SOURCE: Pratt & Whitney Canada

Pratt & Whitney Canada

December 04, 2017 22:46 ET

Motor PT6A-140AG da Pratt & Whitney Canada entra em serviço completamente sem problemas no AT-502XP da Air Tractor

SAVANNAH, GEORGIA--(Marketwired - Dec 4, 2017) - Nota para os Editores: Existe uma foto associada com este press release.

Marcando uma entrada em serviço (entry into service - EIS) de sucesso, aproximadamente 25 aeronaves AT-502XP com motor PT6A-140AG foram entregues para os clientes em todo o mundo desde a sua certificação. A EIS do mais recente motor da Pratt & Whitney Canada para aeronaves de aplicação aérea e, com a temporada de aplicação do Hemisfério Norte terminando, o motor teve um desempenho muito bom. A Pratt & Whitney Canada (P&WC) é uma subsidiária da United Technologies Corp. (NYSE: UTX).

"Estamos contentíssimos com o desempenho do novo motor PT6A-140AG e com a resposta positiva dos clientes", disse Nicholas Kanellias, Vice-Presidente, Aviação Geral, P&WC. "O PT6A-140AG faz parte dos motores PT6A-140 da última geração e mais de 450 motores já estão sendo usados em todo o mundo, em diversas aplicações. O PT6A-140 já registrou mais de 500.000 horas de voo com basicamente zero interrupções de rota, entregando uma performance aprimorada e economia operacional, tal como 15 por cento a mais de potência e cinco por cento de melhor consumo de combustível do que os outros motores da mesma categoria".

Localizada em Iowa, Louisiana, a O'Brien Flying Service comprou duas novas aeronaves AT-502XP para a temporada de pulverização de 2017. Os dois aviões registraram cerca de 1.400 horas de voo durante a temporada.

"Com as duas novas aeronaves AT-502XP na última temporada, estimamos que tivemos uma operação de 12 a 18 por cento mais eficiente, baseado no consumo de combustível e maior velocidade", disse Dwayne O'Brien, Proprietário, O'Brien Flying Service. "Quem voa de avião na região do Golfo sabe que a temperatura no verão chega até a mais de 100 graus, com uma considerável umidade; o PT6A-140AG não tem nenhuma queda de capacidade nestas condições".

Otimizado para ambientes "quentes e de alta altitude", o motor PT6A-140AG tem capacidade total de 867 shp com temperaturas de até 111 graus F (44 graus C), ajudando as operadoras a aumentar a produtividade com cargas completas durante todo o dia. Com limites de ciclos mais altos em todos os componentes rotativos do que os outros motores, o motor PT6A-140AG continuará a ser um ativo produtivo para qualquer operadora depois que outros motores passem pela retífica.

"Nossos engenheiros trabalharam junto à Air Tractor durante o processo de certificação da aeronave", disse Kanellias. "A abordagem colaborativa foi um excelente condutor do lançamento sem problemas da AT-502XP na EIS. As duas empresas possuem o mesmo processo rigoroso de EIS baseado nos nossos muitos anos de colaboração, que beneficia nossos clientes em comum".

A AT-502XP da Air Tractor foi validada pelas autoridades de aviação para uso nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Argentina, África do Sul e Austrália - todas as jurisdições onde a aeronave está sendo utilizada.

O motor PT6A-140 foi certificado em 2012 para a aeronave Cessna Grand Caravan EX. Após o lançamento da variante do motor PT6A-140AG criado especificamente para aplicações aéreas, as duas maiores fabricantes da indústria de agricultura, Air Tractor a Thrush, selecionaram o motor para a aeronave de 500 galões.

Como os outros motores PT6A, o PT6A-140AG é um dos motores mais fácil na agricultura, em termos de acesso e manutenção, graças ao seu design modular e bocais de combustível montados externamente. O tempo entre a retífica (time between overhauls - TBO) pode ser ampliado para até 8.000 horas ou 15 anos, e não está atrelado aos ciclos do motor. Inspeções simples e de rotina do motor podem ser realizadas ainda na asa, em campo ou no hangar. O maior tempo montado no avião e a manutenção previsível e planejada aumentam a receita das operadoras.

A P&WC estará presente na Aviation Expo da National Agricultural Aviation Association, estande 531, em Savannah, Georgia, entre 4 e 7 de dezembro. Convidamos os operadores interessados a visitar o estande para falar com um representante de serviço ao cliente.

100.000 Motivos para Avançar

A P&WC atingiu um marco importante em abril de 2017, quando produziu seu motor de número 100.000, um exemplo da longevidade e liderança da empresa. A P&WC comemorará este marco durante todo o ano, reconhecendo todas as famílias de produtos, bem como os funcionários e clientes dedicados e leais que, juntos, tiveram muitas conquistas durante a sua jornada.

Pratt & Whitney Canada

Fundada em 1928 e uma líder global do setor aeroespacial, a P&WC está formatando o futuro da aviação com seus motores de alta tecnologia confiáveis. Baseada em Longueuil, Quebec (Canadá), a P&WC é uma subsidiária da United Technologies Corp. United Technologies Corp., baseada em Farmington, Connecticut, que fornece sistemas e serviços de alta tecnologia para as indústrias de construção e aeroespacial.

Nota para os Editores

Siga-nos no Twitter (www.twitter.com/pwcanada) e no Facebook (www.facebook.com/PrattWhitneyCanada) para as notícias mais recentes.

Para visualizar a foto deste release, acesse o seguinte link: http://media3.marketwire.com/docs/1105632.jpg

Contact Information