SOURCE: The Nature Conservancy

The Nature Conservancy

June 07, 2016 21:57 ET

Nova ferramenta online quantifica os benefícios do oceano em todo o mundo

ARLINGTON, VA--(Marketwired - 7 de junho de 2016) - Em antecipação ao Dia Mundial dos Oceanos amanhã, a Nature Conservancy e seus parceiros publicaram umAtlas of Ocean Wealth (Atlas da Saúde dos Oceanos), pioneiro na coleção de mapas e análises do benefício dos oceanos para as pessoas, meio-ambiente e economia. Do peixe vendido no mercado ou servido na casa de uma família, à influência invisível de um prado de plâncton vegetal que absorve parte do dióxido de carbono em excesso no mundo, o Atlas mostra como os oceanos nos protegem, alimenta e nos dão empregos.

Os oceanos cobrem 70% do nosso planeta e contêm 100% da vida na Terra. "A documentação da influência do ecossistema oceânico que beneficiam as nossas vidas, comunidades e economia é cada vez mais importante porque estamos perdendo esses benefícios a uma proporção extremamente rápida. O Atlas mostra como precisamos da natureza, e o quanto precisamos dela", disse Mark Spalding, Cientista Marinho Sênior, Equipe de Oceanos Globais da Nature Conservancy. "A quantificação de onde os benefícios dos oceanos são produzidos ajudará os tomadores de decisão e o público a entender melhor a importância do papel que os nosso recursos naturais têm na nossa vida diária".

Aproximadamente 17% da população global conta com os oceanos como fonte de proteína, viabilizando uma indústria de alimentos marinhos de $190 bilhões em todo o mundo. No entanto, as pesquisas mostram que a pesca está em declínio, a temperatura dos oceanos está aumentando e os habitats estão desaparecendo com uma rapidez alarmante. Nossos mares estão subindo em resposta à mudança do clima, adentrando a terra, ameaçando grandes cidades e colocando milhões de pessoas em risco diante das tempestades.

O Atlas oferece para os líderes de governos e empresas, planejadores e outros tomadores de decisão acesso ao maior conjunto de dados de informações sobre os benefícios dos recursos dos oceanos para focar e priorizar os trabalhos para o fornecimento de soluções. Por exemplo, os recifes de coral oferecem habitat e valor de recreação para as economias globais, e protegem as comunidades das tempestades. O Atlas mapeia os locais e benefícios e oferece soluções para a proteção das áreas em maior perigo.

"A economia dos oceanos do mundo está crescendo a uma taxa duas vezes maior em comparação com a economia na terra e estamos sempre buscando os oceanos para crescimento e prosperidade. É importante proteger os locais mais importantes para a pesca, captura de carbono e quebra-mar. Devemos entender os oceanos para que possamos protegê-los, e nós criamos um novo tipo de conhecimento oceânico para ajudar a formatar as decisões hoje que irão formatar o oceano do futuro", disse Mark Brumbaugh, cientista principal da equipe marinha global da Nature Conservancy.

O poder não está somente nos dados e sim em como a informação irá transformar nossas costas e a pescaria. O World Bank, Carnival Corporation & PLC e o U.S. National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) já adotaram o Atlas, abrindo caminho para a integração deste conjunto de dados no financiamento do desenvolvimento econômico, investimento no setor privado e gerenciamento informado para a proteção dos oceanos em todo o mundo.

O Atlas é apoiada em parte pela Microsoft, por meio da sua Upgrade Your World Campaign (Campanha Faça o Upgrade do seu Mundo).

Contact Information