Novo estudo indica que o espelho retrovisor é um local de display excelente para evitar acidentes ao dar a ré


ZEELAND, MI--(Marketwire - Nov 3, 2011) - Gentex Corporation (NASDAQ: GNTX) -- Todos os anos os acidentes com ré nos EUA matam mais de 225 pessoas -- a maioria crianças pequenas -- e causam aproximadamente 17.000 ferimentos. Um novo estudo revela que para minimizar estas tragédias os veículos devem ser equipados com um sistema com câmera de ré com um display localizado no espelho retrovisor interno.

Esta é a principal conclusão da Exponent, uma empresa principal de engenharia e consultoria científica, que concluiu recentemente um estudo de dois meses que avaliou a interação e a performance do motorista com sistemas com câmeras de ré. Estes sistemas normalmente têm uma câmera traseira e um display interno que proporcionam a visão da área traseira do veículo, expandindo a visibilidade para diminuir o ponto cego traseiro. Atualmente os displays estão localizados no espelho retrovisor interno ou em diversos locais no painel/console central.

"Diversos estudos anteriores mostraram que os sistemas de câmeras na traseira reduzem os acidentes com ré e que os displays de câmera traseira integrados no espelho são mais eficientes do que os localizados no console central", disse Douglas Young, Ph.D., líder do grupo Human Factors da Exponent em Los Angeles, CA, que supervisionou o estudo juntamente com os experts em visão Robert Rauschenberger, Ph.D., e Genevieve Heckman, Ph.D.

"A nossa conclusão confirmou estes resultados mas também revelou como os displays integrados nos espelhos têm vantagens adicionais importantes", disse Young. "Em resumo, com a colocação de um display de câmera traseira no espelho é possível aumentar o uso do display, melhorar o padrão de escaneamento do motorista, aprimorar a duração da olhada produtiva e minimizar o tempo de reação".

O estudo da Exponent testou mais de 70 pessoas com uma série de manobras de ré usando três Ford Edge 2011 equipados com câmeras traseiras. O primeiro veículo foi equipado com um display de 8 polegadas no console central, o segundo com um display de 4,3 polegadas localizado um pouco acima do console central e o terceiro com um display de 3,3 polegadas no espelho retrovisor. Um sistema sofisticado de acompanhamento dos olhos monitorou o movimento dos olhos de cada motorista durante as tarefas de ré enquanto um computador coletou os dados de deslocamento de aceleração e de frenagem.

O estudo Exponent Backup Camera Display Evaluation (Avaliação de Display de Câmera de Ré da Exponent) revelou que quem dirige um veículo equipado com display integrado ao espelho gasta mais tempo usando o display, tem um percentual maior de olhadas produtivas no display e nos espelhos, e reage duas vezes mais rápido em situações de acidentes em potencial do que quem dirige veículos equipados com displays em outros locais.

A prevenção de acidentes com ré tem sido uma prioridade da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), que pretende concluir em 30 de dezembro de 2011 novos regulamentos que exigem que as montadoras equipem todos os veículos leves vendidos nos EUA com sistemas de câmera de ré com displays. Atualmente as montadoras de todo o mundo estão trabalhando cuidadosamente para garantir que todos os novos veículos estejam em conformidade com os regulamentos propostos.

As iniciativas da NHTSA afetam cada vez mais a base de suprimentos automotivos, incluindo a Gentex Corporation, uma fornecedora de espelhos retrovisores "inteligentes" que controlam o reflexo e possuem outros recursos eletrônicos, incluindo displays. A Gentex contratou o estudo da Exponent principalmente devido aos pedidos das montadoras de uma avaliação da eficácia do espelho retrovisor como local para display de vídeo de câmera traseira.

