SOURCE: International Diabetes Federation (IDF)

November 12, 2010 10:00 ET

Milhões de pessoas se unem para divulgar o diabetes no Dia Mundial do Diabetes em 2010

Eventos realizados em mais de 160 países para comemorar o dia e destacar a necessidade de ação para parar a epidemia do diabetes

BRUSSELS, BELGIUM--(Marketwire - November 12, 2010) - Nota para os editores: Existe uma foto associada com este press release.

A partir de hoje, pessoas de todos os cantos do mundo se reúnem durante três dias para comemorar e colocar o diabetes em foco para o público. O Dia Mundial do Diabetes é a melhor oportunidade que existe para atrair a atenção para este assassino silencioso que é o diabetes.

Comemorado todos os anos no dia 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes teve início em 1991 organizado pela International Diabetes Federation (IDF - Federação Internacional de Diabetes) e pela Organização Mundial de Saúde, em resposta à crescente preocupação com a escalada da ameaça à saúde que o diabetes causa nas comunidades de todo o mundo. Um Dia das Nações Unidas oficial desde a aprovação da Resolução UN 61/225 em 2006, o Dia Mundial do Diabetes atrai a atenção para assuntos de suma importância para o mundo do diabetes, mantendo-o no centro da atenção do público. Ele é representado pelo círculo azul - o símbolo mundial do diabetes.

O diabetes é a principal ameaça à saúde e ao desenvolvimento mundial. De acordo com a IDF, este mal agora afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo e irá custar para a economia mundial pelo menos US$376 bilhões em 2010, ou 11,6% do total dos gastos mundiais com cuidado da saúde. Outras 344 milhões de pessoas correm o risco de desenvolver o diabetes tipo 2, a sua forma mais comum. Se nada for feito para reverter a epidemia, a IDF prevê que até 2030, 438 milhões de pessoas terão diabetes, com um custo previsto de mais de US$490 bilhões.

"Noventa anos após a descoberta da insulina e quatro anos após a aprovação da Resolução UN 61/225, o número de pessoas com diabetes continua a crescer a um ritmo vertiginoso. Em cada país e em cada comunidade do mundo, estamos perdendo a batalha contra esta enfermidade cruel e mortal", disse Jean Claude Mbanya, Presidente da IDF.

Diante destes números alarmantes, o Dia Mundial do Diabetes tem por objetivo estabelecer o acesso à educação como um direito de todas as pessoas que tenham diabetes, para alertar a todos sobre os fatores de risco e os sinais do diabetes e incentivar o compartilhamento das melhores práticas para a prevenção do diabetes.

Este é o segundo ano da campanha de cinco anos (2009-2013) que aborda a crescente necessidade de programas de educação e de prevenção do diabetes em todo o mundo. O slogan do Dia Mundial do Diabetes em 2010 é "Controle do diabetes, já". Baseado nisso, a IDF desenvolveu uma aplicação especial de web - o Teste do Círculo Azul para mostrar os fatores de risco do diabetes tipo 2 e destacar as ações positivas que as pessoas podem fazer para ajudar na prevenção do diabetes.

FINALMENTE, UM DESEJO POLÍTICO MUNDIAL PARA UMA SOLUÇÃO PERMANENTE

O mundo finalmente está se conscientizando da ameaça do diabetes e outras doenças não transmissíveis (DNTs). No dia 13 de maio deste ano, a Assembléia Geral da ONU aprovou por unanimidade a Resolução UN 64/265 para a realização de uma reunião de alto nível na ONU sobre doenças não transmissíveis em setembro de 2011. Uma reunião de alto nível semelhante sobre HIV/AIDS em 2001 foi um divisor de águas na luta contra a doença.

"A reunião de alto nível da ONU contará com a participação de chefes de estado, representantes governamentais, ONGs e experts em saúde pública para discutir a ameaça mundial e se comprometerem com a resposta mundial exigida pelo diabetes e outras DNTs", disse Ann Keeling, CEO da IDF. "O Dia Mundial do Diabetes é uma plataforma ideal para disseminar e promover as principais mensagens e objetivos da IDF para a reunião de alto nível da ONU", a Sra. Keeling acrescentou.

