SOURCE: Bombardier Aerospace

Bombardier Aerospace

December 18, 2015 13:28 ET

Novíssima aeronave CS100 da Bombardier recebe Certificado de Tipo da Transport Canada

- Entrega para a primeira operadora SWISS confirmada para o T2 2016. Certificado da aeronave CS300 deve ser recebido em seis meses

MONTREAL, QUEBEC--(Marketwired - Dec 18, 2015) - A Bombardier Commercial Aircraft anunciou hoje que a sua novíssima aeronave CS100 recebeu o Certificado de Tipo da Transport Canada após um programa de testes abrangentes e rigorosos com mais de 3.000 horas de voo de teste, a validação de milhares dos resultados dos testes e a autenticação dos vastos dados de design e de performance. A obtenção do Certificado de Tipo da aeronave CS100 abre caminho para a entrega e entrada em serviço da aeronave CS100 na primeira operadora SWISS no T2 2016.

"Este é um momento histórico para a Bombardier. Anos de dedicação e colaboração resultaram neste momento de tanto orgulho para muitas pessoas com o recebimento da Certificação de Tipo da Transport Canada para a aeronave CS100. Gostaria de dar os meus sinceros parabéns para a nossa equipe pela sua dedicação com o desenvolvimento, teste e certificação da aeronave CS100", disse Fred Cromer, Presidente, Bombardier Commercial Aircraft. "O lançamento da única família de aeronaves criadas para o segmento de 100 a 150- assentos nos últimos 30 é uma grande conquista. A aeronave C Series criará novas oportunidades para as operadoras e ainda oferece vantagens econômicas, performance e credenciais ambientais. É a nova realidade do mercado de aeronaves de corredor único".

Os engenheiros do Design Approval Designees (DADs) que são autorizados a atuar em nome do Ministério dos Transportes para aprovar o design aeronáutico e verificar a conformidade, trabalharam junto à Transport Canada nos últimos cinco anos no planejamento, teste e análise de milhares de desenhos e documentos técnicos que definem a aeronave C Series e aprovaram a sua construção de acordo com o design. Depois que a Bombardier provou que a aeronave C Series está em total conformidade com as exigências de segurança estabelecidas pela Transport Canada, a aeronave recebeu o seu Certificado de Tipo.

"Nossas equipes altamente capacitada de Teste de Voo, Teste de Terra e de Engenharia, juntamente com os nossos fornecedores, projetaram, desenvolveram, testaram a aprovaram esta aeronave que é a melhor da sua categoria -- que introduz inúmeras novas tecnologias que ultrapassam as metas de performance projetadas durante o lançamento do programa", disse Francois Caza, Vice-Presidente e Engenheiro Chefe e de Desenvolvimento de Produtos, Bombardier Inc. e Dirigente da Organização de Aprovação de Designs da Bombardier. "Nossos funcionários estão de parabéns por alcançar este marco de inovação, dedicação e entrosamento. Estou certo que iremos cumprir nossos compromissos com a mesma diligência e excelência".

A aeronave CS300 da Bombardier, um modelo maior, deve obter o seu Certificado de Tipo nos próximos seis meses, dentro do previsto. A Bombardier continuará a trabalhar junto à Transport Canada para validar o programa de treinamento da aeronave CS100.

"Queremos parabenizar a todos que dedicaram anos de serviço e dedicação no desenvolvimento da aeronave C Series e gostaria de agradecer pessoalmente todos os nossos clientes, parceiros e fornecedores, e mais de 2.300 funcionários de vários locais da Bombardier pela sua contribuição para o programa", disse Rob Dewar, Vice-Presidente, C Series Aircraft Program, Bombardier Commercial Aircraft. "Ao passar o mesmo foco e dedicação para com a garantia da entrada em serviço sem problemas da primeira operadora SWISS -- com a primeira entrega marcada para o segundo trimestre de 2016 -- queremos dar continuidade aos voos de demonstração para mostrar esta aeronave tão fantástica para as empresas aéreas e outras operadoras interessadas em todo o mundo".

Aeronave C Series

A família de aeronaves C Series representa a fusão da performance com a tecnologia, tem um design 100 por cento novo que oferece para a operadores uma economia potencial de US$7,5 a 12 milhões por aeronave.

Concentrada no segmento de mercado de 100 a 150 assentos, Bombardier projetou a aeronave C Series para oferecer uma vantagem econômica sem paralelo para as operadoras e criar novas oportunidades para operações de aeronaves com corredor único.

Estamos contentíssimos com o resultado do teste de ruído da aeronave CS100 que confirmou que o seu nível de silêncio é o mais alto de um jato comercial em produção da sua categoria. O ruído da aeronave e sua excelente capacidade em campo curto são ideais para diversos tipos de operações. No início deste ano a Bombardier divulgou que autonomia de voo máxima da aeronave C Series foi confirmada em 3.300 NM (6.112 km), 350 NM (648 km) a mais do que o previsto originalmente.

A aeronave está tendo uma economia de queima de combustível de mais de 20 por cento quando comparada com a aeronave em produção, e de mais de 10 por cento quando comparada com aeronaves redesenhadas. A C Series também emitirá 50 menos emissão NOX que os padrões de emissão CAEP 6(i) NOX.

Além de oferecer os melhores fatores econômicos da sua categoria na aeronave C Series, a Bombardier se concentrou bastante no design da cabine para garantir uma experiência excelente para o passageiro. Os assentos, compartimentos para bagagem e janelas mais amplas da aeronave C Series proporcionam uma sensação de viagem em um avião de fuselagem larga para um conforto incomparável para o passageiro.

As aeronaves CS100 e CS300 compartilham mais de 95 por cento das peças, bem como o mesmo tipo de classificação. O motor Pratt & Whitney PurePower(R) PW1500G revolucionário, combinado com a aerodinâmica avançada proporcionam uma queima menor de combustível, ruído e emissões, aumentando a compatibilidade ambiental e social da aeronave.

A Bombardier já recebeu encomendas e compromissos de 603 aeronaves C Series, incluindo pedidos firmes de 243 aeronaves.

Bombardier

A Bombardier é a principal fábrica do mundo de aviões e trens. De olho no futuro bem mais longo, a Bombardier está evoluindo a mobilidade em todo o mundo, atendendo à demanda de transporte mais eficiente, sustentável e aprazível em qualquer lugar. Os nossos veículos, serviços e, além de tudo, os nossos funcionários são a razão pela qual somos uma líder global de transporte.

A sede da Bombardier é em Montreal, Canadá. Nossas ações são comercializadas na Bolsa de Valores de Toronto (BBD) e estamos listados nos índices Dow Jones Sustainability North America. No exercício fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2014, apresentamos uma receita de $20,1 bilhões. Para notícias e informação, visite bombardier.com ou siga-nos no Twitter @Bombardier.

Nota para os Editores

Fotos da aeronave C Series estão postadas neste press release em www.bombardier.com.

Para mais informação sobre a aeronave C Series, visite http://news.commercialaircraft.bombardier.com.

Siga @BBD_Aircraft no Twitter para receber as mais recentes notícias da Bombardier Commercial Aircraft.

Para receber nossos press releases, visite a seção RSS Feed do website da Bombardier.

(i) Comitê de Proteção Ambiental da Aviação

Bombardier, CS100, CS300, C Series e The Evolution of Mobility são marcas comerciais da Bombardier Inc. ou de suas subsidiárias.

Contact Information