SOURCE: Graduate Management Admission Council

Graduate Management Admission Council

May 21, 2012 00:01 ET

Mercado de emprego para MBAs apresenta melhora; Salários continuam altos

Empresas contratam líderes com habilidade lógica em 2012

RESTON, VA--(Marketwire - May 21, 2012) - Mais novos formandos de faculdades de business estão sendo contratados após o diploma com o renovado otimismo por parte dos empregadores, de acordo com os novos dados do Graduate Management Admission Council (GMAC). Os principais resultados da Global Management Education Graduate Survey de 2012 e a Corporate Recruiters Survey de 2012 da GMAC são:

  • Ganhos mais altos nas pequenas empresas: As empresas com menos de 1.000 funcionários foram responsáveis pelo maior aumento proporcional da demanda de contratados formados em administração dentre as 1.096 empresas globais pesquisadas.
  • Alunos relatam maior oferta de emprego: Sessenta e dois porcento dos formandos de MBAs e de outros formandos de educação de administração este ano alegaram ter uma oferta de emprego, um aumento sobre os 54 porcento de 2011.
  • Recrutadores estão otimistas: No entanto, 79 porcento das empresas pesquisas disseram pretender contratar recém-graduados de MBA este ano, comparado com 72 porcento em 2011.
  • Mais novas contratações por Empregador: O número médio de novas contratações planejadas por empregador pesquisado aumentou para 17 em 2012 de 13 no ano passado.

"As empresas começam a por em prática os planos de expansão, estão contratando talentos para ajudar a gerenciar a estratégia e crescimento para manter os negócios a longo prazo", disse Dave Wilson, presidente e CEO da GMAC. "Devemos ressaltar a expansão da contratação por parte das pequenas empresas na nossa pesquisa que o principal condutor da atividade econômica. Estas firmas empreendedoras dão real valor às habilidades que os formandos de administração trazem para a força de trabalho".

A confiança do empregador varia de acordo com a região, indicando a desigualdade característica da economia global. Em média, as empresas da região da Ásia-Pacífico e dos Estados Unidos esperam continuar a aumentar a contratação em 2012 de formandos de administração, enquanto que as empresas europeias dizem que os níveis de contratações em 2012 devem ser semelhantes aos de 2011.

"Estes resultados são uma grande prova da recuperação contínua do mercado global que também é confirmada pelo feedback recebidos dos membros das escolas de administração da EFMD", disse Eric Cornuel, diretor-geral e CEO da EFMD, principal parceira da execução da pesquisa com recrutadores com o MBA Career Services Council. "MBA continua sendo o principal programa de graduação das escolas de business enquanto que os programas de mestrado estão tendo mais aceitação por parte dos empregadores".

Em geral, as habilidades de liderança ficaram no topo da lista das habilidades que os empregadores buscam nos novos contratados. Os empregadores também querem contratar pessoas que possam organizar e reunir informações de múltiplas fontes para resolver problemas complexos e tomar decisões sólidas. Estas habilidades de análise de dados e de raciocínio integrado de alto nível foram consideradas particularmente importantes para as empresas em busca de contratar formandos em administração.

"Os resultados oferecem uma visão crítica para os profissionais de serviços de carreiras sobre as habilidades que os MBAs devem ter e as indústrias que oferecem o maior potencial para emprego", disse Nicole Hall, presidente do MBA Career Services Council e diretor do Career Management Center for the Schools of Business da Wake Forest University.

Salários

Os empregadores dos Estados Unidos esperam oferecer salários substancialmente maiores para os formandos de MBA em 2012 do que para os novos contratados que possuem apenas diploma de graduação. Isto significa uma receita anual em média $40.000 mais alta para os novos MBAs do que para os graduados, de acordo com o Corporate Recruiters Survey.

Dentre os alunos com no mínimo uma oferta de emprego na ocasião da realização da Global Management Education Graduate Survey em fevereiro e março, os MBAs de dois anos apresentaram os maiores ganhos entre os salários antes e após o MBA (81 porcento). Isto representa um aumento de oito pontos sobre o ano passado.

Relatos de Trabalhos

As indústrias mais populares na qual os formandos de 2012 procuraram emprego foram as de produtos e serviços, consultoria e finanças/contabilidade, independente to tipo de programa. O setor de produtos e serviços postou o menor número de oferta trabalho para os formandos desse ano, mas também apresentou o maior aumento de salário entre antes e depois da graduação (75 porcento).

Em um índice de atratividade da indústria criado pelo GMAC, mais graduados estão deixando o setor de finanças/contabilidade do que entrando para o setor em 2012. Apesar do alto índice de sucesso dos graduados em obter um emprego no setor de manufatura (76 porcento), a indústria de manufatura está perdendo mais do que ganhando graduados.

Para mais informações

A 2012 GMAC Global Management Education Graduate Survey e a Corporate Recruiters Survey estão disponíveis no gmac.com/surveys.

A 2012 GMAC Global Management Education Graduate Survey é uma pesquisa com 5.366 formandos de 2012 em 136 faculdades de business em todo o mundo. Visite gmac.com/globalgrads para acessar um relatório sobre os resultados da pesquisa.

A 2012 GMAC Corporate Recruiters Survey é uma pesquisa com 1.096 empregadores de mais de 800 empresas em 40 países. O GMAC fez uma parceria com a European Foundation for Management Development (EFMD) e com o MBA Career Services Council (MBA CSC) para aumentar a participação na pesquisa. Um resumo dos resultados da pesquisa pode ser acessado no gmac.com/corporaterecruiterssurvey.

GMAC e o teste GMAT

O Graduate Management Admission Council(R) (www.mac.com) é uma organização sem fins lucrativos das principais faculdades de business e proprietária do teste GMAT(R), usado por mais de 5.400 programas educacionais de graduação de gestão em todo o mundo. A GMAC está baseada em Reston, Virgínia, e possui escritórios regionais em Londres, Nova Déli e Hong Kong. O teste GMAT -- o único teste padronizado criado especificamente para programas de graduação de business e gestão em todo o mundo -- está disponível em quase 600 centros de teste em mais de 110 países. Para mais informação sobre o teste GMAT, visite mba.com.

Contact Information


  • Contato:
    Bob Ludwig
    Escritório: +1-703-668-9784
    Celular: +1-571-243-1478
    rludwig@gmac.com