Para marcar o Dia Mundial do Diabetes este ano, a IDF está coordenando um programa do trabalho - chamado o Mapa do Diabetes - que irá criar e colocar em pacotes argumentos, evidências e soluções para garantir que a reunião de alto nível da ONU se traduza em uma chance real para as milhões de pessoas com diabetes em todo o mundo.

Uma Chamada para Ação de Diabetes será lançada no dia 14 de novembro no epicentro mundial do diabetes: China. A China tem 92,4 milhões de adultos com diabetes (1 em cada 10 adultos). Uma Chamada para Ação é uma ferramenta central de defesa para a comunidade mundial do diabetes em antecipação à reunião de alto nível da ONU, para alertar os líderes mundiais sobre a epidemia do diabetes e orientar e garantir uma ação, compromisso, suporte e recursos para o diabetes. O documento será publicado durante as festividades do Dia Mundial do Diabetes na icônica Grande Muralha da China em Pequim. Também serão divulgados novos dados de quanto o diabetes está custando para a economia e a sociedade chinesa.

As comemorações se estendem da China a diversos países do mundo, com marcos e monumentos famosos mais uma vez iluminados em azul para a conscientização do diabetes. Mais de 500 prédios icônicos em mais de 60 países serão iluminados, incluindo a Table Mountain na África do Sul, o Cristo Redentor no Brasil, o Brandenburger Tor na Alemanha e as Cataratas de Niágara no Canadá. Atividades como caminhadas e aeróbicas em massa em prol do diabetes serão realizadas juntamente com as iluminações para demonstrar a importância de um estilo de vida saudável para ajudar a controlar esta epidemia.

"Nossos campeões mundiais de diabetes colocarão o foco no diabetes no Dia Mundial do Diabetes. Não importa o local, o nosso esforço é que fará do Dia Mundial do Diabetes um sucesso verdadeiramente mundial", disse o Prof. Mbanya.

"A hora para agir em nome do diabetes é agora".

Nota para os Editores:

A International Diabetes Federation (IDF - Federação Internacional de Diabetes) é a defensora mundial de mais de 300 milhões de pessoas com diabetes em todo o mundo. Ela representa mais de 200 associações de diabetes em mais de 160 países. Sua missão é promover o cuidado, prevenção e cura de diabetes em todo o mundo. A IDF tem um relacionamento oficial com a Organização Mundial de Saúde e é associada com o Departamento de Informação Pública das Nações Unidas.

A campanha do Dia Mundial do Diabetes é apoiada por 16 parceiros oficiais: Abbott Diabetes Care, AstraZeneca, Boehringer Ingelheim, Boston Scientific, Bristol-Myers Squibb, LifeScan, Eli Lilly, Medtronic, Merck Sharp & Dohme (MSD), Novartis, Novo Nordisk, Pfizer, Roche, Sanofi Aventis, Servier e Takeda.

Para mais informação sobre Federação Internacional de Diabetes (IDF), acesse: http://www.idf.org

Para mais informação sobre o Dia Mundial do Diabetes, acesse: http://www.worlddiabetesday.org

Faça o Teste do Círculo Azul: http://www.worlddiabetesday.org/bluecircletest

Acompanhe-nos no Twitter: www.twitter.com/wdd

Torne-se um fã no Facebook: http://tinyurl.com/39c6ojs

Veja nossos vídeos no YouTube: http://www.youtube.com/user/WorldDiabetesDay

Para visualizar a foto deste release, acesse o seguinte link: http://www.marketwire.com/library/20101110-idf800.jpg

Contact Information



  • Contatos:
    International Diabetes Federation
    Nancy Matos
    Diretora de Comunicações
    +32-2-543-1639
    Celular: +32-492-817-785
    media@idf.org