"A maioria dos motoristas concorda que o espelho é o local mais seguro, intuitivo e ergonômico para displays de câmera de ré", disse o Vice-Presidente Sênior da Gentex, Mark Newton. "Mas precisávamos de uma avaliação objetiva da performance do display e um melhor entendimento de como os motoristas interagem com os displays de câmera traseira. De acordo com estes resultados, estamos certos que podemos oferecer para o setor automotivo os displays de câmera traseira mais rápidos e eficazes disponíveis.

"Além disso, a Gentex escolheu a Exponent para realizar esta pesquisa por ser uma potência em pesquisa normalmente usada pelos OEMs de montadoras globais para ajudar a resolver problemas de segurança de veículos", disse Newton. "Achamos importante escolher uma empresa conhecida e respeitada pelos nossos clientes".

A Gentex acredita que a pesquisa da Exponent afetará as estratégias de displays futuros e design de veículos. Com o aumento da necessidade de display a informação do veículo para o motorista, e com o console central cada vez mais aglomerado com infoentretenimento e outros recursos não necessários para a tarefa de dirigir, a Gentex acredita que os seus espelhos sejam o local lógico para o display de alertas e notificações adicionais necessárias para o motorista durante a condução do veículo.

"O espelho sempre foi usado como um display", disse Newton. "É onde o motorista olha constantemente para tomar suas decisões na direção. Por isso é natural que os alertas para o motorista sejam exibidos no espelho".

No futuro, a Gentex visualiza displays em espelho com vídeo-câmera traseira, alertas e notificações de sistemas avançados de auxílio do motorista, como aviso de saída da faixa, aviso de colisão dianteira e reconhecimento de sinal.

A Exponent é uma firma de engenharia e consultoria científica que oferece soluções para problemas complexos. As organizações multidisciplinares da Exponent de cientistas, médicos, engenheiros e consultores de negócios abrangem mais de 90 disciplinas técnicas para abordar os problemas complicados que a indústria e o governo enfrentam. A firma é conhecida por analisar acidentes e falhas para determinar suas causas mas, nos últimos anos, ela passou a ficar mais ativa em auxiliar os clientes com questões de saúde, ambiental e de engenharia dos novos produtos para ajudar a evitar problemas no futuro. Para mais informação, visite www.exponent.com.

Fundada em 1974, a Gentex Corporation (NASDAQ: GNTX) é a principal fornecedora de espelhos retrovisores anti-ofuscamento automáticos e sistemas de auxílio para motorista baseados em câmera para o setor automotivo global. A Empresa também fornece alarmes de fumaça e dispositivos de sinalização para o mercado de proteção contra incêndio da América do Norte, bem como janelas anti-ofuscantes para aeronaves para os mercados comerciais, de negócios e de aviação em geral. Baseada em Zeeland, Michigan, a Empresa internacional desenvolve, manufatura e comercializa espelhos retrovisores automotivos interiores e exteriores de anti-ofuscamento automático que utilizam a tecnologia eletrocrômica proprietária de ofuscamento proporcional à quantidade de brilho do farol do veículo na traseira. Mais da metade dos espelhos internos da Empresa são vendidos com recursos eletrônicos avançados, e mais de 98 porcento da venda líquida da Empresa são oriundos da venda de espelhos anti-ofuscamento para todas as principais montadoras do mundo. Para mais informações, visite o website da Empresa em www.gentex.com.

Informação de contacto:



CONTATO:
Connie Hamblin
616/772-1800
WEBSITE: www.gentex.com


O estudo Exponent Backup Camera Display Evaluation (Avaliação de Display de Câmera de Ré da Exponent) revelou que quem dirige um veículo equipado com display integrado ao espelho gasta mais tempo usando o display, tem um percentual maior de olhadas produtivas no display e nos espelhos, e reage duas vezes mais rápido em situações de acidentes em potencial que quem dirige veículos equipados com displays em outros locais. Uma criança de papelão foi usada como um dos eventos surpresa dinâmicos apresentados para os motoristas ao dar ré como na pesquisa Exponent Backup Camera Display Evaluation.