SOURCE: EFMD

EFMD

May 15, 2014 05:00 ET

Novartis e IMD conquistam Prêmio de "Melhor dos Melhores" de redação de caso

BRUSSELS, BELGIUM--(Marketwired - May 15, 2014) - A European Foundation for Management Development (EFMD) tem o prazer de anunciar que o "SMS for Life Case Series" da IMD e da Novartis foi escolhido como o "Melhor dos Melhores" casos da edição de 2013 do concurso EFMD Case Writing Competition.

"SMS for Life" (SMS para a Vida) é uma iniciativa da parceria Roll Back Malaria (Retrocesso da Malária) liderada pela Novartis. Ela teve início em 2008 com o entusiasmo e a energia de Jim Barrington, então Dirigente de Informática (CIO) da Novartis. Jim queria salvar vidas com a eliminação da falta de estoque na África subsaariana. A série de casos SMS for Life destaca o papel de liderança e iniciativa pessoal que Jim teve como diretor do programa SMS for Life no desenvolvimento de uma parceria público-privada para encontrar uma solução para o problema de falta de estoque. Ele descreve como, ao longo de quatro anos, Jim conduziu a SMS for Life um plano-piloto de sucesso na Tanzânia a um programa com implicações globais para rastreamento, monitoramento e gerenciamento de informações sobre produtos de saúde em países de baixos recursos, usando infraestrutura e tecnologias de baixo custo, simples de usar. Como o projeto cresceu em escala e escopo externamente, SMS for Life tornou-se uma inovação de importância social e empresarial.

"Estamos absolutamente encantados que a série de casos IMD SMS for Life e o programa SMS for Life liderado por Jim Barrington da Novartis tenha recebido esta honra tão alta da EFMD. Os juízes captaram a essência do caso e sua potencial importância e impacto social e de saúde. O fato de que este pacote de casos da IMD agora está disponível para professores em todo o mundo que desejam usá-lo nas aulas também é um grande benefício para a IMD, para a parceria Roll Back Malaria da OMS, para a Novartis, mas, acima de tudo, para a liderança mostrada por uma única pessoa, Jim Barrington. Se não fosse por sua inspiração e dedicação de fazer diferença na redução de falta de estoque de medicamentos contra a malária que salvam vidas na África Subsaariana, não teríamos tido a oportunidade de desenvolver esta série de casos e materiais de ensino. Anna, Patricia e eu gostaríamos de agradecer à EFMD e aos juízes por este prêmio maravilhoso", disse Don Marchand, Professor de Execução de Estratégia e Gerenciamento de Informações, IMD.

Uma criança morre de malária a cada minuto na África. Cada ano, aproximadamente 250 milhões de infecções de malária causam mais de 600.000 mortes, a maioria delas crianças pobres com menos de cinco anos e mulheres grávidas na África. Mais 50% dos casos de infecções de malária no mundo ocorrem em cinco países africanos: Nigéria, República Democrática do Congo (RDC), Etiópia, Tanzânia e Quênia. Ao longo dos anos, medidas preventivas e diagnósticos - drogas, inseticidas e mosquiteiros - têm ajudado a melhorar a situação. Mas muitas vezes isso é demasiado caro ou não prático na África subsaariana, particularmente nas áreas remotas. A tragédia é que a grande maioria das mortes por malária é evitável com os medicamentos que tratam a doença. No entanto, um problema na cadeia de suprimentos significava que oferta não estava atendendo a demanda em áreas com alta incidência de malária - principalmente localidades rurais remotas - e a falta de estoque estava custando vidas.

"Nos sentimos honrados e orgulhosos que o SMS for Life foi escolhido como o "Melhor dos Melhores" casos da EFMD. O SMS for Life é a prova de que uma ideia e tecnologia simples podem resolver um grande problema e ter um impacto enorme na saúde - a melhoria da saúde e o conhecimento de que os pacientes estejam recebendo os medicamentos que precisam são as conquistas mais significantes", disse Jim Barrington, diretor do programa, SMS for Life, Novartis. "Gostaria de agradecer o Professor Don Marchand Anna Moncef e Patricia Santos por colocar em prática a série. Seu entusiasmo pelo tópico e sua perspicácia tornaram a série de casos um modelo de excelência. Também gostaria de agradecer a parceria Roll Back Malaria e todos os parceiros envolvidos no SMS for Life por sua dedicação e esforços incansáveis. Acredito que o programa seja um testemunho do compromisso de longo prazo da Novartis de eliminar a malária".

A liderança do SMS for Life faz parte de um compromisso mais amplo da Novartis com a luta contra a malária. A iniciativa de Malária da Novartis está concentrada na melhoria do acesso ao tratamento, ajuda de comunidades em países onde a malária é endêmica para oferecer melhor cuidado de saúde e investimento em pesquisa e desenvolvimento para a próxima geração de antimaláricos. Na última década, a iniciativa se tornou um dos maiores programas de acesso-à-medicina do setor de saúde, medido pelo número de pacientes alcançados anualmente. Desde 2001, a empresa entregou mais de 600 milhões tratamentos antimaláricos sem lucro para o setor público nos países endêmicos.

Leia mais sobre o SMS for Life

Assista o vídeo SMS for Life video

Veja Jim Barrington falar sobre malária e SMS for Life

O caso foi escrito por Donald A. Marchand, Anna Moncef e Patricia Santos da IMD na Suíça. O painel de júri da EFMD disse: "Este caso excepcional abrange um assunto crítico global - melhoria da saúde global através da prevenção de falta de estoque de medicamentos essenciais de malária na África. Ele é um exemplo geral de empreendedorismo social a nível mundial. Ele oferece várias opções de como ser usada e focada. Muitos membros do corpo docente em muitas instituições em todo o mundo poderiam potencialmente usar este caso e agregar valor à sua missão de aprendizagem".

Para mais informação sobre o EFMD Case Writing Competition visite www.efmd.org/case.

O SMS For Life Case Series está à venda no Case Center - http://www.thecasecentre.org.

EFMD

A EFMD é a principal rede internacional de faculdades e empresas de business (830 membros/82 países) que está na dianteira ou elevando os padrões da educação e desenvolvimento de gestão em todo o mundo. A EFMD organiza os sistemas de certificação EQUIS e EPAS, bem como o programa de desenvolvimento EFMD Deans Across Frontiers (EDAF - Deões da EFMD Através das Fronteiras) e a Business School Impact Survey (BSIS - Pesquisa do Impacto das Faculdades de Business). A EFMD é um dos principais pontos de referência de educação de gestão em todo o mundo. Para mais informação sobre a EFMD, visite efmd.org, o blog da EFMD e as notícias em @EFMDnews no Twitter.

Contact Information