SOURCE: Alliance for Financial Inclusion

Alliance for Financial Inclusion

01 mars 2013 11h57 HE

Membros da Alliance for Financial Inclusion adotam abordagem regional de serviços financeiros móveis em reuniões na África e América Latina

BANGKOK, THAILAND--(Marketwire - Mar 1, 2013) - O desenvolvimento de Mobile Financial Services (MFS -Serviços Financeiros Móveis) como uma ferramenta de promoção da inclusão financeira deu um grande passo este mês com dois fóruns regionais de alto nível realizados na Tanzânia e na Colômbia.

Na África, a reunião inaugural da African Mobile Phone Financial Inclusion Policy Initiative (AMPI) foi realizada em Zanzibar, Tanzânia em 14-15 de fevereiro. Co-patrocinado pelo Bank of Tanzania, Central Bank of Kenya e Alliance for Financial Inclusion (AFI), o evento reuniu legisladores de alto nível de todo o continente africano que se comprometeram a compartilhar as melhores práticas e experiências com a política MFS e trabalharem juntos para garantir que a população da região que não usa bancos possa de forma fácil e segura usar a tecnologia celular para ter acesso ao setor financeiro formal. No final da reunião, representantes de 18 legisladores africanos emitiram uma declaração mostrando os próximos passos para o AMPI em 2013. "O benefício dos serviços financeiros móveis em expansão para as pessoas que não usam bancos na África é inegável", disse Governor Ndung'u do Central Bank of Kenya. "Juntos, temos a experiência, conhecimento e, agora, um compromisso regional comum de tornar a África líder mundial nesta área, através de políticas inteligentes, seguras e práticas, bem como canais de entrega de custo eficaz".

Na Colômbia, os legisladores se reuniram em Cartagena em 21-22 fevereiro na primeira reunião regional do MFS a ser realizada pela AFI. Co-patrocinado pelo Ministerio de Hacienda y Crédito Público de Colombia, o Multilateral Investment Fund (MIF) e AFI, a reunião contou com a presença de legisladores de alto nível de toda a América Latina e Caribe, juntamente com interessados, representantes de provedores de serviços financeiras, e empresas de telecomunicações. A região é testemunha do progresso substancial com a adoção e a expansão do MFS, além de uma grande variedade de abordagens de como estes serviços são regulados e implementados. Os legisladores e parceiros do setor privado regionais usaram os dois dias de reuniões para comparar e contrastar as experiências e comemorar os sucessos do setor. Ao abordar as questões do MFS comuns à toda a região, os legisladores pretendem promover e expandir os serviços na América Latina e no Caribe. "O E-money (dinheiro eletrônico) é a próxima etapa da desmaterialização do dinheiro. A criação do e-money é uma revolução tão grande como a introdução do papel moeda", disse Daniel Schydlowsky, Superintendente da Superintendencia de Banca, Seguros y AFP (SBS) del Peru. "Os pobres serão os grandes beneficiados com este desenvolvimento".

Nas duas regiões, os legisladores da rede AFI estão trabalhando para apoiar os princípios da Declaração Maia introduzidos em 2011 durante o AFI Global Policy Forum (GPF) realizado no México. Muitos membros do AFI das duas regiões assumiram compromissos específicos para com a expansão do MFS como parte desta Declaração e a região está trabalhando mostrando a dedicação dos Membros do AFI para com as metas da Declaração Maia e destacando as grandes conquistas dos últimos dois anos.

A Alliance for Financial Inclusion e suas 95 instituições estão concentradas no desenvolvimento de soluções de política inteligente e no destaque das conquistas de inclusão financeira que possam ser alcançadas quando as instituições regulatórias dos países em desenvolvimento e emergentes se unirem de igual para igual, apresentando políticas que sejam certas para as necessidades específicas e circunstâncias. Com foco nos grupos de trabalho, as conferências regionais e o Global Policy Forum, AFI anual agora são a maior e mais abrangente rede de legisladores de inclusão financeira do mundo. Para mais informação sobre o trabalho da Alliance, visite: www.afi-global.org.

Renseignements