SOURCE: BMW Guggenheim Lab

BMW Guggenheim Lab

June 15, 2012 03:30 ET

O BMW Guggenheim Lab abre em Berlim no dia 15 de junho

Segunda itinerância da turnê global de seis anos foca na participação do cidadão na formação das cidades; Concurso mundial de idéias para "Realizar" o conforto urbano lançada em colaboração com GOOD

BERLIM--(Marketwire - Jun 15, 2012) - O BMW Guggenheim Lab abre hoje em Berlim, segunda itinerância da turnê mundial de seis anos do projeto. Oferecendo programas gratuitos de 15 de junho a 29 de julho de 2012, o BMW Guggenheim Lab Berlim é um espaço público temporário e fórum on-line, que encoraja a discussão de temas relacionados à vida urbana.

Um instituto interdisciplinar de experts (think tank) com uma perspectiva global, o BMW Guggenheim Lab Berlim se concentra na realização prática de ações, com programas destinados a capacitar os habitantes das cidades através de ferramentas e idéias que possibilitam a sua participação ativa na mudança das cidades. O Laboratório (Lab) está localizado em Prenzlauer Berg em Schönhauser Allee 176, no complexo Pfefferberg, uma antiga fábrica de cerveja do século XIX. O Laboratório está aberto de quarta-feira a domingo. Todos os programas são oferecidos em alemão ou em inglês com tradução para o alemão.

O BMW Guggenheim Lab Berlim é apresentado em cooperação com o ANCB The Metropolitan Laboratory.

Programação do BMW Guggenheim Lab Berlim
Sob o tema do primeiro ciclo de dois anos do laboratório: Confronting Confort, a programação do Laboratório de Berlim se concentra na importância do "fazer e realizar" para incitar a mudança da cidade. Os programas foram desenvolvidos pela equipe do Laboratório Berlim (José Gómez-Márquez, Carlo Ratti, Corinne Rose e Rachel Smith), um grupo internacional e multidisciplinar de experts liderado pela curadora do Guggenheim, Maria Nicanor, com contribuições de organizações locais. A programação, disponível no site do BMW Guggenheim Lab incluirá mais de uma centena de eventos em Pfefferberg e por toda a cidade.

"O objetivo do BMW Guggenheim Lab é desencadear uma discussão sobre o futuro das cidades e a criação de um fórum onde pessoas de todas as origens possam criar e compartilhar idéias", disse Maria Nicanor, curadora do BMW Guggenheim Lab. "Berlim é a cidade ideal para desenvolver a filosofia do laboratório justamente pelo seu sistema profundamente enraizado de participação do cidadão".

Os programas se concentram em quatro tópicos principais:

Empowerment Technologies (15 - 24 de junho)
José Gómez-Márquez, um pioneiro no campo da tecnologia da saúde, conduzirá uma série de seminários "faça você mesmo" focados na construção de nossa própria cidade através do "hacking" e, assim, transformando os espaços urbanos.

Dynamic Connections (27 de junho a 06 de julho)
A planejadora de transportes Rachel Smith irá liderar programas focados na mobilidade sustentável e construção de comunidades.

Urban Micro-Lens (7 - 18 de julho)
Artista plástica e psicóloga de Berlim, Corinne Rose irá explorar a intersecção entre psicologia, arquitetura e arte através de programas que abordam a percepção, comunicação e as emoções na vida da cidade.

SENSEable City(19 - 29 de julho)
O arquiteto e engenheiro Carlo Ratti irá liderar programas que examinam como as novas tecnologias transformam o modo como entendemos, projetamos e vivemos nas cidades.

As atividades no BMW Guggenheim Lab Berlim serão documentadas no blog do projeto, Lab | Log, que também apresentará entrevistas com os colaboradores do laboratório BMW Guggenheim. O público é convidado a juntar-se as comunidades sociais dedicadas do Laboratório no Twitter (@BMWGuggLab and #BGLab), Facebook, YouTube, Flickr e Foursquare.

Concurso de idéias do BMW Guggenheim Lab e GOOD para "Cidade do futuro"
Em colaboração com GOOD, o BMW Guggenheim Lab lançou on-line uma campanha mundial de idéias relacionadas ao "fazer" o conforto urbano, perguntando "Como você transformaria o espaço público de sua cidade tornando-o mais confortável?" O público é convidado a apresentar idéias inovadoras, imaginativas, surpreendentes ou pouco convencionais que melhorariam a experiência das pessoas no espaço público. Os trabalhos devem ser enviados para good.is/city-forward a partir de 19 de junho de 2012. Os trabalhos selecionados serão incluídos nos sites e canais de mídia social do BMW Guggenheim Lab e GOOD.

GOOD é uma colaboração de indivíduos, empresas e organizações sem fins lucrativos que procura trabalhar para o progresso no mundo. O website GOOD.is é uma exploração contínua do que é e do que pode ser GOOD.

Informações ao visitante
Todos os programas do BMW Guggenheim Lab Berlim são gratuitos e abertos ao público durante as horas de funcionamento. A inscrição on-line antecipada é necessária para os programas selecionados. O Laboratório está aberto de quarta a sexta-feira, das 14:00h às 22:00h e nos fins de semana, das 12:00h às 22:00h.

Sobre a arquitetura e design
Leve e compacta, com um esqueleto estrutural de fibra de carbono, a estrutura móvel para o primeiro ciclo de dois anos do laboratório BMW Guggenheim foi projetada pelo escritório de arquitetura de Tóquio Atelier Bow-Wow como uma "caixa ferramentas itinerante". A metade inferior da estrutura é um espaço aberto que pode ser configurada para acomodar os vários programas do Lab. A parte superior,("caixa de ferramentas") da estrutura é envolta em uma malha semitransparente. Através desta pele externa, os visitantes podem ver o aparato mecânico de "ferramentas" que são levantadas e abaixadas para programas, conforme necessário.

A identidade gráfica para o primeiro ciclo do laboratório BMW Guggenheim foi desenvolvida pelos designers gráficos baseados em Seul Sulki & Min.

Sobre o BMW Guggenheim Lab
O BMW Guggenheim Lab é uma iniciativa conjunta da Solomon R. Guggenheim Foundation e do Grupo BMW. O BMW Guggenheim Lab foi lançado em agosto de 2011 em Nova York. O Laboratório viajará para nove cidades ao redor do mundo, em três ciclos de dois anos sucessivos, cada um com sua própria estrutura e tema. Após Berlim -- a segunda itinerância da turnê -- o BMW Guggenheim Lab viajará a Mumbai no inverno de 2012-13. Detalhes sobre o segundo ciclo do Laboratório serão anunciados nos próximos meses. O BMW Guggenheim Lab tem curadoria de David van der Leer e Maria Nicanor, do Museu Guggenheim.

Kit de imprensa: bmwguggenheimlab.org/presskits
Imagens: bmwguggenheimlab.org/pressimages
Vídeo: bmwguggenheimlab.org/pressvideos
Nome de usuário = photoservice, Senha = presspass

Contact Information