SOURCE: McDonald's Corporation

McDonald's Corporation

April 18, 2012 18:40 ET

McDonald's Comemora 90 Realizações Inovadoras em Práticas Ambientais em Todo o Mundo

Inovações para Diminuir o Consumo de Energia, Reciclagem & Outras Áreas Focadas no Meio Ambiente

OAK BROOK, IL--(Marketwire - Apr 18, 2012) - Reusar condensação do ar condicionado para regar as plantas e fazer limpeza e transformar as faixas de propaganda em bolsas da moda. Reciclar óleo de cozinha para ser usado em geradores nos hospitais. Hoje, a McDonald's Corp. (NYSE: MCD) comemora esses e dezenas de outros exemplos de paixão e inovação no relatório 2012 Global Best of Green (Melhor do Verde Global de 2012).

Best of Green é uma coleção das melhores práticas que têm como foco o meio ambiente e causam um impacto positivo tangível nos negócios e na marca da empresa. O relatório ilustra o progresso em oito categorias, energia, empacotamento, anti-lixo, reciclagem, logística, comunicações, construção verde e local de trabalho verde.

"O nosso compromisso com sustentabilidade ambiental verdadeiramente ganha vida em nossos restaurantes", disse Jeff Stratton, diretor de restaurantes do McDonald's. "Ao implementar essas soluções, o McDonald's demonstra o seu compromisso em construir uma empresa melhor utilizando práticas ambientais eficientes em todo o mundo".

"Estou orgulhoso do progresso em todas estas áreas e bastante empolgado de ver o número de avanços que causaram impacto na redução do consumo de energia/carbono e construção verde, duas das maiores prioridades do nosso planeta", disse Bob Langert, vice-presidente de Sustentabilidade do McDonald's.

O 2012 Best of Green, com mais de 20 iniciativas de eficiência em energia, inclui avanços nas práticas para redução de carbono e em construção verde em mais de uma dezena de mercados em todo o mundo.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o McDonald's EUA assumiu um compromisso nacional de igualar 30 por cento do seu uso de eletricidade nos restaurantes da empresa em 2012 com créditos de energia reusável de fontes que usam o vento como energia. Os créditos de energia reusável ajudam a financiar o desenvolvimento de novos recursos que aumentam a quantidade de energia limpa disponível para todos.

Outros destaques do relatório incluem:

  • Um técnico de manutenção de um restaurante do McDonald's localizado no Brasil sugeriu reusar a condensação gerada pelo aparelho de ar condicionado. O sistema de coleta, armazenamento e reuso resultante forneceu água para regar as plantas e lavar as áreas externas, reduzindo o consumo diário de água potável em 15 por cento.
  • Os funcionários dos restaurantes do McDonald's no Reino Unido criaram práticas ambientais excelentes, com novas mudanças importantes, incluindo um aumento de 20 por cento na reciclagem de papelão.
  • O foco do McDonald's em reuniões sustentáveis é ilustrado por ações no encontro realizado em 2011 que contou com a presença de 16.000 proprietários-operadores, gerentes de restaurantes, funcionários e fornecedores dos Estados Unidos. Mais da metade do fluxo de refugo foi desviada e 1,35 tonelada de lixo mantida fora dos aterros de lixo com a reciclagem de sabão/amenidades. Iniciativas de reciclagem adicionais mantiveram mais de 85 toneladas fora dos aterros de lixo.

O McDonald's colaborou com importantes acionistas externos para reconhecer as ações "melhores das melhores", selecionando os "Campeões do Planeta" para cada categoria do relatório. O comitê de seleção votou para os projetos e incluiu representantes da BSR, Ceres, Conservation International, World Wildlife Fund (WWF) e McDonald's. Eles fizeram as suas seleções com base no nível de inovação, impactos ambientais e empresariais, escalabilidade e integração empresarial. Os "Campeões do Planeta" do McDonald's de 2012 são:

  • Energia: o inovador "toolkit" para medir a emissão de carbono do McDonald's Europa ajuda a identificar futuras oportunidades para a redução do carbono
  • Empacotamento: A mudança que o McDonald's Canadá fez para guardanapos e sacos de papel não branqueados causou um impacto positivo no meio ambiente, consumidores e diminuição dos custos
  • Anti-Lixo: Com foco na redução de lixo por mais de 20 anos, o McDonald's Austrália trabalha para estabelecer uma posição de liderança incentivando os seus funcionários e consumidores a controlarem os impactos do lixo em todos os restaurantes da Austrália
  • Reciclagem & Redução de Refugo: O McDonald's Áustria conseguiu um índice de reciclagem de 95 por cento em seus restaurantes com o programa McRecycle(R)
  • Logística: Toda a frota de caminhões que fornecem para o McDonald's nos Emirados Árabes Unidos roda atualmente com 100 por cento de biodiesel feito com óleo vegetal reciclado dos restaurantes do McDonald's
  • Comunicações: para os funcionários dos restaurantes do McDonald's na Espanha, a prática de proteção ambiental é o principal elemento de orientação e treinamento
  • Restaurantes Verdes: o McDonald's EUA pretende construir 25 restaurantes adicionais certificados com LEED até 2015 com a sua participação no Programa de Volume LEED
  • Restaurantes Verdes: O primeiro restaurante verde em Pilar, Argentina, construído pela Arcos Dorados, licenciado de desenvolvimento do McDonald's na América Latina, é o primeiro restaurante do país a receber a certificação LEED nível Gold para New Construction (Novos Prédios)
  • Local de Trabalho Verde: o McDonald's Japão ajudou cerca de 5.500 dos seus funcionários a reduzir o seu consumo de energia em 15 por cento de julho a setembro de 2011

"Estas medidas são importantes", disse Ryan Schuchard, gerente de clima e energia, BSR. "O progresso ambiental resultante do compromisso com diminuição do consumo de energia no mercado dos Estados Unidos é significativo e é um exemplo de iniciativas que poderiam causar um enorme impacto se aplicadas no sistema do McDonald's em âmbito global".

Para mais informações sobre o Best of Green:
http://www.aboutmcdonalds.com/mcd/sustainability/signature_programs/best_practices.html

Sobre o McDonald's
O McDonald's é líder mundial no segmento de serviço rápido de alimentação com mais de 33.500 restaurantes atendendo aproximadamente 68 milhões de consumidores em 119 países diariamente. Mais de 80 por cento dos restaurantes do McDonald's em todo o mundo pertencem e são operados por homens e mulheres independentes locais. Para saber mais sobre a empresa, favor acessar www.aboutmcdonalds.com e siga-nos no Facebook (http://www.facebook.com/mcdonaldscorp) e Twitter (http://www.twitter.com/mcdonaldscorp).

Contact Information