SOURCE: NASDAQ

July 07, 2005 10:00 ET

NASDAQ e Grupo FTSE Lançam Nova Série de Índice para Benchmark dos Investidores

NOVA YORK, NY e LONDRES -- (MARKET WIRE) -- July 7, 2005 -- A Nasdaq Stock Market, Inc. (NASDAQ(R)) (NASDAQ: NDAQ) e o Grupo FTSE provedor de índices globais (FTSE) anunciaram hoje o lançamento da nova Série de Índices FTSE NASDAQ.

A nova série de índices oferece um conjunto exclusivo de ferramentas para que os investidores realizem benchmark de determinados aspectos do mercado NASDAQ. Isso também cria oportunidades potenciais para o desenvolvimento de produtos inovadores na área de investimentos, como fundos vinculados a esses índices, ETFs (exchange traded funds) e produtos derivados em segmentos diferentes do universo de investimentos NASDAQ.

A nova série FTSE NASDAQ é formada por quatro índices, cujos componentes são selecionados a partir do Índice NASDAQ Composto e baseiam-se na capitalização do mercado. Os índices, cujos valores começaram a ser disseminados hoje, são:

--  FTSE NASDAQ 500 (Símbolo: Q500) – consiste nas 500 maiores empresas da 
    NASDAQ;
--  FTSE NASDAQ Large Cap (Símbolo: QLGC) – consiste em 70% das maiores
    empresas relacionadas pela NASDAQ;
--  FTSE NASDAQ Mid Cap (Símbolo: QMID) – consiste nos 20% seguintes das
    empresas relacionadas pela NASDAQ e
--  FTSE NASDAQ Small Cap (Símbolo: QSMC) – consiste nos 10% restantes das
    empresas relacionadas pela NASDAQ.
    
Esta série de índices é produto de uma grande colaboração entre duas das principais organizações de serviços financeiros, carregando ambas as marcas. O índice extremamente moderno da FTSE permite uma nova perspectiva do mercado diversificado da NASDAQ, formado pelas empresas líderes de mercado no setores de tecnologia, serviços financeiros, varejo, transporte entre outros setores da economia. Um estudo realizado recentemente sobre a Série de Índices FTSE NASDAQ pela FTSE International Limited mostra que:
--  Todos os índices FTSE NASDAQ Small, Mid e Large Cap Indexes superaram
    seus índices Russell Growth em comparação nos últimos dois anos e
--  Em grande parte dos últimos cinco anos, o índice FTSE NASDAQ Small Cap
    superou os índices S&P 500, Russell 2000 e Dow Jones Wilshire
    500.
    
Em um comunicado conjunto, o Vice-Presidente Executivo da NASDAQ John Jacobs e Mark Makepeace, CEO do Grupo FTSE, afirmam: "Este é outro marco importante na relação de parceria entre a NASDAQ e a FTSE. Ao compartilhar os principais recursos de nossas empresas, conseguimos criar um conjunto exclusivo e eficiente de ferramentas que acessam novas partes do mercado NASDAQ. Estamos confiantes de que os índices serão bem recebidos tanto pelas empresas quanto pelas casas de investimento, e antecipamos os produtos a serem lançados com base nessa série."

Para obter mais informações sobre a Série de Índices FTSE NASDAQ, inclusive componentes, informações sobre o desempenho, códigos para fornecedores e relatórios de pesquisa, visite www.ftse.com/nasdaq e http://quotes.nasdaq.com/reference/IndexDescriptions.stm.

Sobre o Grupo FTSE

O Grupo FTSE é líder mundial na criação e no gerenciamento de índices. Seus índices são muito usados por investidores em todo o mundo na análise de investimentos, avaliação de desempenho, alocação de ativos, divulgação de portfólios e na criação de um amplo conjunto de fundos de controle. A FTSE calcula e administra a FTSE Global Equity Index Series, uma ampla família de índices que incluem as ações Large, Mid e Small e uma ampla variedade de índices estratégicos inclusive o de investimento em responsabilidade social (FTSE4Good), multinacionais e estilo. Além disso, a FTSE calcula um vasto conjunto de classes de ativos e índices de igualdade internos, como FTSE Hedge e o conhecido FTSE 100 no mercado do Reino Unido.

Os índices FTSE em tempo real são calculados em sistemas administrados pela Reuters. Valores e índices FX usados são fornecidos pela Reuters.

Sobre a NASDAQ

A NASDAQ(R) é o maior mercado de ações baseado tela eletrônica dos Estados Unidos. Com aproximadamente 3.200 empresas, ela apresenta mais empresas e, na média, negocia mais ações por dia do que qualquer outro mercado nos EUA. É o lar das empresas líderes em todas as áreas comerciais, incluindo tecnologia, varejo, comunicação, serviços financeiros, transporte, mídia e biotecnologia. A NASDAQ é o principal mercado para o comércio de ações NASDAQ. Para obter mais informações sobre a NASDAQ, visite o site da NASDAQ em www.nasdaq.com ou a seção de notícias em www.nasdaq.com/newsroom/.

Contact Information


  • Atendimento à Imprensa:
    Wayne Lee
    NASDAQ
    301.978.4875

    Lynn Sims
    FTSE (Américas)
    212.641.6168

    Marianne Huvé-Allard & Jo Mayall
    Grupo FTSE
    +44.207.448.1821