SOURCE: ecom instruments GmbH

ecom instruments GmbH

February 23, 2015 09:00 ET

Não é um brinquedo. É uma ferramenta multiusos ultrarrobusta para aumentar a segurança da mão de obra, a produtividade e a eficiência operacional em áreas de risco

ASSAMSTADT, ALEMANHA--(Marketwired - Feb 23, 2015) - A introdução recente do primeiro smartphone intrinsecamente seguro 4G/LTE com Android 4.4 do mundo (Smart-Ex® 01) possibilita novos níveis de produtividade, eficiência e segurança em potenciais ambientes explosivos ou de risco. Descubra como a ecom estabelece um novo padrão em relação à computação móvel e às comunicações intrinsecamente seguras.

Os desafios cada vez maiores enfrentados pelos usuários em áreas de risco incluem a necessidade de capturar mais dados (inclusive vídeos), colaborar em tempo real com membros da equipe e especialistas de forma remota, localizar com rapidez os trabalhadores solitários que precisam ser resgatados e ter acesso rápido a documentos e esboços. Além disso, à medida que o uso de tecnologias como sensores sem fio, dispositivos habilitados para Bluetooth e Big Data aumenta em áreas de risco, a necessidade de ter uma conectividade mais rápida e confiável também deve aumentar.

Multiusos
À medida que os smartphones com Android™ 4.4 de última geração, como o Smart-Ex® 01 são introduzidos nas áreas de risco, a capacidade de utilizar esses dispositivos em várias aplicações deixa de ser apenas um sonho e se torna realidade. Além disso, ao combiná-los com a grande variedade de aplicativos software disponíveis nas lojas de aplicativos e com o controle oferecido pelos sistemas de gestão de dispositivos móveis da atualidade, agora é possível oferecer apenas os aplicativos necessários para que os usuários façam seu trabalho. Os dispositivos são disponibilizados aos usuários individuais assim que fazem o login. As áreas de aplicação mais comuns incluem:

  • Design e construção - Proteção do trabalhador solitário, aperte para falar e realidade aumentada
  • Perfuração - Visualização do processo, gerenciamento da coluna de perfuração, rastreamento de equipamentos e materiais
  • Operações - Trabalho colaborativo, turnos de operadores, automação de processos (SCADA)
  • Manutenção e paralisações - Auditorias, inspeção, monitoramento da situação, conformidade com as normas
  • Desativação - Patrulhas de segurança, permissão para trabalho

Melhorias confiáveis e econômicas
Comparado com outras gerações de smartphones, a introdução das comunicações 4G/LTE aumenta a velocidade de transmissão de dados e apresenta novo nível de confiança na conexão. Isso é essencial para suportar os dados gerados por essas aplicações e para a maior conectividade do usuário. Os atrasos da mão de obra derivados da atualização lenta de dados agora são coisa do passado. Além disso, em relação aos locais de trabalho mais antigos e àqueles amplamente distribuídos, a colaboração em tempo real pode ser alcançada com melhorias econômicas ao usar o Smart-Ex® 01, suportando infraestruturas antigas de Wi-Fi e uma combinação de comunicações Wi-Fi e 4G/LTE.

A confiabilidade também é extremamente importante ao utilizar um dispositivo móvel em áreas de risco, principalmente agora que se tornou essencial ao trabalho diário dos usuários. Caso não seja possível utilizar o dispositivo, o trabalhador pode não conseguir concluir seu trabalho, o que causa atrasos custosos.

Preocupações de segurança
Evitar o acesso não autorizado aos dispositivos móveis e aos dados neles armazenados continua sendo uma crescente preocupação para as equipes de TI na maioria das empresas, mas principalmente para setores notórios como o de petróleo e gás, devido às recentes falhas na segurança. Como resultado, o Android 4.4 foi atualizado para aumentar a segurança móvel. No entanto, as versões mais antigas do Android não receberão essas atualizações e, assim, continuarão a ser mais vulneráveis, principalmente com o uso de navegadores ou aplicativos baseados na web.

