SOURCE: Specialized Bicycles

September 21, 2007 04:05 ET

Melhorando o Mundo a Cada Pedalada

Desafio Innovate or Die Pedal-Powered Machine Procura Idéias Inovadoras para uma Solução em Pedal Destinada a Combater a Mudança Climática

MORGAN HILL, CA--(Marketwire - September 21, 2007) - A Specialized Bicycles e a Goodby Silverstein & Partners -- empresas de Bay Area que têm a mesma paixão por inovação, tecnologia e meio-ambiente -- criaram o Innovate or Die Pedal-Powered Machine Contest, com o suporte adicional da Google Inc. Esse desafio convoca os participantes a criar uma solução em pedal para combater a mudança climática. Quando o assunto é eficiência no uso da energia, a bicicleta deixa todos os demais meios de transporte comendo poeira. A mesma quantidade de energia que uma pessoa usaria para caminhar a 4,8 km/h permitiria que ela andasse entre 16 e 24 km/h de bicicleta.

"Acreditamos na força da bicicleta", disse o Fundador e o Presidente da Specialized, Mike Sinyard. "Achamos que a bicicleta pode ser uma solução em si para a reversão do aquecimento global, o que melhora o ambiente e torna o mundo um lugar melhor para as futuras gerações." Para poder fazer sua parte na luta contra o aquecimento global, Sinyard, em companhia dos funcionários da Specialized e de revendedores selecionados, percorrerá o trajeto de mais de 960 quilômetros entre a sede mundial da Specialized em Morgan Hill, na Califórnia, e a feira anual Interbike em Las Vegas, Nevada, durante cinco dias.

O Innovate or Die Pedal-Powered Machine Contest será lançado em 19 de setembro por meio de um site criado especialmente para ele, o www.innovate-or-die.com. Os participantes aptos serão convidados a publicar vídeos no site do YouTube(TM) que comprovem e detalhem soluções em que usem exclusivamente os seus pedais. As entradas vencedoras serão selecionadas por uma comissão de jurados renomados. Entre os prêmios estão 5.000 dólares em dinheiro e bicicletas da Specialized Globe destinadas aos primeiros colocados. O concurso se encerra no dia 15 de dezembro de 2007, com os vencedores sendo divulgados no dia 15 de janeiro de 2008.

"Quando aluno na escola de artes, eu sempre me entusiasmei com os concursos de design que tinham as inscrições abertas", disse Rich Silverstein, co-fundador da Goodby, Silverstein & Partners. "Agora é a nossa vez de incentivar a próxima geração de designers e engenheiros. Graças à integração entre as nossas três empresas, podemos desafiar esses jovens adultos a ajudar a salvar o nosso planeta por meio da imaginação e da ingenuidade."

"Precisamos de novas idéias e de uma geração que pense nos problemas relacionados à mudança climática e nas soluções possíveis", disse Dan Reicher, diretor da Climate Change and Energy Initiatives da Google.org. "Esse concurso incentivará os jovens a pensar no impacto que eles causam no meio-ambiente e a encontrar uma abordagem diferente. Eu espero ver as pessoas de todo o colocando seus pedais para funcionar."

A Specialized Bicycles, fundada em Morgan Hill, na Califórnia em 1974, é uma empresa formada por muitos ciclistas apaixonados, líder no setor com bicicletas inovadoras para todos os tipos de passeio. A Specialized tem um comprometimento histórico com a promoção do ciclismo mundial e a conscientização em relação ao meio-ambiente, o que inclui seu Bike-to-Work Day Challenge anual, o Recycle-a-Tire Project (com mais de 4 toneladas de pneus de bicicleta reciclados até hoje) e o Commute Club, formado pelos funcionários da Specialized, que já deixou de emitir mais de 23 toneladas de CO2 em emissões com o deslocamento de bicicleta até o trabalho até 2006.

Google e YouTube são marcas comerciais da Google Inc.

Contact Information