SOURCE: World Rivers Day

World Rivers Day

September 21, 2015 20:00 ET

O Dia Mundial dos Rios tem por objetivo aumentar o conhecimento, promover melhor cidadania e incentivar a preservação dos rios em todo o mundo - Evento mundial gigantesco teve origem na Colúmbia Britânica, Canadá

BURNABY, BRITISH COLUMBIA--(Marketwired - Sep 21, 2015) - Milhões de pessoas de todo o mundo devem participar do Dia Mundial dos Rios no domingo, 27 de setembro. Com muitos dos rios do mundo enfrentando sérias e crescentes ameaças associadas à mudança climática, poluição e desenvolvimento industrial, mais de 70 países estão se unindo para participar das festividades deste ano. Muitos eventos em todo o mundo se concentrarão nas atividades educacionais e de informação do público, enquanto outros organizarão eventos de limpezas de rios, projetos de restauração do habitat natural, e celebrações de comunidades ribeirinhas. O Dia Mundial dos Rios está baseado no grande sucesso do BC Rivers Day (Dia dos Rios de BC), comemorado há 35 anos na província na extremidade oeste do Canadá.

O Dia Mundial dos Rios se esforça para aumentar o conhecimento do público sobre a importância das nossas hidrovias, bem como muitas das suas ameaças.

"Os rios fazem parte da nossa vida. “No entanto, muitas hidrovias continuam a ser ameaçadas e frequentemente afetadas pelas práticas inapropriadas e proteção inadequada", disse Mark Angelo, Chairman, Fundador e Chairman Emérito do Dia Mundial dos Rios e dirigente do Rivers Institute do British Columbia Institute of Technology.

Apoiado no seu ano inaugural pela Universidade das Nações Unidas e pela Rede Internacional da Água, Meio Ambiente e Saúde, e com grupos patrocinadores como a Pacific Salmon Foundation e outros patrocinadores, os eventos do Dia Mundial dos Rios incluirão atividades nos países como Canadá, Inglaterra, Austrália, EUA, Rússia, África do Sul, Dominica e Bangladesh e muitos grandes rios da Europa.

"Milhões de pessoas, dezenas de países e várias organizações internacionais contribuirão para com o Dia Mundial dos Rios", disse Mark Angelo. "Ele proporciona uma grande oportunidade para as pessoas saírem de casa e aproveitar as nossas hidrovias. Além disso, o evento também criará uma maior conscientização da necessidade urgente que temos de tomar mais cuidado com os rios e riachos".

Robert Sandford, Chairman da EPCOR da Universidade das Nações Unidas de Segurança da Água, e um expert conhecido em todo o mundo sobre a questões de escassez e conservação, disse: "O Dia Mundial dos Rios deve ser elogiado pelo seu esforço em todo o mundo para aumentar o conhecimento da importância vital dos nossos recursos de água e a necessidade de proteção adequada e da sua orientação diante das pressões crescentes".

O evento complementa a iniciativa mais ampla da ONU da Década da Água para a Vida e apoia o Dia Mundial dos Rios. Angelo, ganhador da Ordem do Canadá, a honraria mais alta do seu país, bem como o primeiro premiado com o United Nations Award for Science, Education and Conservation, fundou o Dia dos Rios de BC na Columbia Britânica em 1980 juntamente com o Outdoor Recreation Council. Ele conseguiu que diversas organizações e agências da ONU reconhecessem o Dia Mundial dos Rios em 2005.

Todos os países estão convidados a participar e podem se inscrever nos eventos no worldriversday.com.

Nota para os editores: Vídeo clipes não editados para histórias na web e b-roll de Mark Angelo disponíveis no https://vimeo.com/139657945

Contact Information



  • Contatos:
    Para mais informação antes de 27 de setembro, contate:
    Kelly Friday
    604-836-6700

    No dia, contate:
    778-865-2375 ou 604-836-6700