SOURCE: International Mission for Monitoring Haitian Elections

April 07, 2006 15:14 ET

A Missão Internacional de Monitoramento das Eleições no Haiti Publica um Relatório Suplementar em 7 de fevereiro de 2006, Elections, com Recomendações para o Segundo

Turno

PORTO PRÍNCIPE, HAITI -- (MARKET WIRE) -- April 7, 2006 -- A Missão Internacional de Monitoramento das Eleições no Haiti (IMMHE), liderada por Jean-Pierre Kingsley, Diretor Geral de Eleições do Canadá, publicou hoje um segundo relatório referente à situação no Haiti até 7 de fevereiro de 2006, que apresenta suas observações a respeito do processo de apuração dos votos e da transmissão dos resultados.

Esse relatório suplementar também aborda determinados aspectos analisados no primeiro relatório, publicado no dia 9 de fevereiro de 2006, além de incluir uma série de recomendações para o segundo turno das eleições legislativas. Essas recomendações já foram dadas ao Diretor Executivo do Comitê Eleitoral Provisório, o Sr. Jacques Bernard.

Nesse relatório, o IMMHE enfatiza o comparecimento maciço do povo haitiano às urnas, que clara e livremente expressou o seu desejo de construir um futuro democrático.

A respeito do segundo turno das eleições legislativas, o relatório propõe um determinado número de aperfeiçoamentos ao processo de apuração e à administração do centro das urnas. Ele também inclui recomendações a respeito do horário de abertura das urnas, da convocação de mais pessoas para trabalhar nas eleições, do treinamento da equipe e dos materiais de treinamento, especialmente das cédulas de votação. No que se refere à apuração dos votos, recomenda-se o uso do mesmo método de apuração dos votos em branco usado nas eleições presidenciais.

O IMMHE, cujo secretariado se encontra em Porto Príncipe, deu início ao trabalho de monitoramento das eleições e de acompanhamento do Comitê Eleitoral Provisório em agosto de 2005. Desde então, foram deslocados observadores do IMMHE para todos os departamentos do Haiti.

Nos próximos relatórios, a Missão abordará outros aspectos do processo eleitoral, inclusive os procedimentos das autoridades eleitorais frente aos desafios.

O relatório está disponível na íntegra no site do IMMHE em www.mieeh-immhe.ca.

Contact Information



  • Contatos:
    Jasmine Vendredi
    Assessor de Imprensa
    (509) 414-4778

    Robert B. Lussier
    Consultor, Relações com a Mídia Internacional
    (509) 455-0826