SOURCE: International Diabetes Federation (IDF)

International Diabetes Federation (IDF)

14 nov. 2012 02h00 HE

O crescente aumento da diabetes na Europa reforça a necessidade de prevenção e educação

BRUSSELS, BELGIUM--(Marketwire - Nov 14, 2012) - Novas estimativas indicam que 55 milhões da população adulta europeia terão diabetes no final de 2012, em comparação com os 53 milhões do ano passado. Os números, publicados hoje pela Federação Internacional da Diabetes (IDF) para marcar o Dia Mundial da Diabetes 2012, indicam igualmente que falta ainda diagnosticar pelo menos 21,2 milhões de pessoas na Europa.

O número crescente de casos na Europa realça a necessidade de uma melhor prevenção e educação. Existem estratégias económicas que podem poupar centenas de milhões de Euros anualmente. No entanto, continua a ser extremamente necessário um forte compromisso político e acções concretas.

"A prevenção da diabetes permanece dramaticamente subfinanciada e pouco reconhecida. A persistente crise económica apenas agrava estas questões”, referiu João Nabais, Presidente da Federação Internacional da Diabetes – Região Europa (IDF-Europa). "Em tempos de dificuldades económicas, os governos europeus não devem optar por políticas que coloquem a saúde e o bem-estar dos cidadãos em risco em troca de ganhos financeiros a curto prazo".

A Federação Russa, com 12,7 milhões, apresenta o número de casos de diabetes mais elevado na Europa, seguida da Alemanha e Itália. A Europa é responsável por um terço das despesas globais totais no tratamento da diabetes.

A publicação destes números reforça o compromisso da IDF Europa em avançar com a implementação imediata e adequada do Plano de Acção da OMS para a implementação da Estratégia Europeia para a Prevenção e Controlo. A IDF Europa urge igualmente a Comissão Europeia a apresentar uma estratégia forte de prevenção e gestão da diabetes e das doenças crónicas no âmbito do Processo de Reflexão da UE sobre as Doenças Crónicas.

Os números europeus reflectem o chocante aumento da diabetes a nível global. O número global de pessoas que vivem com diabetes em 2012 aumentou para 371 milhões, comparado com os 366 milhões em 2011. "Em cada país e em cada comunidade do mundo, estamos a perder a batalha contra esta doença cruel e mortal", referiu Jean Claude Mbanya, Presidente da Federação Internacional da Diabetes (IDF).

"No Dia Mundial da Diabetes, pretendemos sensibilizar para o facto de ser possível controlar esta doença e em alguns casos impedir o seu surgimento. Um melhor acesso à educação básica e a escolha de um estilo de vida mais saudável são cruciais ao iniciarmos este longo caminho para derrotar esta epidemia.”

"Milhões de pessoas estão a morrer de diabetes nos seus anos de vida mais produtivos", acrescentou Ann Keeling, CEO da IDF. "A estabilidade das sociedades está ameaçada e estão a ser impostos gigantescos encargos económicos e políticos aos países e às comunidades. Contudo, esta doença continua marginalizada na agenda da saúde global e do desenvolvimento, com recursos amplamente insuficientes".

Espera-se que campanhas como a do Dia Mundial da Diabetes, que se celebra hoje, continuem a dar voz às pessoas com diabetes e a encorajar todos os intervenientes a passarem das palavras à acção, à escala europeia e global.

Para obter mais informações relativas a dados específicos de um país e região, consulte o Atlas anexo ou visite o website http://www.idf.org/diabetesatlas/.

Sobre o Dia Mundial da Diabetes

O Dia Mundial da Diabetes (WDD) é celebrado anualmente a 14 de Novembro. A campanha do Dia Mundial da Diabetes é organizada pela International Diabetes Federation (IDF) e membros associados. Envolve milhões de pessoas em todo o mundo na defesa e consciencialização da diabetes. O Dia Mundial da Diabetes foi criado em 1991 pela Federação Internacional da Diabetes e pela Organização Mundial de Saúde em resposta às crescentes preocupações sobre o aumento da ameaça em termos de saúde que a diabetes representa actualmente. O Dia Mundial da Diabetes tornou-se um dia oficial reconhecido pelas Nações Unidas em 2007, com a aprovação da Resolução N.º 61/225 das Nações Unidas. A campanha chama a atenção para questões de importância primordial para o mundo da diabetes e mantém a diabetes firmemente no centro das atenções. Este ano realiza-se o quarto ano de uma campanha de cinco anos que abordará a crescente necessidade de programas de educação e prevenção da diabetes.

www.worlddiabetesday.org

Sobre a Federação Internacional da Diabetes (IDF)

A Federação Internacional da Diabetes (IDF) é uma organização coordenadora de mais de 200 associações nacionais da diabetes em mais de 160 países. Representa os interesses do crescente número de pessoas com diabetes e daquelas que se encontram em risco. A Federação dirige a comunidade global da diabetes desde 1950. A missão da IDF é promover o tratamento da diabetes, a sua prevenção e uma cura a nível mundial. www.idf.org

Para obter mais informações sobre as actualizações da 5ª edição do Atlas da Diabetes e fichas de dados por país/região: http://www.idf.org/diabetesatlas/.

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/wdd

Torne-se fã no Facebook: http://tinyurl.com/39c6ojs

Veja os nossos vídeos no YouTube: http://www.youtube.com/user/WorldDiabetesDay

Renseignements



  • Contactos:
    Para mais perguntas e entrevistas, contacte:
    International Diabetes Federation
    Sara Webber, Coordenadora de RP
    +32 2 543 16 39/+32 496 12 94 70
    Sara.webber@idf.org
    www.idf.org