecode avança o desenvolvimento de veículos aéreos não tripulados; 3D Robotics, Baidu, Box, DroneDeploy, Intel, jDrones, Laser Navigation, Qualcomm Technologies, SkyWard, Squadrone System, Walkera e Yuneec são alguns dos membros fundadores

DUSSELDORF, GERMANY--(Marketwired - Oct 13, 2014) - {EMBEDDED LINUX CONFERENCE EUROPE} -- A Linux Foundation, organização sem fins lucrativos dedicada à aceleração do crescimento do Linux e do desenvolvimento colaborador, anunciou hoje a criação do Projeto Dronecode. O Projeto reunirá os projetos e ativos de drone de fonte aberta sob uma estrutura sem fins lucrativos governada pela Linux Foundation. O resultado será uma plataforma de fonte aberta em comum compartilhada para Unmanned Aerial Vehicles (UAVs - Veículos Aéreos Não Tripulados).

Os membros fundadores são 3D Robotics, Baidu, Box, DroneDeploy, Intel, jDrones, Laser Navigation, Qualcomm, SkyWard, Squadrone System, Walkera e Yuneec. O Projeto Dronecode inclui a plataforma de software APM/ArduPilot UAV e seu código associado, que até agora era hospedado pela 3D Robotics, líder mundial de controle de veículo UAV com piloto automático e autônomo. A empresa também foi cofundada por Chris Anderson, ex-redator chefe da Wired e autor dos livros bestsellers "The Long Tail", "Free" e "Makers: The New Industrial Revolution". O Projeto Dronecode também irá incorporar o projeto PX4 parceiro liderado por Lorenz Meier da ETH, Technical University of Zurich.

Mais de 1.200 desenvolvedores estão trabalhando no Dronecode com mais de 150 confirmações de códigos por dia no mesmo projeto. Os exemplos de projetos são: APM/ArduPilot, Mission Planner, MAVLink e DroidPlanner. A plataforma foi adotada por tantas organizações à frente da tecnologia de drone, inclusive Skycatch, DroneDeploy, HobbyKing, Horizon Ag, PrecisionHawk, Agribotix e Walkera, dentre outras.

Andrew Tridgell ("Tridge") será o chairman do Technical Steering Committee (TSC - Comitê de Direção Técnica) do Projeto Dronecode e fará parte do Conselho. Ele é um dos principais mantenedores do desenvolvimento do APM/ArduPilot e é bem reconhecido por suas contribuições para com a comunidade de software de fonte aberta, inclusive com o seu trabalho como autor do servidor de arquivos Samba.

"O software de fonte aberta e o desenvolvimento colaborador estão avançando as tecnologias nas áreas mais avançadas do momento. O Projeto Dronecode é um perfeito exemplo disso", disse Jim Zemlin, Diretor Executivo da Linux Foundation. "Ao se tornar um Projeto Colaborador da Linux Foundation, a comunidade do Dronecode receberá o suporte necessário de um processo maciço já no momento de lançamento. O resultado será uma inovação ainda maior e uma plataforma em comum para os projetos de drones e de robótica de fonte aberta".

O Projeto Dronecode ajudará a atender às necessidades da crescente comunidade de uma estrutura de governança neutra e da coordenação do financiamento dos recursos e ferramentas que a comunidade necessita. A estrutura de governança permitirá que outras pessoas e desenvolvedores influenciem e participem do desenvolvimento e direção do software. O conselho do Dronecode contará com os membros e membros da comunidade técnica. O comitê de Direcionamento Técnico contará com os líderes de projeto e mantenedores dos projetos de alto nível. Os Comitês podem ser eleitos para o TSC.

O desenvolvimento de drones aumentou dramaticamente nos últimos dois anos devido à comunidade vibrante de fabricantes e o uso dos drones em diversos aplicativos. O Teal Group, uma firma de pesquisa de mercado aeroespacial, calculou recentemente que em uma década o valor total gasto em todo o mundo em pesquisa, desenvolvimento, testes e avaliações de tecnologia drones chegará a $91 bilhões. Da pesquisa ambiental à conservação da vida selvagem, busca e resgate, os drones estão sendo usados em muitas outras áreas além da comercial e de defesa. Além do mais, as oportunidades que os drones proporcionam para a análise, armazenagem e exibição de dados abre inúmeras outras oportunidades para aplicações nos negócios. Milhares de desenvolvedores e fabricantes em todo o mundo estão contribuindo para a tecnologia do drone e para o seu futuro. O Projeto Dronecode ajudará a avançar estas tecnologias e acelerar a adoção de software de fonte aberta mais acessível financeiramente e mais confiável para os UAVs.

O Projeto Dronecode é um projeto colaborador da Linux Foundation. Projetos Colaboradores são projetos de software financiados independentemente que aproveitam o poder do desenvolvimento colaborador para incentivar a inovação nas indústrias e ecossistemas. Com a disseminação do DNA colaborador do maior projeto de desenvolvimento de software colaborador da história, a Linux Foundation oferece a base de trabalho colaboradora e organizacional essencial para que os donos do projeto possam se concentrar na inovação e nos resultados. Os Projetos Colaboradores da Linux Foundation abrangem os mercados empresarial, móvel, integrado e de ciências da vida, e são apoiados por muitos dos maiores nomes de tecnologia. Para mais informação sobre os Projetos Colaboradores da Linux Foundation, visite: http://collabprojects.linuxfoundation.org/ Para mais informação sobre o Projeto Dronecode e para começar a contribuir agora, visite: https://www.dronecode.org/

Comentários dos Membros
3D Robotics
"A Linux Foundation é bem conhecida por sua capacidade de angariar apoio e avançar o trabalho de projetos importantes de fonte aberta", disse Chris Anderson, CEO e fundador, 3D Robotics. "O Projeto Dronecode se beneficiará com esta expertise e oferecerá recursos importantes para os desenvolvedores que trabalham com a tecnologia de drones".

