SOURCE: Metro International

February 01, 2011 16:34 ET

Metro fecha acordo de joint-venture e franquia na Guatemala

STOCKHOLM, SWEDEN--(Marketwire - February 1, 2011) - Metro International S.A. ("Metro"), o grupo de jornais internacionais, divulgou hoje que fechou um acordo de joint-venture e franquia na Guatemala com o Grupo de Emisoras Unidas ("GEU"), um dos principais grupos de mídia da Guatemala. Uma nova edição do Metro com a marca "Publinews" foi lançada hoje na Ciudad de Guatemala, a capital. A Guatemala é a primeira etapa na América Central e será usada como um centro para futuras expansões na região.

Metro terá 25 % de interesses na operação de joint-venture com uma opção de aumentar a participação acionária no futuro. Metro será responsável por sua parte do patrimônio e receberá taxas de franquias de acordo com o valor dos serviços fornecidos. GEU será proprietário das outras ações da joint-venture. Metro Guatemala será beneficiado das sinergias com o GEU e a sua expertise do mercado de mídia da Guatemala.

A cidade da Guatemala tem aproximadamente 3 milhões de pessoas. Ela é o centro das Sedes da América Central de muitas agências de mídia e clientes internacionais. A cidade da Guatemala possui um mercado de publicidade local interessante de EUR 66 milhões, sendo o maior mercado da América Central. Este será o primeiro jornal gratuito da Guatemala. Ele terá uma circulação diária inicial de 84.000 jornais e será entre entregue de segunda a sábado por distribuidores em locais estratégicos para o alcance do público-alvo.

Per Mikael Jensen, Presidente e CEO da Metro International, comentou: "Metro Guatemala será o quinto país do Metro na América Latina além do Chile, México, Brasil e Equador -- consolidando a nossa posição como o maior jornal da região de rápido crescimento da América Latina. A Guatemala é um dos mercados mais atraentes da América Central e pode ser uma plataforma para o desenvolvimento de investimentos futuros na América Central. A conquista de novos mercados com acordos de franquia com parceiros locais passou a ser uma forma bem eficiente do Metro penetrar novos mercados e de estabelecer rapidamente uma forte posição no mercado. Estamos impressionados com a expertise do GEU e esperamos ter uma colaboração de sucesso com eles".

Rolando Archila, CEO do Grupo de Emisoras Unidas, comentou: "Publinews é uma etapa importante da consolidação da visão do GEU de criar um forte grupo de mídia com operações em rádio, outdoor, TV a cabo, mídia interativa e impressa. Estamos muito contentes em ser escolhidos pelo Metro International para parceiro de desenvolvimento deste projeto que será o primeiro jornal gratuito da América Central".

METRO INTERNATIONAL E METRO
Metro é o maior jornal internacional do mundo. Metro é publicado em mais de 100 cidades principais e 19 países da Europa, América do Norte e do Sul e Ásia. Metro possui um alcance global único -- atrai um público metropolitano jovem, ativo e bem instruído de 17 milhões de leitores diariamente.

As ações do Metro International S.A. são comercializadas na Nasdaq OMX de Estocolmo através dos Certificados de Depósito de Valores Mobiliários Suecos série A e série B com os símbolos MTROA e MTROB

Contact Information



  • Para mais informação, acesse www.metro.lu, ou contate:
    Per Mikael Jensen
    Presidente e CEO
    Tel.: +44 78 4167 3230

    Pablo Mazzei
    EVP para a América Latina
    Tel.: +56 9 158 0700