SOURCE: Microfinance Information Exchange

February 24, 2011 04:30 ET

MIX leva a performance social para a dianteira do microfinanciamento

Promove decisões efetivas lucros dobrados

WASHINGTON, DC--(Marketwire - February 24, 2011) - As recentes crises no microfinanciamento e o debate quanto às práticas das microfinance institutions (MFIs - Instituições de Microfinanciamento) tornaram mais claro que nunca que até mesmo este tipo de performance financeira não deve ser o único standard para avaliação das MFIs. Para medir a gestão da performance geral e social da MFI -- o processo que garante que uma MFI haja com responsabilidade social -- surgiu como um fator essencial.

Graças ao suporte da Michael & Susan Dell Foundation e da Ford Foundation, a Microfinance Information Exchange (MIX), uma principal fonte de dados de performance financeira e social do setor, agora oferece para os financiadores e outros interessados o acesso fácil à informação da performance social, juntamente com a informação da performance financeira. Como parte da sua missão de aprimorar a transparência do setor de microfinanciamento, a MIX tomou medidas importantes para integrar o relatório da performance social ao relatório financeiro standard e aprimorar o acesso aos dados.

"A integração dos dados da performance social com os dados financeiros e operacionais destaca a dedicação e o trabalho da MIX de instituir um alto nível de transparência e responsabilidade na performance social e práticas responsáveis das instituições de microfinanciamento de todo o mundo", disse Geeta Goel, Diretora de Programa de Microfinanciamento da Michael & Susan Dell Foundation.

Pela primeira vez, o MIX Market agora oferece uma visão total da performance de uma MFI com a integração dos dados da performance social disponíveis online. Com isso, os dados de performance social são mais acessíveis para os usuários da MIX Market, ressaltando a importância da gestão da performance social, aumentando a visibilidade das práticas de performance social das MFIs, e facilitando para que os usuários analisem a performance de uma instituição com indicadores financeiros e sociais.

Frank DeGiovanni, Diretor de Ativos Financeiros da Ford Foundation, disse: "Um grande número de dados de performance financeiros e sociais agora está disponível para nós e as pessoas do setor, doadores, investidores e pesquisadores devem achar esta informação bastante útil para as tomadas de decisões informadas quanto à performance da área de microfinanciamento e de organizações individuais".

Juntamente com esta nova disponibilidade e, em coordenação com a Social Performance Task Force (SPTF - Força-Tarefa de Performance Social), a MIX revisou a lista de indicadores usada para medir a performance social das MFIs. Com a incorporação do feedback da MFIs, financiadores e redes com uma análise de dados de 2 anos da MIX, o novo conjunto de 11 indicadores principais simplificam o processo de relatórios de performance social, incentiva um maior número de análises do setor e viabiliza a criação de marcadores padrão em grande escala da performance social.

"Os dados colhidos de mais de 400 MFIs nos últimos dois anos já proporcionam uma profunda visão da prática e da performance das MFIs quanto aos indicadores sociais. Por exemplo, a implementação de políticas de proteção do consumidor está cada vez mais reconhecida como uma importante área pelas MFIs. No entanto, é preciso expandir e melhorar, principalmente devido aos grandes níveis de múltiplos empréstimos em certas sub-regiões, pois isto tem criado problemas sérios de super-endividamento e de atrasos", observou Micol Pistelli, Gerente do Programa de Performance Social da MIX.

A gestão da performance social continua em andamento. Mesmo assim, o trabalho da MIX de disponibilizar esta informação já está influenciando as operações diárias de muitas instituições de microfinanciamento.

Atualmente, o compromisso global para com o comportamento ético na área de microfinanciamento e o trabalho para medir os resultados performance social ajudam a garantir o crescimento do setor de forma saudável e que um número cada vez maior de clientes tenham suas necessidades atendidas.

MIX

A Microfinance Information Exchange (MIX) é a provedora líder de serviços de informação e dados de negócios para o setor de microfinanciamento. Dedicada ao fortalecimento do setor de microfinanciamento através da promoção da transparência, a MIX fornece informação sobre a performance integrada das instituições, investidores, redes e provedores de serviços de microfinanciamento. A MIX faz isso através de diversas plataformas disponíveis para o público, incluindo MIX Market (www.mixmarket.org), MicroBanking Bulletin, e MIX Microfinance World.

A MIX é uma empresa sem fins lucrativos fundada pelo CGAP (Consultative Group to Assist the Poor - Grupo de Consultoria de Assistência ao Pobre) e trabalha em colaboração com o CGAP, Citi Foundation, Deutsche Bank Americas Foundation, Omidyar Network, MasterCard Foundation, IFAD (International Fund for Agricultural Development - Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola), Bill & Melinda Gates Foundation, Michael & Susan Dell Foundation, Ford Foundation e outros. MIX é uma corporação privada. Acesse www.themix.org para mais informação.

Michael & Susan Dell Foundation

A The Michael & Susan Dell Foundation se dedica em melhorar as vidas das crianças que vivem na pobreza urbana em todo o mundo. Com escritórios em Austin, TX, Cidade do Cabo, África do Sul e Nova Déli, Índia, a fundação da família Dell financia programas que incentivam alta qualidade na educação pública e na saúde das crianças e melhora a estabilidade econômica das famílias que vivem na pobreza. A fundação já dedicou mais de $650 milhões para questões e iniciativas comunitárias de crianças de todo o mundo até hoje.

Ford Foundation

A The Ford Foundation é uma organização independente sem fins lucrativos que fornece subvenções. Há mais de meio século ela trabalha com pessoas corajosas na dianteira das mudanças sociais em todo o mundo, orientada por sua missão de fortalecer os valores democráticos, reduzir a pobreza e a injustiça, promover a cooperação internacional e avançar a realização humana. Com sede em Nova York, a fundação tem escritórios na América Latina, África, Oriente Médio e Ásia.

Contact Information