Como o Smart-Ex® 01 pode ajudar
O novo dispositivo Smart-Ex 01® da ecom tem a combinação perfeita de robustez, tamanho, peso e desempenho. É adequado para a finalidade e é fácil de carregar pela fábrica. O Smart-Ex 01 oferece as mais novas tecnologias de computação e comunicação em locais de risco, para enfrentar a maioria dos desafios que as empresas e a mão de obra enfrentam na atualidade. Tudo isso vem acompanhado de uma bateria com duração incrível, graças à sua capacidade muito acima do padrão e à sofisticada gestão de energia.

O Smart-Ex 01 representa a 9a geração de celulares da ecom ® e está equipado com as tecnologias mais modernas, entre elas o Android 4.4 (KitKat), 4G/LTE, Wi-Fi, Bluetooth Low Energy e FOTA (Firmware Over the Air), o que garante que sua empresa não fique para trás na corrida da concorrência do mercado devido aos dispositivos usados por seus funcionários. Além disso, o uso do sistema operacional Android 4.4 garante que as funções de segurança mais recentes evitem o acesso não autorizado ao seu dispositivo móvel ou aos dados nele contidos.

De forma compreensível, a segurança sempre foi uma grande preocupação nas áreas de risco. Na era do BYOD (Bring Your Own Device), as equipes de segurança e de proteção precisam identificar com rapidez os celulares e smartphones que não são certificados para áreas de risco e evitar seu uso no local. Com isso em mente, o design atraente do dispositivo Smart-Ex® 01 da ecom permite que as equipes de segurança e proteção o identifiquem "ao bater os olhos", o que garante que não será confundido com um dispositivo de consumo.

O Smart-Ex 01® executa vários aplicativos software industriais desenvolvidos para Android com a maior velocidade da história. Caso esses aplicativos não sejam suficientes, o dispositivo também conta com certificação Google, que permite o acesso a mais de 700.000 software aplicativos aprovados pelo Google e disponíveis na Google Play Store.

A experiência do usuário do Smart-Ex® 01 foi aprimorada graças à grande tela capacitiva de 4", que oferece uma imagem clara e nítida, mais fácil de visualizar em lugares com muita luz e menos cansativa para os olhos. A tela multi-touch responsiva pode ser utilizada na chuva ou com os dedos molhados e por trabalhadores com luvas.

O tempo de paralisação da mão de obra é minimizado graças ao hardware integrado e à confiabilidade e robustez do software, complementados por uma tela Gorilla® Glass 2, extremamente resistente a golpes e riscos, além de um acordo de nível de serviço opcional de 3 anos, que proporciona segurança em relação ao TCO.

Certificado para uso mundial
O Smart-Ex® 01 representa a nova geração de smartphones Android ultrarrobustos para uso em áreas de risco e complementa a atual gama de PDAs, tablets e celulares da ecom. Esses dispositivos contam com certificação global ATEX/IECEx/NEC para uso em áreas de risco da Zona 1/21, Classe I, Divisão 1, Zona 2/22 e Classe I, Divisão 2 no mundo todo.

Para mais informações, acesse o site da ecom: www.ecom-ex.com

Todas as imagens são de propriedade da ecom instruments

Breve perfil da ecom
A ecom instruments é a principal fornecedora de dispositivos móveis para uso em áreas explosivas do mundo, inclusive no setor petroquímico, de produtos químicos, produtos farmacêuticos, produção de petróleo e gás, mineração, energia e ambiental. Há quase 30 anos a ecom estabelece padrões e reúne grande experiência em proteção contra explosões, utilizada no dia a dia de áreas industriais de risco no mundo todo. A ecom instruments oferece grande variedade de soluções inovadoras comprovadas em quatro áreas principais: comunicações, computação móvel, lanternas manuais portáteis e calibragem de medição.

Para mais informações sobre a ecom instruments, acesse www.ecom-ex.com

Contact Information

Multimedia