Baidu
"O ProjetoDronecode acelerará substancialmente o trabalho realizado para tornar os drones disponíveis para um número cada vez maior de aplicações que vão do uso comercial às aplicações de sustentabilidade", disse Kai Yu, Dirigente da Baidu IDL (Institute of Deep Learning). "Estamos contentíssimos em participar e contribuir com o nosso conhecimento para este trabalho importante".

Box
"Na construção, agricultura e energia os drones estão gerando um aumento maciço nos dados e conteúdo digital que precisam ser armazenados, compartilhados e processados com segurança na nuvem", disse Aaron Levie, cofundador e CEO da Box. "A Box está felicíssima em apoiar o Projeto Dronecode para viabilizar uma plataforma aberta que irá transformar como as pessoas e empresas utilizam os drones em diversas indústrias".

DroneDeploy
"A DroneDeploy está viabilizando que as empresas utilizem frotas de drones para capturar e analisar dados aéreos em tempo real", disse Mike Winn, CEO, DroneDeploy. "Os trabalhos como esse na comunidade de fonte aberta permitem que projetos como o nosso sejam possíveis. O Projeto Dronecode acelerará a inovação desta tecnologia e estamos muito contentes de fazer parte deste trabalho".

Intel
"A indústria está começando a entender o potencial da tecnologia drone que continua a chamar a atenção", disse Imad Sousou, vice-presidente e gerente-geral, Open Source Technology Center, Intel Corporation. "Para que uma nova tecnologia passe a ser principal, é importante que os principais participantes da indústria colaborem. As contribuições de fonte aberta para o Projeto Dronecode podem ajudar a acelerar a inovação em um mercado como este".

jDrones
"Com um dos desenvolvedores originais ArduCopter/APM, o Projeto DroneCode é uma grande maneira de incentivar ainda mais o desenvolvimento do UAV", disse Jani Hirvinen, CEO, jDrones, "Estamos muito contentes de ser membro desta comunidade de fonte aberta e esperamos continuar a contribuir para este projeto que amamos".

Laser Navigation, fundador da comunidade VirtualRobotix.com
"O Projeto Dronecode permitirá que a VirtualRobotix e seus companheiros avancem a tecnologia principal ainda mais rapidamente", disse Roberto Navoni, CEO, VirtualRobotix. "Como um dos primeiros financiadores do projeto APM Copter, a nossa empresa desenvolveu o primeiro código de portabilidade para uma plataforma de hardware de 32 bits. É com orgulho que participamos deste trabalho pois sabemos que ele será a base para o futuro da inovação dos drones".

Qualcomm Technologies, Inc.
"A escala e o ritmo do desenvolvimento da tecnologia móvel está afetando substancialmente muitas áreas de tecnologia, e os drones não são exceção", disse Matt Grob, CTO, Qualcomm Technologies, Inc. "As possibilidades da tecnologia de drone são empolgantes e a Qualcomm teve sucesso com e apoia as plataformas voltadas para as comunidades como uma forma de acelerar a inovação nas áreas pioneiras como as dos drones, robótica e IOT".

SkyWard
"Os operadores de drones comerciais precisam de tecnologias e infraestruturas confiáveis e eficazes em apoio ao seu trabalho", disse Jonathan Evans, CEO, SkyWard. "Os projetos de fonte aberta serve para cultivar um ecossistema de inteligência colaboradora em escala global e são a base para a viabilização da Aerial Robotics Network".

Squadrone System
"As aplicações para os drones são intermináveis. Podemos ver os clientes usando os drones para capturar filmes extremos e vídeo aéreo do estilo de Hollywood usando um sistema completamente autônomo", disse Antoine LEVEL, CEO e cofundador da Squadrone System.

Walkera
"Com a união das tecnologias, as pessoas e as empresas que conduzem a inovação com os drones que é uma etapa importante para o futuro", disse Robert Luo, Diretor Executivo, Walkera iUAS. "A Linux Foundation naturalmente é uma organização para fazer isso, e estamos certos que o Projeto Dronecode trará mais avanços e aplicações para os drones".

Yuneec
"O software é que torna os drones inteligentes. Queremos contribuir para com essa inteligência e para o avanço das tecnologias de drone, e o Projeto Dronecode nos dá esta oportunidade", disse Tian Yu, Presidente e fundador da Yuneec.

Linux Foundation
A Linux Foundation é um consórcio sem fins lucrativos dedicado à promoção do crescimento do Linux e o desenvolvimento colaborador de software. Fundada em 2000, a organização patrocina o trabalho do criador do Linux, Linus Torvalds, e promove, protege e avança o sistema operacional Linux e desenvolvimento de software colaborador com a implementação de recursos dos seus membros e da comunidade de fonte aberta. A Linux Foundation proporciona um fórum neutro de colaboração e educação com a hospedagem das conferências Linux, incluindo a LinuxCon, e a geração da pesquisa e conteúdo que avançam o entendimento da Linux e desenvolvimento de software colaborador. Para mais informação, visite http://www.linuxfoundation.org.

The Linux Foundation, Linux Standard Base, MeeGo, Tizen, e Yocto Project são marcas comerciais da Linux Foundation. OpenBEL é uma marca comercial do OpenBEL Consortium. OpenDaylight é uma marca comercial da OpenDaylight Project, Linux é uma marca comercial da Linus Torvalds

Contact Information